Atelier fatura com fabricação de brinquedos educativos de pano


Empresária começou com R$ 1 mil e hoje fatura R$ 10 mil mensais. 

Carrinhos de madeira puxam ganho de empresário.

Do PEGN TV
Em época de jogos eletrônicos e computadores, resgatar os tradicionais brinquedos de pano e transformá-los num bom negócio não é tarefa fácil. Tudo precisa ser muito atrativo para conquistar as crianças. Cada detalhe é importante: o colorido nas roupas, o tecido macio usado na confecção das bonecas e principalmente a criatividade.
Na loja de Josette Maciel, a maior parte dos brinquedos de pano vendidos é confeccionada pela própria. Ela faz livros educativos, cubos didáticos, mas o principal produto são as bonecas. A empresária produz cerca de 300 unidades por semana.
“Eu comecei vendendo em São Paulo para loja de brinquedo educativo; na sequência Rio de Janeiro, aí Belo Horizonte, Paraná, foi indo para todas as cidades, estados. Qualquer [um] que ligue e encomende, a gente manda”, diz Josette.
As peças desenvolvem habilidades motora e mental, e estimulam a socialização infantil. Cada boneca é vendida, em média, por R$ 50.
“Ela é divertida, da pra brincar e também ela da pra brincar com as amigas de mamãe e filhinha”, atesta Julia da Costa, de seis anos.
Josette começou o negócio usando retalhos de pano, com um investimento de apenas R$ 1 mil. A produção cresceu: hoje, são fabricados 1,5 mil itens por mês e o faturamento mensal gira em torno de R$ 10 mil.
“Hoje em dia os pais realmente estão trocando o brinquedo eletrônico por um brinquedo educativo. Alguma coisa que de movimento, que de alegria, que ensine brincando e brinque ensinando que é o mais importante”, diz a empresária.
Carrinhos de madeira
A fábrica do empresário André Moreira produz brinquedos educativos em madeira. São carrinhos, aviões e quebra-cabeças. A proposta é educar e desenvolver a criatividade das crianças.
A empresa existe há sete anos. Com um investimento de R$ 5 mil, o empresário começou o negócio de uma forma bem artesanal. A ideia deu certo e hoje ele produz mais de 70 itens diferentes.
“As pessoas estavam buscando algo mais colorido, mais inovador, com uma embalagem mais apresentável. Então justamente a gente pegou essa demanda do mercado e tentou transmitir ela nos nossos brinquedos”, diz o empresário.
O item mais vendido é o carrinho de madeira. Tinta guache colorida e pincel acompanham o brinquedo. O objetivo é que as crianças montem as peças e usem a imaginação para pintá-las. Todos os produtos são certificados pelo Inmetro, o que garante a segurança das crianças.
A pequena fábrica é hoje um exemplo no mercado nacional: produz mais de mil itens por mês e fatura, em média, R$ 25 mil.
Os brinquedos custam a partir de R$ 10 e a margem de lucro nas peças é de 30%. André Moreira tem mais de 170 clientes.
 

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