Sáude, Itaquaquecetuba e Região - A fiscalização ordenada pelo Tribunal de Contas do Estado de São (TCE) , realizada na terça-feira, apontou irregularidades em unidades de saúde da região. Dentre as constatadas pela análise dos técnicos do órgão, a que obteve pior parecer técnico do TCE foi o Centro de Saúde (CS) 24 Horas de Itaquaquecetuba, apontando problemas no atendimento, deste a fila excessiva, até as condições da sala de espera e dos banheiros.

Foto: Osvaldo Birke/AIPMI
Felipe Antonelli
De acordo com os fiscais, apenas o banheiro destinado às pessoas portadoras de necessidades especiais possuía ações de higiene, apesar de permanecer trancado, sendo que os demais não tinham materiais de higiene, os quais são objeto de constantes furtos, conforme informação do responsável da unidade que acompanhou a visita.
Estas condições impróprias para atendimento refletiram na opinião dos usuários que foram entrevistados pelo TCE durante a fiscalização. Eles classificaram como "ruim" o nível de satisfação do atendimento do CS.
Em relação às filas, o TCE apontou que não há informações disponíveis para os pacientes sobre os procedimentos de triagem inicial e que há somente uma fila única para triagem, sem discriminar a urgência do atendimento, causando uma grande demora para todos.
Questionado se são boas as condições da sala de espera, como cadeiras, ar-condicionado, ventilador, iluminação, o TCE concluiu que não, afirmando que haviam apenas dois ventiladores pequenos, não havia ar-condicionado, que os assentos estão em má qualidade e em quantidade insuficiente; cobertura precária, deixando os pacientes expostos ao tempo.
A população que utilizava o Centro 24 Horas classificou como uma "unidade lotada, demora no atendimento, apesar da dedicação e atenção dos funcionários". Questionada, a Prefeitura de Itaquaquecetuba ainda não retornou.
Outras unidades
Em contrapartida à realidade encontrada no Centro 24 Horas, a outra unidade fiscalizada no município, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Sadako Sedoguti, apresentou boas condições.
Em Arujá, a vistoria foi realizada no Hospital Municipal e Maternidade, onde o TCE apontou boas condições gerais, e alto nível de satisfação dos usuários. Em Ferraz, o Hospital Regional Doutor Osíris Florindo Coelho foi alvo das vistorias, mas o TCE concluiu que há boas condições de atendimento, porém não há o Alto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB).
O Hospital Municipal de Poá, Doutor Guido Guida, e em Suzano, a UPA do distrito de Palmeiras e o Pronto-Socorro (PS) Municipal, foram fiscalizados e também aprovados, apenas com pequenas ressalvas sobre escala de jornada de trabalho que se encontrava inacessível no PS de Suzano.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog