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sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Tratar bem o funcionário é rentável para as empresas

Com Daniela Diniz - Entre os principais fatores de satisfação dos funcionários com as empresas onde trabalham estão a possibilidade de desenvolvimento, a flexibilidade e o alinhamento de valores. O salário não é o item mais importante nas avaliações pesquisadas pela Great Place to Work. A diretora de Conteúdo e Eventos da instituição, Daniela Diniz, é a entrevistada deste episódio do podcast. A conversa aborda tendências em Recursos Humanos e Liderança. Daniela é autora do livro “Grandes Líderes de Pessoas.” A entrevista foi concedida às jornalistas Camila Olivo, da CBN, e Adriana Salles, da HSM Management.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Itaquaquecetuba - Comercial Esperança - Venha participar da grande Inauguração - Sexta-feira, dia 29 de Novembro de 2019 às 10:00.




Mogi Das Cruzes - Empresa indiana Mahindra deve anunciar vinda para Mogi em janeiro

O anúncio da vinda da empresa indiana de automóveis que fabrica carros e caminhões, a Mahindra, para a cidade de Mogi das Cruzes, deve acontecer no começo de 2020


Segundo o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico e Social da prefeitura, Cláudio Costa, reuniões estão sendo feitas para que tudo ocorra no primeiro mês do próximo ano.
De acordo com Costa, os diálogos estão acontecendo há mais de três meses. 
"A Mahindra já praticamente decidiu que a nova fábrica será em Mogi porque aqui tem uma série de atrativos. No momento, estamos ajustando a área da fábrica, em que nós oferecemos três opções para a instalação", disse.
A notícia foi contada ontem, durante o evento Empreenda Rápido, no Parque Botyra Camorim Gatti, no Centro Cívico, onde ocorreu um mutirão de serviços gratuitos ao empreendedor, realizado pelo governo estadual em parceria com o Sebrae-SP e a Prefeitura de Mogi das Cruzes. 
No local foi oferecido tudo o que o empreendedor precisa para abrir ou ampliar seu negócio. 
hoje, a administração municipal realizará o Fórum de Desenvolvimento Econômico, no Club Med Lake Paradise, em Jundiapeba.
Nicolas Takada

Mogi Das Cruzes - 'Plano de Desenvolvimento Local' será discutido amanhã - Ação subsidiará o Plano Diretor de Turismo com planos e metas para otimizar a infraestrutura turística de Mogi

A nova etapa do Plano de Desenvolvimento Local (PDL), programa desenvolvido pelo SEBRAE e aplicado na cidade de Mogi das Cruzes em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Turismo, será realizada amanhã com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos desde agosto pelos órgãos. 
A ação, que terá o formato de Oficina de Planejamento Participativo (OPP), subsidiará o futuro o Plano Diretor de Turismo do município, com planos, metas e estratégias para otimizar a infraestrutura turística do município, que já é reconhecida como Município de Interesse Turístico desde 2017.
Nos dias 21 e 22 de agosto de 2019, o Centro Cultural de Mogi das Cruzes recebeu empresários, conselheiros municipais e membros da administração pública para participar do PDL, oferecido pelo SEBRAE Alto Tietê. Os participantes foram provocados a identificar quais são os pontos prioritários de melhoria no turismo da cidade e quais ações e produtos poderão ser trabalhados em curto, médio e longo prazo.
Mogi foi o primeiro município do Alto Tietê a ser contemplado pelo programa. Além dos membros do Conselho Municipal de Turismo, estiveram presentes também representantes do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes), de coletivos de ciclismo da cidade, do Polo Digital, da ASDETUR (Associação dos Empresários de Turismo Rural de Mogi das Cruzes), da hotelaria e vários guias e profissionais do turismo da cidade.
Em meio ao diálogo, foram sugeridas ações com o objetivo de fortalecer a imagem de Mogi como destino turístico pelo próprio mogiano, como implantação de melhorias em infraestrutura turística e a capacitação de profissionais e prestadores de serviço.
No mês de outubro foi feita mais uma oficina, dessa vez com os resultados da ação anterior e com o levantamento de propostas que visassem a sensibilização do cidadão de Mogi quanto ao potencial turístico da cidade.
Desde o início do programa, a Prefeitura de Mogi, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o SEBRAE Alto Tietê, realizou além das duas OPPs, um Seminário de Turismo inédito na cidade, com a presença de renomados palestrantes que atuam em diversas frentes da atividade turística, como por exemplo Marta Poggi, especialista em Marketing e Turismo Digital, e José Fernandes, empresário e proprietário da rede de Hotéis dos Sonhos, no município de Socorro (SP).
De acordo com a administração municipal, a participação na oficina desta sexta-feira é aberta a todos os interessados no setor de turismo da cidade e totalmente gratuita. A oficina será na sede do SEBRAE Alto Tietê, localizado à avenida Francisco Ferreira Lopes, 345, na Vila Lavínia, , com início previsto para às 9 horas.

