Mogi das Cruzes - Área de Exatas atrai estudantes da região em busca de formação

Setor de Tecnologia é um dos que mais cresce, acompanhado de perto por Gestão e Administração de Empresas


Daniel Carvalho

Mello: ´Edificações chama a atenção´
Luana Nogueira
De Mogi

Seja na formação técnica ou na graduação, as profissões na área de Exatas estão impulsionando o mercado de trabalho na região. O setor de Tecnologia é um dos que mais cresce, acompanhado de perto pela Gestão e Administração. A expansão das indústrias e comércios tem alavancado a procura por estes profissionais. A remuneração nestas áreas também é outro atrativo.

O dono da Escola Técnica Mogiana, o empresário Ivan Mello, informou que entre os cursos mais procurados na instituição se destacam o de Edificações e Administração. "Na área de Exatas, Edificações é o curso que está chamando a atenção. Uma das vantagens do curso técnico é seu custo mais baixo, comparado com a graduação, e o tempo mais curto para se formar. Na parte de Administração, o aluno pode se colocar em um escritório de contabilidade ou em outro lugar com uma boa remuneração", avaliou.

Para o pró-reitor do Campus Sede da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), Cláudio José de Brito, a parte mais promissora de Exatas segue duas linhas: de Engenharia e Tecnologia. "Essas são duas fontes constantes que precisam de profissionais por causa do crescimento da informática, modernização e construção", observou. Segundo ele, as profissões passam por altos e baixos e, no momento, o setor da Saúde está menos promissor. "Antes existia muita demanda por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e biomédicos, mas foi na última década que essa área teve um ´boom´. A área da Saúde depende de investimentos e de políticas públicas", argumentou.

Brito afirmou que a área da Administração é uma das que mais contrata atualmente em Mogi das Cruzes, por exemplo. "A administração nunca se destaca, mas está sempre estabilizada e se mantém. Hoje, é pedido cada vez mais eficiência em gestão. Esse tipo de profissional sempre é requisitado, seja em padarias ou em grandes empresas. É necessário se profissionalizar para saber administrar e sobreviver", ressaltou.

Foi em busca de opções no campo de atuação nas cidades da região que o estudante mogiano Carlos Castro, de 21 anos, decidiu cursar Administração.
Primeiro, ele cursou o ensino técnico na Escola Técnica (Etec) Presidente Vargas, para mais tarde ingressar na universidade. Sua meta é montar uma microempresa.

"Decidi fazer Administração porque poderia abranger várias áreas, como Recursos Humanos, Economia e Finanças, por exemplo. Esse é um campo muito competitivo e exige que o profissional se especialize cada vez mais. Se você faz cursos, principalmente de idiomas, mais para frente é possível conseguir até mesmo um cargo de liderança", ponderou o estudante.

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog