Concurso de Desenho e Redação - Diário do Alto Tietê

Trabalhos produzidos pelos alunos impressionam os jurados
Produções demonstraram o interesse dos estudantes pelo veículo e como a ferramenta os ajuda no aprendizado
Suéller Costa
Da Redação
Jorge Moraes / Erick Paiatto
Alunos mostraram criatividade, originalidade e a preocupação em expor o tema

Dat
Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos das redes de ensino de Arujá, Biritiba Mirim e Poá para o Concurso de Desenho e Redação do Diário do Alto Tietê - Formando o Cidadão do Futuro despertaram a atenção dos jurados e da equipe responsável pela iniciativa. Por meio de um texto, produzido por alunos do 4º ao 9º ano, e um desenho, desenvolvido pelas turmas do 1º ao 3º ano, todos demonstraram de que forma o Dat tem auxiliado no seu aprendizado.
Pelos trabalhos, os jurados perceberam que o veículo, que faz parte do cotidiano escolar desses jovens, está atendendo à expectativa de cada um deles ao levar uma série de assuntos interessantes e que de fato os ajudam durante a jornada escolar. Além disso, pelas produções, eles evidenciaram que todos não só aprovam o jornal na sala de aula, por realmente ajudar no conteúdo abordado pelos educadores, como também incentivam a família a ler o jornal, considerando a importância do contato com esse meio de comunicação.

Segundo a coordenadora pedagógica do Dat - Formando o Cidadão do Futuro, Maria Rosa Mieko Takeuchi, os trabalhos despertam a atenção por conta da criatividade, da originalidade e da preocupação dos alunos em mostrar a importância do veículo no seu dia a dia. "Tanto as redações quanto os desenhos conseguiram expressar como o aluno vê o Dat, e de que forma o veículo tem ajudado no seu aprendizado e nas suas dificuldades durante as aulas. É gratificante, ao analisar esses trabalhos, perceber que o jornal realmente está sendo utilizado nas salas, e isso se deve aos professores, que incentivam o uso do veículo e reforçam a sua importância", destaca.

Pelas produções, observa-se que tanto o Dat quanto o Diarinho são acompanhados pelos estudantes. Muitos deles, em especial os do Ensino Fundamental I, citaram o suplemento em suas produções. Para eles, a produção oferece informações importantes, pois abrange assuntos variados, e, ao mesmo tempo, traz entretenimento por meio das brincadeiras, que divertem e levam conhecimentos aos pequenos.
De acordo com Lucimar Alves Ferreira, diretora da Escola Municipal Chácara Copaco, de Arujá, o Diarinho é um importante aliado no processo de aprendizagem. "Os professores realizam um ótimo trabalho com o suplemento. Cada educador trabalha com ele de um modo diferente. Os alunos costumam analisar as matérias, as imagens e, por meio disso, conhecem as partes que integram o jornal. E, desta forma, desperta o interesse do aluno por esse meio. O Diarinho nos incentivou, inclusive, a criar um folhetim na escola", conta.


Resultados
A partir da próxima semana, após a avaliação dos trabalhos, será feita a compilação das pontuações para se chegar ao resultado final. Com a definição, a divulgação dos vencedores de cada cidade vai ser feita antecipadamente às escolas. No entanto, a revelação, em conjunto com a comemoração, será em uma cerimônia especial a ser realizada no dia 26 de junho, às 10 horas, no Complexo Educacional Poaense Professor José Antônio Bortolozzo, em Poá. Na ocasião, os 1º, 2º e 3º lugares das categorias Desenho, Redação - Nível I e Redação - Nível II serão premiados. Os professores dos vencedores também receberão uma premiação especial. Participaram dessa ação os alunos das redes de Arujá, Biritiba e Poá.

Postagens mais visitadas deste blog