DIREITO DO CONSUMIDOR - Especialistas dão dicas aos clientes


Daniel Carvalho
Boucault: ´Multas podem ser aplicadas´
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Especialistas alertam os consumidores a ficarem atentos a contratos e condições dos produtos antes de adquiri-los para evitar dor de cabeça no futuro. Exigir nota fiscal, garantia, manual e todos os documentos de qualquer produto ou serviço adquirido são algumas das dicas de especialistas. Em caso de descumprimento da oferta oferecida, a empresa poderá pagar multa e até indenização.

"Em caso de multa, a mesma poderá ser aplicada de acordo com o faturamento da empresa, que pode variar de R$ 600 a R$ 6 milhões", explica o coordenador do Procon de Mogi das Cruzes, Isidoro Dori Boucault.

As instituições financeiras são campeãs no ranking de reclamações dos Procons da região. Ler atentamente os contratos e conhecer as regras para não ser lesado, é uma das orientações da coordenadora do Procon de Suzano Sandra Lopes Nogueira. A maioria das queixas são geradas por cobrança indevida e problemas para envio de boleto de quitação antecipada. "Há muitos casos em que os consumidores não conhecem as regras que são estabelecidas no contrato, o que pode gerar problemas, mas se eles conhecerem as normas, podem cobrar seus direitos", acrescenta.

Jovem
Em Suzano, há uma novidade. Para atender o público jovem, o órgão da cidade criou um canal online. "O público jovem consome muito, mas não tem tempo para vir aqui, pois a maioria trabalha e estuda, então, agora eles podem tirar dúvidas através do e-mail", adianta Sandra. O e-mail para contato é procon.atendimento@suzano.sp.gov.br. (F.F.)

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