Você cresce ouvindo "não" ou "sim"? Jorge Lordelo



Jorge Lordelo
Após naufrágio de pequena embarcação, apenas um marinheiro se salvou. 
Ele ficou inconsciente; ao acordar se viu nas areias de uma pequena ilha deserta. Acreditando que o resgate não viesse, resolveu construir um abrigo com paus, galhos e folhas, para se proteger dos animais selvagens. 
Após um dia de pescaria abundante, retornou para sua choupana, mas só encontrou cinzas; ela havia pegado fogo inexplicavelmente. Sentou-se em uma pedra e choramingando, disse: “Deus, como pode deixar isso acontecer comigo? 
O Senhor não tem compaixão de mim?” Imediatamente, uma mão pegou em seu ombro. O homem ficou boquiaberto ao ver um marinheiro dizendo: “Voce deu sorte, conseguimos te achar e viemos buscá-lo”. “Mas como vocês souberam que eu estava aqui?”, disse o náufrago. A resposta foi surpreendente: “Você foi muito inteligente, vimos seus sinais de fumaça pedindo socorro”. 
O amigo leitor acredita que Deus, quando coloca problemas em nossa frente, tem o objetivo de nos ajudar ou prejudicar? Responda-me sem pestanejar? Você cresce mais na alegria ou na dificuldade? Sabia que as árvores se fortalecem em razão dos ventos fortes e não em virtude da calmaria? Faça breve retrospectiva de sua história neste plano astral. 
O que aconteceu contigo quando resolveu enfrentar com garra uma dificuldade e superou a barreira que foi colocada à sua frente? Tenho absoluta certeza que ficou mais forte e preparado. 
No entanto, conheço pessoas que ao se verem frente a frente com dificuldades, se colocam na posição de vítimas. Algumas choram, se desesperam, outras se entopem de remédios, abusam do álcool, drogas e até cometem suicídio. 
Essas pessoas focam energia no problema e não na solução! A perda de emprego, o final de um relacionamento, dívida repentina, negócio que não deu certo e trouxe prejuízo financeiro, são alguns dos acontecimentos que podem levar ao céu ou ao inferno.
Um fato ruim pode levar alguém a reunir forças e lutar ainda mais pela meta desejada. Esse mesmo acontecimento desagradável pode abater de tal forma uma pessoa, que ela, além de não conseguir energia para buscar uma solução, enxergará o problema muito maior do que é. Existem aqueles que só se sentem bem quando o mundo lhes diz “sim”. 
Ao serem contrariados, se revoltam e, normalmente, colocam a carapuça dos injustiçados e abandonados por Deus. 
O escritor italiano N. Tomaseo, disse que “o homem que a dor não ensinou, será sempre uma criança” e assim viverá de maneira infantilizada, como a criança que faz pirraça com a mãe, quando recebe um “não”. Amigo leitor, só adquirimos maturidade quando enfrentamos e superamos as adversidades. 
O empresário Henry Ford, pouco antes de falecer, comentou que “O insucesso é apenas uma oportunidade para recomeçar de novo com mais inteligência”.

Postagens mais visitadas deste blog