Itaquaquecetuba - A vereadora Adriana Aparecida Felix (PSDB), a Adriana do Hospital, pediu para que a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) agende uma reunião com todos os 19 vereadores para tratar da reforma das estações de trem Manoel Feio, Aracaré e Itaquaquecetuba. Na semana passada, ela foi até a empresa saber como andam os projetos para modernizar as estações.

Durante a visita à CPTM, Adriana soube que os projetos de reformas das estações Manoel Feio e Aracaré estão em desenvolvimento e com previsão de serem concluídos em 2020. 
Foto: Câmara de Itaquaquecetuba

Já o projeto para a estação de Itaquaquecetuba não começou a ser feito, já que está sendo realizado o processo de contratação da empresa que fará os estudos técnicos primeiro.
Por diversas vezes durante os últimos meses, vereadores foram nas estações da cidade e comprovaram o abandono e a estrutura antiga dos locais. "Para (a estação) Manoel Feio pedi um bicicletário", comentou Adriana, lembrando que algumas estações da região já contam com esse serviço.
A vereadora lembrou que é preciso uma luta conjunta dos parlamentares para que a cidade não fique esquecida. "Se não nos unirmos ficaremos para traz mais uma vez. É preciso conversar sobre o assunto", disse Adriana. Ela aguarda agora que a CPTM informe a data e horário para que todos os vereadores se reúnam com a diretoria da empresa para tratar do assunto.

Condemat - A direção do CONDEMAT oficializou ao governador João Doria a posição contrária de prefeitos e deputados estaduais e federais da Região à implantação de um pedágio na Rodovia Mogi-Dutra.


O documento do CONDEMAT tem o apoio dos prefeitos das 12 cidades que integram o consórcio – Arujá, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Santa Branca, Santa Isabel e Suzano –, dos deputados estaduais André do Prado, Marcos Damásio e Rodrigo Gambale e dos deputados federais Katia Sastre, Marcio Alvino e Roberto de Lucena.

Prefeitos e deputados lamentam que os municípios da Região não tenham sido consultados pelo Estado antes da divulgação da proposta. 

Afinal, segundo eles, é certo que a implantação de uma praça de pedágio na Rodovia Mogi-Dutra “inviabiliza o desenvolvimento de atividades produtivas essenciais para a economia da Região”, como a agricultura e indústria, além de prejudicar os milhares de estudantes e trabalhadores que se deslocam pela via.

As autoridades pedem a exclusão imediata da proposta do pedágio.

quarta-feira, 27 de novembro de 2019

João Doria - Reunião com o Vice-Presidente Mundial da Philips, Henk de Jong. Na pauta do encontro, parcerias na área da telemedicina e utilização de tecnologias que podem contribuir para melhorar o acesso aos serviços de saúde para quem mais precisa. Inovação é fundamental para melhorar a qualidade de vida da população.


João Doria - Estamos cumprindo mais uma importante promessa de campanha: comprar viaturas blindadas para a polícia de São Paulo. Já anunciamos novas armas, coletes, equipamentos, drones, dentre outras medidas para auxiliar o trabalho e defender a vida de quem se arrisca diariamente na missão de proteger a população.


Marisa começa a renascer das cinzas com aposta no digital - Depois de cinco anos ruins, a Marisa começa a se recuperar e é chamada de a “fênix rosa” em um relatório do HSBC. As vendas nas mesmas lojas crescem a três trimestres consecutivos e a estratégia online dá os primeiros resultados.


O CEO da varejista, Marcelo Pimentel, explica a reestruturação ao NeoFeed

De 2013 a 2018, a varejista de vestuário e calçados Marisa viveu anos para esquecer. As vendas nas mesmas lojas encolheram 10%, o faturamento caiu 14% e a empresa perdeu 0,4 ponto percentual de participação de mercado. Os seus concorrentes diretos, como Renner, Riachuelo e C&A, ao contrário, observaram todos esses indicadores crescer. 
Ralphe Manzoni Jr. •25/11/19 •

Do auge em 2013, quando suas ações chegaram a valer mais de R$ 30, os papéis caíram para menos de R$ 4 em 2018.

Mas a companhia que ficou famosa com o slogan “De mulher para mulher” e que soube surfar no auge do consumo das classes mais pobres parece que está renascendo das cinzas, como descreveu um relatório do HSBC sobre o mercado de vestuário e calçados. No documento produzido pela área global de pesquisa do banco britânico, a companhia foi descrita como a “Fênix rosa”, em uma referência ao pássaro mítico que renasce das cinzas e à cor rosa de seu logo.

As ações da Marisa valorizam-se 92,1% neste ano, cotadas a R$ 10,95 na sexta-feira, 22 de novembro. Esse desempenho reflete uma percepção do mercado de que a reestruturação que está em curso na empresa está começando a dar resultados. Tanto que o HSBC escolheu a ação da companhia da família Goldfarb como sua principal escolha no setor de varejo de vestuário e calçados, à frente de Renner, C&A e Riachuelo (Guararapes), com potencial de chegar a R$ 15.

“Começamos a reestruturação no fim de 2017, investimentos na qualidade do produto, voltamos a estreitar a relação com nossos fornecedores e, agora, queremos atrair as mulheres de volta para as lojas”, afirmou ao NeoFeed Marcelo Pimentel, que assumiu a presidência da companhia em julho deste ano.

Pimentel não é exatamente um novato que chegou com a missão de salvar a Marisa. Ele está na companhia desde junho de 2017, ano que começou a reestruturação. Antes, o executivo trabalhou no Walmart e na Drogaria Pacheco São Paulo. Ele substituiu a Márcio Goldfarb, que era o CEO interino e membro da família controladora.

As ações para fazer a Marisa renascer foram extensas. Começou com uma renovação de todos os produtos, passou pela reformulação do site de comércio eletrônico, criando uma estratégia de “omnichannel”, e culminou com a eleição de um novo conselho de administração, com sete membros, seis deles independentes – apenas Márcio Goldfarb da família que controla a empresa faz parte do board. Recentemente, Haroldo Rodrigues, com mais de 30 anos de experiência na Renner, e Leonel Andrade, ex-CEO da Smiles e com atuação no setor financeiro, passaram a fazer parte do conselho

“Essa é a última volta da recuperação da empresa, pois as despesas administrativas foram reduzidas, as lojas com baixo desempenho fechadas e as vendas online e nas mesmas lojas estão mostrando sinais positivos”, escreveram os analistas Felipe Cassimiro, Ravi Jain e Thor Solanes, no relatório do HSBC no qual o NeoFeed teve acesso com exclusividade.

A companhia chegou a ter 416 lojas em 2014. Neste ano, deve fechar com 356 pontos de venda. A Renner tem quase o mesmo número e a Riachuelo, que conta com pouco mais de 300 lojas, têm mantido um ritmo de abrir 20 lojas por ano nos últimos cinco anos. A C&A, que acabou de abrir o capital, está capitalizada para expandir seus negócios.

Em novembro deste ano, a Marisa informou também ao mercado que contratou bancos de investimentos para estudar uma oferta subsequente de ações. A decisão deve ser tomada em breve. O dinheiro que entraria no caixa da empresa seria positivo para “prover combustível adicional para a companhia em um momento de aumento da competição”, segundo o HSBC.

De mulher para uma nova mulher

A estratégia para a Marisa reviver os bons tempos foi fazer o básico: coleções com mais qualidade a preços acessíveis. No passado recente, a companhia tentou produzir “fashion” com um preço mais alto. Com isso, conseguiu apenas afastar das lojas suas tradicionais consumidoras – mulheres das classes C, na faixa de idade entre 25 anos e 45 anos.

Para voltar a ser percebida pela mulher da classe C como uma opção, a empresa teve de revisar todos os seus fornecedores e buscar aqueles que se enquadravam nesse novo momento. “Queremos qualidade total, da matéria-prima até o caimento”, afirma Pimentel.


