Número de vagas para profissionais da construção civil é o maior de Mogi Com o crescimento da cidade, mercado enfrenta déficit de trabalhadores no setor; PAT da cidade oferece vagas

Luana Nogueira
Da reportagem local


Erick Paiatto


O Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Mogi das Cruzes oferece 76 vagas para diversas áreas de atuação. Ontem pela manhã, a unidade que funciona dentro do Terminal Estudantes, no Centro Cívico, recebeu dezenas de pessoas que estavam em busca do primeiro emprego ou de uma recolocação no mercado de trabalho. 


Entre as vagas mais comuns estão a de atendente de telemarketing, são cerca de 50 cadastradas          semanalmente no posto. Segundo o diretor-regional da Secretaria do Estado e Relações do Trabalho (Sert), Eduardo Henrique Macedo de Jesus, os operários da construção civil são um dos mais requisitados também. "Temos uma grande obra na região, que é o Rodoanel. Acredito que até para os próximos três anos sempre haverá vagas. A procura por pedreiros, marceneiros e carpinteiros é grande e as empresas têm dificuldades para preencher as vagas, pois a maioria dos bons profissionais já está empregada", afirmou.

Macedo recomendou que as pessoas que estão procurando emprego tenham algum curso ou conhecimento na área em que buscam a colocação. "Hoje, um curso de informática básica é importante para várias áreas. Esse é um diferencial, porque é preciso ter uma noção mínima".
As pessoas que procuram o PAT têm os mais variados perfis. Muitos usuários buscam o primeiro emprego, outros o retorno ao mercado de trabalho. Esse é o caso de José Trindade Ribeiro, de 43 anos, que está há sete meses desempregado. "Estou à procura de uma vaga na área de segurança. É a segunda vez que venho ao PAT e acho que no início do ano tenho mais chances de encontrar", avaliou.

Boa parte das pessoas acredita que a experiência profissional também é um diferencial na hora de brigar por uma vaga. "Já trabalhei com vendas e fui fiscal. Acredito que minha experiência de dois anos pode ajudar. Mas, se não encontrar nessa área, tudo bem, qualquer emprego está valendo, porque é muito difícil de encontrar", afirmou Lilian Mayume, 22.


Primeiro emprego
O PAT oferece ainda a oportunidade de encontrar o primeiro emprego. Foi em busca dessa chance que o adolescente Eduardo Caciatre, 18, foi até a unidade de Mogi. "Estou querendo alguma vaga em supermercado, como operador de caixa. Estou tentando pela primeira vez e acredito que posso conseguir", disse, otimista.

Postagens mais visitadas deste blog