Mogi Das Cruzes - 'Plano de Desenvolvimento Local' será discutido amanhã - Ação subsidiará o Plano Diretor de Turismo com planos e metas para otimizar a infraestrutura turística de Mogi

A nova etapa do Plano de Desenvolvimento Local (PDL), programa desenvolvido pelo SEBRAE e aplicado na cidade de Mogi das Cruzes em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo e o Conselho Municipal de Turismo, será realizada amanhã com o objetivo de dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos desde agosto pelos órgãos. 
A ação, que terá o formato de Oficina de Planejamento Participativo (OPP), subsidiará o futuro o Plano Diretor de Turismo do município, com planos, metas e estratégias para otimizar a infraestrutura turística do município, que já é reconhecida como Município de Interesse Turístico desde 2017.
Nos dias 21 e 22 de agosto de 2019, o Centro Cultural de Mogi das Cruzes recebeu empresários, conselheiros municipais e membros da administração pública para participar do PDL, oferecido pelo SEBRAE Alto Tietê. Os participantes foram provocados a identificar quais são os pontos prioritários de melhoria no turismo da cidade e quais ações e produtos poderão ser trabalhados em curto, médio e longo prazo.
Mogi foi o primeiro município do Alto Tietê a ser contemplado pelo programa. Além dos membros do Conselho Municipal de Turismo, estiveram presentes também representantes do Sincomércio (Sindicato do Comércio Varejista de Mogi das Cruzes), de coletivos de ciclismo da cidade, do Polo Digital, da ASDETUR (Associação dos Empresários de Turismo Rural de Mogi das Cruzes), da hotelaria e vários guias e profissionais do turismo da cidade.
Em meio ao diálogo, foram sugeridas ações com o objetivo de fortalecer a imagem de Mogi como destino turístico pelo próprio mogiano, como implantação de melhorias em infraestrutura turística e a capacitação de profissionais e prestadores de serviço.
No mês de outubro foi feita mais uma oficina, dessa vez com os resultados da ação anterior e com o levantamento de propostas que visassem a sensibilização do cidadão de Mogi quanto ao potencial turístico da cidade.
Desde o início do programa, a Prefeitura de Mogi, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, em parceria com o SEBRAE Alto Tietê, realizou além das duas OPPs, um Seminário de Turismo inédito na cidade, com a presença de renomados palestrantes que atuam em diversas frentes da atividade turística, como por exemplo Marta Poggi, especialista em Marketing e Turismo Digital, e José Fernandes, empresário e proprietário da rede de Hotéis dos Sonhos, no município de Socorro (SP).
De acordo com a administração municipal, a participação na oficina desta sexta-feira é aberta a todos os interessados no setor de turismo da cidade e totalmente gratuita. A oficina será na sede do SEBRAE Alto Tietê, localizado à avenida Francisco Ferreira Lopes, 345, na Vila Lavínia, , com início previsto para às 9 horas.

Postagens mais visitadas deste blog