A estratégia para a Marisa reviver os bons tempos foi fazer o básico: coleções com mais qualidade a preços acessíveis

O trabalho de arrumar a casa foi feito ao longo de 2018. Neste ano, o objetivo foi levar as mulheres às lojas para conhecer a “nova Marisa”, como os executivos da companhia estão chamando essa nova fase. E os resultados começaram a aparecer, apesar de a companhia ainda estar no prejuízo – nos nove primeiros meses de 2019, as perdas somaram R$ 125,1 milhões, um pouco inferior ao mesmo período do ano passado.

As vendas nas mesmas lojas, o melhor indicador do varejo para mostrar a saúde da empresa, cresceram por três trimestres consecutivos em 2019. Isso não acontecia desde meados de 2014. Nos nove primeiros meses de 2019, elas aumentaram 6,1%. E a estratégia do comércio eletrônico tem sido fundamental para alavancar esses números.

As vendas online aumentaram quase 60% nos nove primeiros meses de 2019 e já representam 6% do faturamento. Mas o que chamou a atenção dos analistas foi a evolução do Clique e Retire, que permite comprar no site e retirar nas lojas. No terceiro trimestre de 2019, essa modalidade representou 35% de todas as vendas online. Mais: 30% dessas vendas eram de clientes novas. “Ele tem sido uma forma de levar fluxo às lojas”, diz Pimentel. Outro dado animador foi o fato de que 19% das pessoas que compravam online, quando iam retirar o produto, levavam outros itens.

No segundo trimestre, eram apenas 115 lojas operando na modalidade de Clique e Retire. A expectativa é que esse número aumente para 300 lojas no primeiro trimestre de 2020. “Ele vai representar 50% das vendas do comércio eletrônico”, afirma Pimentel.

A Marisa está testando em 35 lojas também o modelo “ship from store”, que transforma as lojas em um pequeno centro de distribuição. Nesse caso, o cliente compra pelo site um produto que está no estoque da loja, que é entregue em pouco tempo na casa do consumidor. No primeiro trimestre de 2020, ele será expandido para 150 lojas. “Vamos reduzir o tempo de entrega e o custo logístico”, diz Pimentel.

Na parte online, a Marisa também fez uma parceria com o Mercado Livre. Começou vendendo 100 produtos. Já está em 1,5 mil. O NeoFeed apurou que a varejista deve fechar com dois outros marketplace em 2020: o Magazine Luiza e a B2W. A empresa não confirma a informação.

O Magazine Luiza, aliás, faz parte de uma nova aposta da Marisa. Na sexta-feira, 22 de novembro, em fato relevante, a empresa informou que assinou um memorando de entendimento para que a rede da família Trajano monte uma loja dentro da Marisa para vender smartphones. As ações subiram 6,3% com a notícia.

Os “quiosques” vão funcionar também como ponto de entrega para alguns produtos comprados no site do Magazine Luiza. “Vamos montar cinco neste ano”, afirma Pimentel. “A meta é 300 em 2020.”

O executivo à frente da operação da Marisa disse também que está testando a categoria de cosméticos em algumas lojas e não descarta um modelo semelhante ao do Magazine Luiza com um parceiro especializado.

Serviços financeiros

O que sustentou a Marisa nesses anos de vacas magras foram os serviços financeiros. Nos últimos cinco anos, metade do caixa da companhia, medido pelo Ebitda (lucros antes dos impostos, juros, depreciação e amortização), foram da divisão financeira.

A companhia conta com 2,5 milhões de cartões de crédito ativos de sua parceria com o Itaú e com a Mastercard. São oferecidos ainda aos clientes empréstimos pessoais, através da marca SAX, que pertence à Marisa, e produtos de seguros.


A companhia conta com 2,5 milhões de cartões de crédito ativos de sua parceria com o Itaú e com a Mastercard

Os rivais, mais uma vez, estão mais avançados. A Renner está introduzindo ferramentas digitais para seus produtos financeiros. E a Riachuelo está esperando autorização do Banco Central para transformar sua divisão financeira em um banco.

A Marisa, por sua vez, quer também retirar o atraso nessa área. A companhia contratou Eduardo Linhares, que atuava na empresa de meio de pagamentos PayPal, para pensar em produtos digitais para essa área. “Novidades devem ser anunciadas em breve”, diz Pimentel.

