Combate à exclusão de jovens Junji e participantes da audiência da comissão especial que analisa o tema defendem urgência na formação e qualificação de professores para garantir futuro do País

Junji: “Desmotivados para os estudos e sem perspectivas de vida, eles ficam propensos a buscar nas drogas e na marginalidade aquilo que não conquistaram pelos canais da educação formal”
 
A célere formação qualificada e o aperfeiçoamento contínuo dos professores, associada à devida valorização dos profissionais, são vitais para melhorar a qualidade do ensino público no País, como defendeu o deputado federal Junji Abe (PSD-SP), sub-relator do Estado de São Paulo na comissão especial que estuda a reformulação do ensino médio. O elevado número de jovens que não conclui este nível escolar acaba criando o que o parlamentar classifica como um “exército de excluídos”.

“Desmotivados para os estudos e sem perspectivas de vida, eles ficam propensos a buscar nas drogas e na marginalidade aquilo que não conquistaram pelos canais da educação formal”, advertiu Junji, ao participar da audiência pública da comissão, que teve a presença da professora Wanda Engel, representante do Movimento Todos pela Educação.

Corroborando com a preocupação de Junji, a educadora observou que 50% dos alunos brasileiros não concluem o ensino básico. Na China, o índice de evasão escolar é inferior a 10%. “Se nada for feito e rápido, o desenvolvimento do Brasil estará irremediavelmente comprometido”, considerou o deputado, chamando atenção para a onda paraense, estado onde 70% dos alunos do ensino médio abandonam a escola sem concluir os estudos.

Para piorar a situação, ponderou Wanda, apenas cerca de 3% dos formandos do ensino médio no Pará saem da escola com domínio aceitável de disciplinas como a matemática. “É preciso que os alunos entrem na escola, permaneçam, completem os estudos e aprendam com nível de competência para o mercado de trabalho e para a vida”, definiu a educadora.

A representante do Movimento Todos pela Educação também entende que, se nada for feito agora, o Brasil “está condenado a não ter capital humano e nem capital social”. Ela reforçou que os excluídos do processo de formação escolar tendem a seguir o caminho da criminalidade. “O ensino acessível e de qualidade é a chave para garantir o futuro do nosso País”, endossou Junji, ao lembrar que o apagão da mão de obra qualificada já é uma realidade.

Segundo Wanda, existem duas carências básicas: uma é a de número de educadores e a outra é de nível de formação dos profissionais de ensino. “As universidades não estão formando professores capacitados em termos de conteúdo, de metodologia de dar aulas e de habilidades gerais para o ofício”, reclamou. Ao mesmo tempo, há cada vez menos interessados em seguir carreira no Magistério. “Num curso de Licenciatura em Física, tem três alunos. Professor de Geografia, então, é uma espécie em extinção”, exemplificou ela, durante audiência.

Além de resolver o problema do nível de formação de professores, Junji disse que é necessário resgatar a “nobreza da arte de ensinar”, estimulando as pessoas a se dedicarem ao Magistério. “É óbvio que isto não ocorre com poesia. É preciso valorizar os educadores, com salários dignos, plano de carreira adequado, escolas estruturadas e bem equipadas, enfim, com o respeito que a categoria merece”, pontuou.

Instalada em maio último, a comissão especial, presidida pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), planeja apresentar uma proposta de alteração na legislação atual sobre o ensino médio, com a reformulação do currículo e outras providências. Para pautar o futuro projeto de Lei, vem realizando uma série de audiências públicas com representantes do governo e professores. No início do mês (04/12), o debate teve a participação do professor Moacir Alves Carneiro/a>, autor da obra “O nó do ensino médio”.
Mais informações:

Mel Tominaga
Jornalista – MTB 21.286
Tels: (11) 99266-7924 e (11) 4721-2001
E-mail: mel.tominaga@junjiabe.com

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