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sábado, 15 de fevereiro de 2014

As férias de Silvio Santos em Orlando - VEJA São Paulo


7.fev.2014 | Atualizada em 10.fev.2014 por João Batista Jr. e Fernando Moraes, de Orlando
Em sua casa de veraneio na Flórida, o homem do Baú aproveita o luxo de levar uma vida 

quase comum e anônima


A cidade de Orlando, localizada no Estado da Flórida, está entre os destinos mais procurados pelos brasileiros nos Estados Unidos, que partem para lá em busca dos deslumbrantes parques temáticos e das irresistíveis pechinchas dos outlets, entre outras atrações. Nos últimos tempos, pequenos grupos de visitantes loucos por televisão vindos daqui descobriram um novo cartão-postal. Quando passam por um condomínio residencial situado a aproximadamente trinta minutos do centro, vários deles não se contêm. Entram na área e se dirigem ao imóvel de dois andares, estilo vitoriano e fachada branca, para registrar fotos na frente do endereço.

Os vizinhos americanos estranhavam a história no começo, mas agora já entenderam o assédio em torno do dono da propriedade. Aprenderam que aquele senhor é uma das personalidades mais ricas e conhecidas do Brasil. Há uma década, o apresentador Silvio Santos adquiriu a residência de cinco quartos, que vale cerca de 1 milhão de dólares — imóvel modesto se levada em conta sua fortuna, estimada em 1,3 bilhão de dólares, segundo a revista americana Forbes. Desde então, voa para lá nas férias todo fim de ano. Em geral, fica no local por três meses, até as vésperas do Carnaval.
Durante as semanas de descanso, raramente faz grandes passeios. Seu programa predileto é curtir o dia a dia de uma pessoa comum, um luxo para uma celebridade do seu porte. Em Orlando, fora um ou outro fã que o reconhece na rua e pede para tirar fotos ao seu lado (simpático e educado, ele costuma dar atenção às pessoas que o abordam), Silvio tem uma vida tranquila e quase anônima. Passeia com seus cachorros pela rua, empurra o carrinho nas compras diárias que faz no supermercado das redondezas e ajuda a mulher, Iris Abravanel, nas tarefas domésticas. Lavar prato depois do jantar, por exempo, é tarefa sagrada para ele.
Na tarde da última quarta (5), ele interrompeu a pacata rotina para receber em sua casa de Orlando a reportagem de VEJA SÃO PAULO, numa das raras exceções à sua política de não conceder entrevistas. Assim que abre a porta da sua residência, Silvio exibe o sorriso largo famoso em todo o Brasil e convida para um café. Para quem está acostumado a vê-lo na TV de terno, gravata e microfone pendurado no colarinho, não deixa de ser um choque encontrar o apresentador à paisana, com camisa florida verde e bermuda azul-marinho, que deixa à mostra as pernas bem claras e finas.
Como não frequenta salão de beleza nas férias, dá para notar as raízes brancas na parte de trás da cabeça (normalmente, ele pinta os cabelos a cada duas semanas com uma mistura de dois tons de loiro e capricha na armação à base de laquê, sempre no Jassa). A cada passo que dá em sua casa americana, é rodeado por dois de seus catorze cachorros, o poodle Tito e o lhasa apso Bolha. Nos Estados Unidos, Silvio e Iris contam com a ajuda de uma empregada brasileira, que chega pela manhã e encerra o expediente à tarde. “Levamos por aqui uma vida comum e sossegada”, contou o dono do SBT (veja a entrevista abaixo). Ao lado da Jequiti Cosméticos e de outras 28 empresas, a emissora faz parte do Grupo Silvio Santos, que faturou cerca de 4,5 bilhões de reais no último ano.
Jassa, o melhor amigo: um dia sim, outro não, o apresentador diz ir ao seu salão
Jassa, o melhor amigo: um dia sim, outro não, o apresentador diz ir ao seu salão
(Foto: fernando moraes)

Em Orlando, o empresário esquece um pouco os negócios. “Conto com gente qualificada para cuidar de tudo na minha ausência”, afirma ele, que deixa um pacote de programas dominicais gravados antes de embarcar. Alguns funcionários do SBT, no entanto, revelam que o apresentador responde a e-mails de trabalho nas férias e despacha com sua secretária. No começo, tinha até um sistema no computador para ajudá-lo a acompanhar ao vivo a programação da emissora. Ele diz que abandonou o costume e apenas dá uma olhada nos relatórios diários de audiência que recebe do Ibope.
Em 11 de janeiro, observou com especial interesse ao lado da esposa o desempenho de estreia de Patrulha Salvadora, seriado infantojuvenil com roteiro escrito por Iris (a atração, que vai ao ar nas noites de sábado, registrou 7 pontos, quase dobrando a audiência normal do horário no canal). A mulher de Silvio tem uma rotina mais sistemática de trabalho em Orlando. “Eu aproveito parte do dia para escrever”, afirma ela, responsável também pelo remake da novela Chiquititas, levado ao ar desde julho.
A residência não tem grandes luxos. O piso é de carpete de madeira, o sofá tem cobertura de tecido de algodão e as flores espalhadas pelos ambientes, em sua maioria, são de plástico. O lustre da cozinha tem saídas para as lâmpadas que imitam abacaxis. A mais curiosa peça de decoração é um quadro em que o casal aparece caracterizado como os personagens do desenho Shrek. “Mandamos fazer uma limpeza nas paredes uma vez por ano, e assim a casa fica conservada”, diz Iris.
“Shrek Santos” e “Fiona Abravanel”
“Shrek Santos” e “Fiona Abravanel”

(Foto: Fernando Moraes)
A piscina aquecida é coberta por uma rede de proteção contra insetos. Na garagem, há um Corolla e um Tiguan, modelos que o casal costuma pilotar pessoalmente nos passeios pelo bairro. Um carrinho de golfe fica encostado por lá, pois Silvio nunca usou o campo do condomínio. O veículo acabou servindo algumas vezes para levá-lo às compras. Existe na área também um clube social, onde Iris de vez em quando aproveita a piscina. No fim do ano, costumam ter a companhia das filhas mais novas, do casamento de Silvio com Iris — Daniela, 37, Patricia, 36, Rebeca, 33, e Renata,28 (o apresentador tem ainda Silvia, 43, e Cintia, 50, de sua união anterior com Cidinha).

Quando elas se encontram na cidade, a família costuma almoçar no centro de Celebration, onde fica a casa. O restaurante favorito deles é o Antonio’s, também frequentado pelo piloto Rubens Barrichello e pelo cantor Jorge Ben Jor, outros brasileiros que possuem imóvel no bairro. Trata-se de uma área nobre da cidade e que conta com 4 400 residências, cujos preços variam de 300 000 a 5 milhões de dólares. “Quando fico sozinha com o Silvio, nosso único programa é ir ao supermercado”, afirma Iris. “Passamos o resto do dia dentro de casa.”
As férias atuais ganharam um significado especial para os Abravanel, graças a uma notícia que alegrou a família. Patricia, a única herdeira que tomou gosto pelas câmeras, trabalhando no SBT como apresentadora, descobriu que espera um filho do namorado, o deputado federal Fábio Faria (PSD). A novidade vinha sendo mantida em segredo, já que Patricia está com pouco mais de dois meses de gravidez. “O bebê foi feito aqui na Flórida”, comemora o vovô, orgulhoso da chegada do oitavo neto.
Aos 83 anos (dezenove a mais que a mulher), Silvio parece bem-disposto. Caminha diariamente e diz manter ainda uma vida sexual ativa sem a ajuda de aditivos químicos. “Meu estimulante é a Iris”, galanteia. O homem do Baú revela algum incômodo com certas transformações que acabaram ocorrendo em seu corpo com o avanço da idade. Além das rugas, que ele esconde com cirurgias plásticas no rosto, lamenta estar ficando mais baixo. Da época em que serviu no Exército como paraquedista, diz se lembrar de ter 1,80 metro. “Hoje estou medindo 1,77, ou seja, encolhi”, surpreende-se. Seus 82 quilos são fruto de uma dieta que inclui muitos doces, sorvetes e filé-mignon.
“A Iris cozinhou risoto de quinoa um dia desses. Não gostei. Quinoa… quem já ouviu falar nisso? Rarrai. Isso é arroz de pobre, arroz que não cresceu”
“A Iris cozinhou risoto de quinoa um dia desses. Não gostei. Quinoa… quem já ouviu falar nisso? Rarrai. Isso é arroz de pobre, arroz que não cresceu”

(Foto: Sheila Oliveira)
Silvio enfrentou problemas recentes de saúde. Em julho do ano passado, o apresentador retirou a próstata. Como consequência, hoje usa uma cueca especial que, na prática, funciona como uma espécie de fralda para absorver as gotas de urina que pingam de forma espontânea. “Isso é normal, logo vai passar”, ameniza Iris. O apresentador não tem o menor constrangimento em falar sobre o assunto. “Olha, as cuecas são extraordinárias, não deixam vazar nada”, conta, exibindo, em seguida, um pedaço da própria.

Mais recentemente, ele passou por outro tratamento importante. Há três meses, retirou um câncer de pele na perna direita. O procedimento foi realizado em São Paulo, na clínica do maior urologista do país, Miguel Srougi. “Era uma ferida, que virou um tumor e agora foi removida. E só”, explica Silvio. Ele diz não ter medo da morte. “Sou uma pessoa de sorte. Não levei a vida, a vida que me levou. Não tenho grandes sonhos, mas uma coisa que eu gostaria é de morrer sem precisar ir ao hospital.” Outro de seus desejos é ser enterrado em “campo hebreu”, ou seja, em um cemitério judaico. Seus pais eram judeus (o pai nasceu na Grécia, enquanto a mãe, na Turquia).
Alguns dos hábitos e manias de Silvio são espantosos para quem figura na lista dos maiores bilionários do mundo. Em Orlando, Silvio usa roupas baratas compradas no Wal Mart. “Não sei onde ficam a Gucci ou a Prada daqui, nem passo perto dos outlets”, afirma. Um de seus xodós atuais é um relógio de pulso, adquirido por 5 dólares, que dispara alertas em espanhol. “Acordo todos os dias com esse despertador esquisito”, reclama Iris. Por uma questão de gosto do marido, o casal só embarca para os Estados Unidos na classe executiva. “Acho a primeira classe muito cara e não costumo jogar dinheiro fora”, justifica o apresentador.
Silvio Santos: “Vi recentemente 54 capítulos de Breaking Bad, além de todos os de House of Cards e Orange Is the New Black”
Silvio Santos: “Vi recentemente 54 capítulos de Breaking Bad, além de todos os de House of Cards e Orange Is the New Black”

