Itquaquecetuba - Igreja Matriz Nossa Senhora D´Ajuda

 
Clique na imagem para ampliar
Sociedade civil, poder público e religiosos se unem para providenciar reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora D´Ajuda

Release e crédito fotos: Neirylene Cunha de Sena
Divulgação: Andréia Castilho e Eliane M. Fernandes 

Há cerca de 40 dias, representantes do poder executivo municipal e da sociedade civil se organizam no sentido de providenciar a reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora D´Ajuda de Itaquaquecetba.
Trata-se de uma herança dos ancestrais indígenas e padres jesuítas e é considerada um dos "cartões postais" do município.
A história de sua construção confunde-se com o surgimento da própria cidade. Seu interior é formado em taipa-de-pilão, que data de 1624 (século XVII).
Em 2008, a igreja matriz tornou-se patrimônio histórico municipal. Atualmente, poder público e sociedade civil mobilizam-se no sentido de organizar um trabalho emergencial de reforma, antes mesmo de sua restauração.
Sendo assim, um grupo de trabalho (formado por representantes da igreja - incluindo o padre Giovanni Cosimati, dos poderes executivo e legislativo e da sociedade civil) já iniciaram os serviços preliminares e emrgenciais.
Há cerca de uma semana, por exemplo, técnicos da Defesa Civil Municipal compareceram à unidade onde emitiram um laudo técnico. O documento assinado pelo coordenador, Antônio Carlos P. Orlando atesta a situação iminente de risco de queda de parte do reboco, balcões das janelas do mezanino e outros adereços componentes da fachada. Além disso, os agentes constataram o estado de deterioração do revestimento e estrutura da torre do sino, além de do comprometimento dos vigamentos em madeira pela ação de cupins, tanto no mezanino quanto no altar.
Também foram mencionadas rachaduras e infiltrações em boa parte da antiga construção.
O referido laudo foi corroborado pelo secretário-adjunto de Serviços Urbanos, engº. Eduardo Kitakawa.
Diante destas informações e do risco para transeuntes e veículos de serem atingidos por madeiras e blocos de barro em razão de possíveis desprendimentos de elementos da fachada da igreja, o secretário municipal de Transportes, Wander Rodrigues Fernandes providenciou a interdição da calçada e de parte da via.
Nos próximos dias, será iniciado o trabalho de reforma da fachada e outras providências emergenciais.
Enquanto isso, alguns representantes do grupo procuram as devidas liberações formais junto à prefeitura que, por sua vez, se coloca à disposição do grupo para o que se fizer necessário. Os membros lembram que o auxílio da Diocese (situada em Mogi das Cruzes) também será importante.
Há ainda munícipes que se prontificaram em doar parte do material necessário para a reforma, fazer o trabalho de recuperação do altar, entre outras intervenções.
"... A Igreja Matriz Nossa Senhora D´Ajuda é patrimônio municipal, faz parte de nossa história, da nossa identidade e a união de forças entre o poder público e a sociedade civil para sua reforma e restauração é de extrema importância e certamente resultará em bons frutos para todos...", afirma um dos componentes do grupo de ação, fundador do Jornal Itaquaquecetba e, atualmente diretor de eventos da Associação Industrial e Comercial de Itaquaquecetuba - Acidi, Itamar de Souza.
Para os interessados em participar do referido grupo de trabalho e contribuir de alguma maneira para a reforma e restauração da igreja, as reuniões acontecem periodicamente no sala paroquial (sito à Praça Padre João Álvares, centro de Itaquaquecetuba). O próximo encontro está previsto para o dia 02 de março, a partir das 15:00 horas. Para mais informações, o telefone é: 4640-2094.

Um pouco mais sobre a história da Igreja:

Com uma planta irregular, a Igreja Matriz Nossa Senhora D´Ajuda possui cômodos em formato basicamente quadrados, que se interligam por corredores e escadas.
Segundo o historiador, Cláudio Amaro da Silva, na época de sua construção havia uma aldeia indígena onde hoje localiza-se a Praça Padre João Álvares e assim, intencionalmente, a capela foi construída no espaço mais alto para ser um ponto estratégico para o núcleo de povoação.
O igualmente importante Padre Belchior de Pontes, pertencente à Companhia de Jesus, foi enviado para a aldeia de Itaquaquecetuba e representou os ensinamentos após a morte do Padre João Álvares.
Vale lembrar que padre Pontes também ministrou nas aldeias de Mogi das Cruzes e Carapicuíba.

Postagens mais visitadas deste blog