Contas de água terão 3,14% de aumento no mês que vem

Dat
A partir de dezembro, consumidores do Alto Tietê receberão faturas da Sabesp com os novos valores
Fernanda Fernandes
Da Redação
Divulgação
Correção da tarifa atinge mais de um milhão de clientes da companhia em nove cidades da região
A partir do mês que vem, mais de um milhão de consumidores do Alto Tietê vão pagar mais caro nas contas de água emitidas pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). As faturas sofrerão reajustes de 3,14% segundo informações divulgadas pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp), autarquia vinculada a Secretaria do Estado de Energia e responsável pela autorização do reajuste.

Atualmente, o cidadão paga R$ 5,53 a cada dez metros cúbicos de água consumida. A partir de dezembro, o valor vai subir e a tarifa residencial social passará para R$ 5,70, por mês.

Segundo a Arsesp, o reajuste, que ocorre anualmente, corresponde a correção da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no período de julho de 2012 a julho deste ano, que foi de 6,27%, um porcentual de eficiência e descontado integralmente o porcentual de 2,35% concedido em abril a título de antecipação da revisão tarifária. A justificativa para o aumento da tarifa da água foi que a "revisão e o reajuste tarifário são formas distintas e complementares de se manter no equilíbrio econômico-financeiro dos contratos de concessão", de acordo com publicação no Diário Oficial do Estado, de 1º de novembro.

As faturas emitidas a partir do dia 11 de dezembro já estarão com os valores reajustados para todos os consumidores que moram em municípios cujo o saneamento é administrado pela Sabesp. Na região serão as cidades de Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis, Santa Isabel e Suzano.

O secretário do Estado de Energia, José Aníbal, já havia adiantado, na semana passada, que a Sabesp deveria reajustar os valores e que a medida seria comunicada em breve aos clientes da companhia.

Postagens mais visitadas deste blog