Trecho Leste do Rodoanel - Andamento das Obras


O Trecho Leste deve receber, diariamente, cerca de 24 mil veículos. Estima-se que entre 60% e 70% desse fluxo seja de veículos pesados. Por isso, sua importância não só para o desenvolvimento econômico do Estado, mas também para o trânsito da Região Metropolitana de São Paulo, que deixará de receber tráfego com origem e destino nos sistemas rodoviários interligados pelo Rodoanel. Em conexão com o Trecho Sul e o Sistema Anchieta-Imigrantes também viabiliza uma ligação mais rápida e eficiente com o Porto de Santos e com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

O traçado do Trecho Leste corta seis municípios: Ribeirão Pires, Mauá, Suzano, Poá, Itaquaquecetuba e Arujá. Os acessos serão nos seguintes pontos:
• Final do Trecho Sul, junto à interligação com Av. Papa João XXIII, em Mauá
• SP 066, em Suzano 
• Rodovia Ayrton Senna (SP 070), em Itaquaquecetuba 
• Rodovia Presidente Dutra (BR 116), em Arujá
A construção do Trecho Leste foi viabilizada pelo Programa de Concessões Rodoviárias de São Paulo. 



Pedreira Santa Clara é parcialmente detonada para abrir túnel do Trecho Leste do Rodoanel


No último, dia 21 de dezembro, às 12h, o Governador Geraldo Alckmin deu início às escavações necessárias para a implantação de dois túneis do Trecho Leste do Rodoanel Mário Covas (SP 021) – maior obra rodoviária em andamento no país. Os túneis atravessam a antiga Pedreira Santa Clara, em Ribeirão Pires, na altura do km 96,5 do futuro Trecho Leste. A implantação será concluída em setembro de 2013. Todo o Trecho Leste do Rodoanel ficará pronto em março de 2014 com investimentos que somam R$ 2,8 bilhões, que virão dos recursos gerados pelo pedágio no Trecho Sul e aportes da empresa concessionária.

Na construção dos túneis – com extensão de um quilômetro cada - serão gerados 125 empregos diretos e indiretos. Toda a pedra brita resultante das escavações será utilizada na própria obra do Trecho Leste, seja no pavimento ou na fabricação de vigas e construção de pontes.

Além da implantação dos túneis, estão em andamento as obras do entroncamento do Trecho Sul com o futuro Trecho Leste, em Ribeirão Pires, e a produção de peças pré-moldadas, como vigas e peças de concreto usinado, no próprio canteiro de obras, em Suzano.

A próxima frente de obras a ser iniciada será a construção do encontro leve estruturado – um viaduto de cerca de nove quilômetros projetado com pistas suspensas a fim de minimizar o impacto ambiental da obra.

O Trecho Leste deve receber, diariamente, cerca de 25 mil veículos. Estima-se que entre 60% e 70% desse fluxo seja de veículos pesados. Por isso, sua importância não só para o desenvolvimento econômico do Estado, mas também para o trânsito da Região Metropolitana de São Paulo, que deixará de receber tráfego com origem e destino nos sistemas rodoviários interligados pelo Rodoanel. Em conexão com o Trecho Sul e o Sistema Anchieta-Imigrantes também viabilizará uma ligação mais rápida e eficiente com o Porto de Santos e com o Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Curiosidades sobre a construção dos viadutos

•Serão retiradas 816 mil toneladas de pedra e terra.
•A implantação dos túneis consumirá 45.000m³ de concreto.
•Serão utilizadas 950 toneladas de aço.







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