Aeroporto - Biritiba Mirim

Biritiba Mirim está cada vez mais perto de ser contemplada com um aeroporto. O projeto para a implantação da obra já está concluído e um estudo deverá ser elaborado dentro de um período de até 30 dias. 
A partir desse próximo levantamento, será possível analisar a viabilidade técnica e ambiental da área onde atualmente funciona um aeroclube, no bairro Hiroí. Em seguida, o assunto será levado à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e ao governo federal, que deverá liberar recursos para a obra.


 As informações são do deputado estadual André do Prado (PR). 
"Tudo vai depender do resultado desse estudo. 



O deputado federal Valdemar Costa Neto (PR) é quem está em busca de recursos para a implantação, que deverão vir por meio de emendas constitucionais. 

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) já esteve em Biritiba Mirim e também está de acordo com a implantação", declarou.


 Prado foi questionado pelo MN sobre quanto deverá ser gasto para as obras de um eventual aeroporto, porém, ele afirmou que tudo vai depender do resultado do estudo. 

O prefeito de Biritiba, Carlos Alberto Taino Junior (PSDB), o Inho, comentou que já teve uma conversa com os proprietários do terreno, que se mostraram interessados na proposta. 



A pista onde hoje funciona o aeroclube tem 1,2 quilômetro de extensão. O projeto para a instalação do novo aeroporto prevê que a pista para pousos e decolagens terá mais de dois quilômetros, segundo o prefeito. 

"Para a implantação do aeroporto, não vai ser preciso desapropriar a área, pois os donos do terreno mostraram interesse pelo projeto. 



Esta etapa já foi finalizada e já foi passada ao governo do Estado. Agora, está sendo feita a análise", informou. Para o prefeito, a "cidade comporta um aeroporto com tranquilidade e a área é privilegiada". 

"O aeroporto será de carga e descarga, além de haver pouso de jatinhos e helicópteros", 
finalizou.


Questões ambientais


A questão ambiental de Biritiba deve ser um dos principais desafios no processo que pode elevar o aeroclube da cidade para um aeroporto executivo. 


Um dos exemplos sobre o assunto é a necessidade de asfaltamento da pista para pouso e decolagem, desejo antigo da direção do local. 


De acordo com o diretor-técnico do aeroclube, Fabio Fujii, a medida é dificultada pelo fato de a cidade ter 98% de área protegida.

O espaço do aeroclube possui cerca de quatro alqueires. 



No local, existem seis hangares, dos quais quatro são de uso particu-lar - três deles alugados pela diretoria. 


Os demais são usados para as aeronaves que servem de lazer para visitantes. 
Há ainda uma oficina, uma casa onde vive o "cuidador" do espaço e uma lanchonete. 



O local possui bom estado de conservação, grama baixa e asfalto em apenas um trecho próximo aos hangares. (Colaborou William Almeida)

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog