Itaquaquecetuba - CEI da Saúde aponta salários de até R$ 36 mil para médicos


Apuração da comissão da Câmara verificou que alguns profissionais recebiam valores incompatíveis para cidade
Lailson Nascimento
De Itaquá
Daniel Carvalho
Segundo o relator da CEI, vereador Edson Moura (PT) havia na cidade uma verdadeira ´máfia do branco´

Dat
O relatório final da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Saúde de Itaquaquecetuba aponta possíveis irregularidades na gestão do ex-prefeito Armando Tavares Filho (PR), o Armando da Farmácia. O documento foi protocolado ontem na Câmara. Segundo o Dat apurou dentro das "anormalidades", constam salários de até R$ 36 mil pagos a servidores da pasta. O estudo, que foi produzido por parlamentares que integram a CEI, será encaminhado ao Ministério Público Estadual e Federal e ao Conselho Municipal de Saúde.
O vereador Edson Moura (PT), que é relator da comissão, apresentou ao Dat o teor das denúncias que constam no relatório. A CEI aberta em fevereiro deste ano, apurou supostas irregularidades que envolvem médicos contratados pela prefeitura e que trabalharam durante o período de julho do ano passado até fevereiro deste ano. Segundo o parlamentar, "há indícios de que se estabeleceu uma ´máfia do branco´, que praticou crimes contra o erário".

Moura disse que os documentos requisitados pela CEI e que foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde apontam, dentre outras questões, os chamados "supersalários". "Analisamos todos esses documentos e, dentro da nossa competência, percebemos algumas disparidades. Por exemplo, há médicos que trabalharam muitas horas, enquanto que outros não chegaram a prestar cinco horas de serviço por mês", relata o petista.

Para o relator da CEI, os problemas, que teriam ocorrido durante o governo Armando, seriam originários da falta de controle dos responsáveis pela Secretaria de Saúde da época. "Não havia um sistema informatizado, que pudesse oferecer rígido controle dos pagamentos e dos atendimentos. Com o sistema manual, é difícil dominar essas questões. Mas o que sabemos é que os salários praticados estão fora da realidade de Itaquaquecetuba".


Procedimento
O relatório final da comissão de investigação segue agora para votação no plenário da Câmara. "Nosso trabalho, que era o de apurar as possíveis irregularidades, nós já concluímos. Agora, vamos encaminhar para os órgãos que possuem competência para apurar os responsáveis pelos atos irregulares", afirmou o relator da CEI.
O ex-secretário de Saúde, José Heleno Antônio Pinto não foi localizado até o fechamento desta edição e será procurado hoje para dar esclarecimentos.

Postagens mais visitadas deste blog