Expresso Turístico - Lúz - Mogi das Cruzes

   




Os mesmos trilhos que impulsionaram o desenvolvimento do Estado de São Paulo a partir da segunda metade do século XIX estão de volta para levá-lo a uma viagem inesquecível por meio da história, da cultura, da arquitetura e do meio ambiente.

O Expresso Turístico é um serviço ferroviário inaugurado em 18 de abril de 2009 pela Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos e pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). 

Tem como objetivo integrar pontos de interesse turístico localizados ao longo da malha férrea.

A viagem é feita a bordo de uma composição, formadas por dois carros de aço inoxidável fabricados no Brasil na década de 50 e tracionados por uma locomotiva a diesel, da CPTM.

Cedidos pela Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), os vagões foram totalmente restaurados pela CPTM. 

Ao longo do percurso sobre os trilhos, monitores dão informações históricas sobre a ferrovia paulista e as estações da CPTM.

O serviço foi desenvolvido para aqueles que enxergam na ferrovia, muito mais que um meio de transporte eficiente para os seus deslocamentos, uma excelente oportunidade para conhecer sua história, criando uma nova opção de turismo na Região Metropolitana de São Paulo.

Roteiros
Atualmente, há três opções de trajeto: Luz-Paranapiacaba(quinzenal, aos domingos), Luz-Jundiaí (semanal, aos sábados) ouLuz-Mogi das Cruzes (quinzenal, aos domingos). 

O trem sai da Estação da Luz, da CPTM, um dos mais importantes marcos arquitetônicos do país e um dos poucos monumentos da cidade tombados pelos órgãos de preservação do município, do Estado e da União. 

No caso do trajeto Luz-Paranapiacaba, o passageiro pode optar por realizar o embarque e desembarque na Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André (Linha 10-Turquesa, da CPTM), com tarifa diferenciada.

Os passageiros têm como opção roteiros turísticos para complementar o passeio dentro da cidade de destino. 

Esse serviço não é de responsabilidade da CPTM e é pago à parte, diretamente às agências de turismo.




Localizada a 48 Km da capital paulista, Mogi das Cruzes compõe o grupo de municípios que formam o Alto Tietê, região próxima à nascente do Rio Tietê.


 A cidade, com cerca de 370 mil habitantes, é cortada pelas serras do Mar e do Itapeti.


Integrante do Cinturão Verde de São Paulo, atualmente Mogi é conhecida como centro produtor de flores, com destaque para as orquídeas, herança da forte presença japonesa na cidade na primeira metade do século 20. 


Além do Circuito das Flores, a cidade oferece outras atrações turísticas, como as igrejas da Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo. 


Trata-se de um importante pólo musical, já que no século 17 a região foi referência na produção de música barroca.

A viagem
O trajeto, que dura cerca de 1h30, é realizado quinzenalmente aos domingos, com partida às 8h30 na Estação da Luz e retorno às 16h30 na Estação Mogi das Cruzes.


Ao deixar a capital paulista, o Expresso Turístico toma a direção dos trilhos da antiga Estrada de Ferro Central do Brasil, ferrovia construída ainda no Império, em 1877, para ligar o Rio de Janeiro a São Paulo.


Atualmente esse trecho integra a Linha 12-Safira da CPTM, que conecta o Brás à Estação Calmon Viana. 
O trecho é conhecido como “variante” à atual Linha 11-Coral/Expresso Leste, que foi aberta ao tráfego em 1934. 


Nesse caminho restaram duas estações com prédios da década de 1920, Calmon Viana e Aracaré.


Durante o século 20, passaram por essa linha os mais importantes trens de passageiros de longo percurso que o Brasil já viu, ligando São Paulo ao Rio de Janeiro.


 Entre eles estavam o Cruzeiro do Sul, o Santa Cruz e, mais recentemente, o “Trem de Prata”, que operou até 1998.


Confira datas, vagas e tarifas


Clique aqui e veja o trajeto do Expresso Turístico

Opções de turismo
A empresa Rizzatour oferece roteiros turísticos em Mogi das Cruzes, que são pagos à parte e não estão inclusos na tarifa do Expresso Turístico


Esses roteiros opcionais não são de responsabilidade da CPTM e são pagos diretamente à agência de turismo, que mantém um balcão ao lado das bilheterias do Expresso Turístico, na Estação da Luz.


Saiba mais sobre os roteiros oferecidos pela Rizzatour:
O turista também pode optar por fazer seu próprio roteiro na cidade. 
Confira no site da Prefeitura de Mogi das Cruzes mais detalhes sobre as atrações.





Postagens mais visitadas deste blog