Mogi das Cruzes sedia reunião ordinária do Condemat
Mogi das Cruzes sediou, nesta quinta-feira, reunião ordinária do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), realizada no gabinete do prefeito Marco Bertaiolli |
“O importante é que tivemos hoje a presença de representantes da Secretaria Estadual de Saúde que levaram o nosso pleito para que seja marcada uma reunião extraordinária da Condemat com data a ser definida pelo secretário David Uip”, informou Bertaiolli. Segundo ele, vários assuntos serão discutidos, em especial o atendimento de Oncologia. “A falta do tratamento oncológico não afeta apenas Mogi das Cruzes, mas todos os municípios do Alto Tietê, e não temos mais como adiar essa questão”, afirmou.
Outro assunto abordado durante a reunião do Condemat foi o pedido da AACD – Associação de Apoio à Criança Deficiente para que outros municípios do Alto Tietê também colaborem com o repasse de subvenção à entidade, o que já é feito pela Prefeitura de Mogi das Cruzes. “Fui o portador de um pedido da AACD, entidade que vem desenvolvendo um trabalho de extrema importância para o nosso município e também demais cidades da região”, explicou.
Mensalmente, Mogi das Cruzes garante o repasse de R$ 80 mil à AACD, que conta também com ajuda da sede, em São Paulo. Como boa parte dos pacientes da unidade mogiana é de outros municípios, entre eles Suzano, Poá e Itaquaquecetuba, a instituição teve a idéia de solicitar apoio financeiro. “A AACD é uma entidade filantrópica que não pode atender mais do que a sua capacidade financeira permite”, explicou o prefeito Marco Bertaiolli.
No mês de janeiro, por exemplo, foram realizados 1.343 atendimentos, sendo 718 pacientes de Mogi das Cruzes, 193 de Suzano, 130 de Itaquaquecetuba e 103 de Poá. Os demais estão pulverizados entre diversos municípios da região e até da grande São Paulo.