Visão otimista

O relatório do HSBC traz uma visão otimista para o mercado de vestuário e calçados nos próximos cinco anos. O relatório estima que o setor vai atingir R$ 169 bilhões em faturamento em 2024, um crescimento médio anual de 8%. A penetração do comércio eletrônico deve crescer para quase 15%, superando o percentual das vendas online do varejo.


O mercado de vestuário e calçados vai atingir R$ 169 bilhões em faturamento em 2024, um crescimento médio anual de 8%

A Marisa, na visão do HSBC, é a empresa que mais pode se beneficiar da recuperação da economia brasileira, em especial se as taxas de desemprego começarem a ceder, o que deve aumentar a consumidora típica da rede da família Goldfarb.

Mas há riscos, avalia o próprio HSBC. A Marisa é a companhia mais atrasada em sua estratégia digital, apesar dos avanços deste ano. Ela é ainda a rede varejista com menor participação de lojas que permitem a retirada de produtos vendidos pela internet – perde para Renner, C&A e Riachuelo. “Precisamos ver os resultados de mais trimestres para estar mais confortáveis de que a execução será consistente nos próximos anos”, escreveram os analisas do HSBC.

Além disso, a competição do mercado de vestuários e calçados tende a ficar mais intensa. A Renner está avançando para cidades menores. A C&A, que captou R$ 1,6 bilhão em outubro, tem recursos para sua expansão orgânica. Mas um resultado ruim no terceiro trimestre, na qual as vendas nas mesmas lojas cresceram 0,8%, derrubou as ações da companhia em 10%.

A Marisa viveu anos difíceis. Muitos analistas acreditavam que ela estava fora do jogo. Mas tal qual uma fênix, ela está renascendo. “O novo time de gerenciamento tem melhorado a qualidade de produtos enquanto mantém o apelo de preço que é o legado da marca Marisa”, escreveram analistas do HSBC. Os resultados dos próximos trimestres irão mostrar se eles realmente estavam certos.

João Doria - Visita ao LuizaLabs, na descontraída sede do Magazine Luiza aqui em Franca, interior de São Paulo. O laboratório foi inspirado no Vale do Silício e emprega mais de 500 jovens no setor de inteligência digital da empresa. Um exemplo de inovação e eficiência.


João Doria - Cumprindo a promessa de campanha de reduzir impostos no Estado, anunciamos redução de 50% no ICMS sobre calçados em São Paulo. A carga tributária passará de 7% para 3,5%, aumentando a competitividade da indústria calçadista paulista no mercado nacional e internacional.

domingo, 24 de novembro de 2019

João Doria - Importante anúncio: a Singularity University, maior referência no mundo em novas tecnologias e inovação, confirmou que terá em São Paulo seu primeiro campus da América Latina. Será no CITI - Centro Internacional de Tecnologia e Inovação, nosso vale do silício brasileiro em São Paulo! Fico feliz em anunciar mais essa conquista.

João Doria - Celebramos com a Base Entertainment acordo para a realização de duas exposições holográficas no MIS Experience em 2020. Além disso, a empresa fará a transferência de tecnologia para que possamos capacitar profissionais e desenvolver novos conteúdos. Viva a Cultura em São Paulo.

Bolsonaro comemora desempenho da economia

O presidente Jair Bolsonaro postou mensagem em seu perfil no Twitter comemorando a performance da economia, em especial o crescimento da oferta de emprego.
“Pelo sétimo mês seguido, o resultado na criação de empregos foi positivo, com 70.582 vagas criadas em outubro. No ano, foram gerados 841,5 mil empregos formais, melhor saldo dos últimos 5 anos”.
Na mensagem, Bolsonaro compartilha vídeo produzido pela Secretaria Especial de Comunicação Social. 
O material de divulgação, além da oferta de novos postos formais de trabalho, enumera o crescimento do PIB no segundo trimestre, de 0,4%, “a menor taxa de juros da história”, de 5%, controle da inflação - prévia de 0,14% , “menor resultado desde 1998”.
- Pelo sétimo mês seguido, o resultado na criação de empregos foi positivo, com 70.582 vagas criadas em outubro. No ano, foram gerados 841,5 mil empregos formais, melhor saldo dos últimos 5 anos. Via @secomvc

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