DIREITO DO CONSUMIDOR - Cidades têm mais de 80 mil queixas no Procon em um ano


Média mensal é de 6,6 mil reclamações, segundo o órgão; instituições financeiras lideram o ranking de casos
Fernanda Fernandes
Da Redação
Jorge Moraes
Em Itaquá foram mais de 20 mil questionamentos; em Mogi (foto) cresceu 24%

Dat
Mais de 80 mil reclamações foram registradas pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) no Alto Tietê, o que dá em média 6,6 mil queixas por mês. As instituições financeiras lideram o ranking de reclamações na região. O índice de resoluções dos casos é satisfatório. Cerca de 50% a 85% das queixas registradas são solucionadas.

O número de registros nos Procons da região subiu apenas 2,26% neste semestre em relação aos últimos seis meses de 2012, totalizando 42.758 denúncias de infração contra os direitos do consumidor. No período de um ano, 86.486 pessoas procuraram os Procons e, destes, mais de 50% dos casos foram solucionados, de acordo com dados divulgados pelos órgãos da região a pedido do Dat.

Itaquaquecetuba está no topo do ranking dos municípios com mais queixas registradas. São mais de 20 mil reclamações apenas no primeiro semestre deste ano, o que equivale a 123,7% de todos os casos registrados nos Procons das cidades do Alto Tietê. Embora ainda lidere a lista, o município apresentou queda nos registros de 22,9% em comparação com o último semestre de 2012. Aproximadamente 85% desses casos foram solucionados. Destes, 18.442 queixas são de denúncias contra bancos.

Enquanto Itaquá apresenta queda nas estatísticas, Santa Isabel foi a cidade que mais registrou aumento, com alta de 201% nas queixas contra empresas que não respeitam o Código de Defesa do Consumidor. A cidade recebeu 421 atendimentos no último semestre de 2012, enquanto este ano 1.268 consumidores já registraram alguma insatisfação no período de janeiro a junho.

Eficiência
Em Poá, mais de sete mil consumidores se mostraram insatisfeitas com algum serviço prestado no período de um ano. Desde o início do ano até junho, o Procon poaense registrou queda de 1,86% no volume de queixas com relação ao último semestre de 2012 e a área que gera reclamações com mais frequência também são os temas financeiros. Poá tem uma das mais altas taxas de resolução. Aproximadamente de 85% dos casos são solucionados.

Mogi das Cruzes está em segundo lugar no ranking dos Procons. Mais de 20 mil consumidores se sentiram lesados e procuraram o órgão em busca de uma solução. Este ano, a cidade registrou aumento de 24,2% nos casos e cerca de 70% dos casos foram resolvidos. A maioria das queixas é sobre assuntos financeiros e telefonia.

Já Ferraz de Vasconcelos apresentou queda de 5,3% nas reclamações com relação aos últimos seis meses de 2012, totalizando 2.352 reclamações. Segundo dados divulgados pelo Procon, 180 casos não foram solucionados de forma amigável e tiveram de ser encaminhados para a justiça e, destes, apenas 90 foram solucionados.

Os suzanenses também estão atentos sobre seus direitos e, apenas neste semestre, mais de quatro mil procuraram o Procon para registrar alguma queixa. Suzano gerou 30,43% de queixas contra bancos e o menor número de reclamações é no setor de alimentação, que representa apenas 0,09%. Os serviços de telefonia representam 6,67% das reclamações geradas pelo órgão.

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