(Foto: Divulgação)
Uma das histórias que melhor ilustram o perfil ultraeconômico de Silvio ocorreu em território americano. Numa viagem a Miami, anos atrás, ele acabou se distraindo ao volante e passou o sinal vermelho. Um guarda correu ao seu encalço e lhe aplicou uma multa. “Eu disse que não tinha dinheiro para pagar, então me levaram para a delegacia”, lembra Silvio. “Chegando lá, falaram que eu precisava quitar os 25 dólares da infração. ”Ele tentou insistir novamente na mentira de que não possuía recursos, mas acabou desistindo depois da ameaça de passar a noite na cadeia. Antes de ir embora, descobriu ser possível entrar com um recurso para pedir o reembolso do valor numa corte. No dia seguinte, estava a postos na frente do juiz, que lhe perguntou se era culpado ou inocente. “I don’t speak English”, respondeu o homem do Baú, falando quase a verdade (domina o básico do idioma americano). O magistrado não engoliu a desculpa e aproveitou para passar uma descompostura no réu: “Não precisa falar inglês, afinal um sinal vermelho no trânsito significa a mesma coisa em qualquer lugar do mundo”. Ao final, de tanto reclamar no tribunal que o prejuízo abalaria suas finanças pessoais, Silvio acabou recebendo de volta 10 dólares. Ou seja, a tal da multa ficou por 15 dólares. Rarraiiii!
ENTREVISTA:
"NÃO TENHO SONHOS. AOS 83 ANOS, SEI QUE POSSO EMBARCAR A QUALQUER MOMENTO"
A seguir, trecho da conversa com Silvio Santos em sua casa em Orlando, concedida ao lado de sua mulher, Iris Abravanel. A entrevista completa pode ser acessada naversão gratuita do iPad da revista.
Como é a rotina do senhor aqui em Orlando?Acordo por volta das 8h30, me visto e ando na máquina (esteira) por setenta minutos. Depois vou tomar banho e desço para o andar de baixo umas 11h30. Só então vou comer alguma coisa. Não tenho fome quando acordo. Aliás, não sinto fome. Eu nunca almoço. Também nunca fui de comer a cada três horas, como os médicos pedem. Eu e a Iris vamos ao mercado todos os dias e, à noite, vemos filmes ou seriados. Adoro o Netflix. Vi recentemente 54 capítulos de Breaking Bad, além de todos os de House of Cards e Orange Is the New Black. De filmes, assisti nesta semana a Miss Simpatia 2, com a Sandra Bullock, e outro com o Al Pacino cujo nome não lembro…Levo a vida mais comum e simples do mundo.
Também faz esteira em sua casa de São Paulo? Sim, mas eu estava com problema e tinha parado. Sofri uma batida aqui na perna direita que acabou originando um câncer de pele, então meu médico fez uma incisão. Não fiquei internado nem nada, fui até o consultório do doutor Miguel (Srougi), ele deu uma anestesia e tirou o tumor. Isso foi há três meses. Voltei a andar na esteira todo dia aqui em Orlando. Agora estou com outra ferida na mesma perna; não sei ainda o que é.
Além dessa cirurgia na perna para tirar o câncer, o senhor passou por outra operação recentemente?No dia 4 de julho do ano passado, tirei a próstata. Ainda está pingando urina sem eu querer. Estou com raiva. Tenho de usar uma cueca especial que é um espetáculo. Não é fralda, tem um tecido que absorve o líquido. É comprada aqui nos Estados Unidos.
O senhor ainda tem vida sexual?A cirurgia não inibiu nada. Dá para ter.
O senhor toma remédio antes das relações?(Risos e interferência de Iris — “Você não vai responder a isso, né?) Não tomo. O meu remédio é a minha mulher.
E medicamento para dormir?Sim, tom o Stilnox todas as noites.
O senhor começou a trabalhar como camelô aos 14 anos e se transformou no maior comunicador do Brasil. Tem algum sonho que não conseguiu realizar?Não tenho sonhos. Quero continuar vivendo até quando der.Como sei que vou morrer, quero morrer sem ir para o hospital. Não chega a ser um sonho, mas uma coisa que desejo. Aos 83 anos, sei que posso embarcar a qualquer momento.
Tem algum arrependimento?Não me arrependo de nada. Eu posso dizer que não levei a vida, a vida é que me levou. Eu nunca fiz planos. Até virei candidato à Presidência da República (em 1989) sem premeditar. Cheguei a São Paulo em 1954, fiz rádio e televisão. Adoro trabalhar.
O senhor costuma rezar?Só rezo no dia do perdão judaico, o Yom Kippur. Vou à sinagoga uma vez por ano, portanto. Frequento a sinagoga dos judeus egípcios, nos Jardins. Não importa a religião, mas é importante se comunicar. Deus me deu muita sorte. Eu vou ser enterrado em campo hebreu. Meu pai falou e eu cumpro: rezo por ele todo dia do perdão. É uma incumbência que tenho do meu pai.
O senhor consta no ranking de bilionários brasileiros e evita luxos, como viajar em primeira classe. Por quê?Eu não jogo dinheiro fora. As passagens de primeira classe são muito caras. Por que vou andar na primeira classe se ela é igual à executiva? Só andaria nessa categoria caso pudesse sair do avião por algum compartimento especial e me salvar se houvesse alguma pane.
Muitos milionários brasileiros compram seus próprios jatos para não andar em voos comerciais...Não aceito avião nem de graça. Se alguém me der um de presente, eu recuso. É muito melhor desembarcar de um avião comercial e estar livre para fazer suas coisas. Eu tenho uma vida muito simples; então, por que complicar?
É verdade que o senhor lava a louça aqui em Orlando?Rarrai… Eu adoro lavar louça, ainda mais com os produtos extraordinários que existem nos Estados Unidos. Você coloca o sabão dentro do cabo de um limpador, o líquido chega até a bucha e aquilo lava que é uma beleza. Rarrraiii. Sai toda a gordura da panela. Depois eu coloco a louça na máquina, mas eu não confio só nela. Eu lavo a louça porque a Iris faz a comida. Assim ela não reclama que fico sem fazer nada. Somos uma boa dupla. Em São Paulo, não lavo louça. É outro esquema. Para eu chegar à cozinha da minha casa, tenho de andar mais de 30 metros.
Qual é o seu prato predileto?Filé-mignon com queijo. Mas eu como de tudo, principalmente doces. Eu adoro sobremesas e sorvetes. Um dia desses, a Iris fez batata assada com manteiga. Ficou uma delícia. Mas ela também cozinhou risoto de quinoa na mesma ocasião. Não gostei. Quinoa parece arroz de pobre. Quinoa… quem já ouviu falar nisso? Rarrai. Isso é arroz de pobre, arroz que não cresceu.
E a seção preferida no supermercado?Vou ao mercado todos os dias, geralmente ao Publix ou WalMart. Adoro supermercado. No Brasil, nunca entrei em um. Os brasileiros por aqui são educados comigo quando me encontram. Alguns ficam escondidos e pedem a algum amigo do grupo para tirar foto. Aí eu tiro o retrato e aparecem mais dez para fazer o mesmo. Quando posso, tiro foto com todos. Mas tem hora em que isso é impossível.
Também visita os famosos outlets da cidade?Gosto de comprar roupas no WalMart, nem sei onde fica Gucci ou Prada. Por esta bermuda mesmo (aponta para a bermuda azul-marinho que veste na ocasião), paguei 18 dólares. Comprei seis iguais em cores diferentes.
Vocês têm catorze cachorros. Por que apenas dois deles estão por aqui?Esses têm passaporte, são privilegiados. Um é o meu guarda costas,o Bolha (lhasa apso). Ele vai aonde eu vou. Já o Tito (poodle) é apaixonado pela Iris. Fica no pé dela o tempo todo. Eu até acho que esse cachorro é bicha, mas ele já teve cinco filhos.
O senhor é um grande consumidor de cosméticos?Nada, eu passo só desodorante. Sou alérgico a perfume e também a tinta de revista e de jornal. Eu leio, mas dou um espirro atrás do outro. No auditório mesmo, não posso chegar muito perto das mulheres porque o perfume estraga as cordas vocais.
Já fez quantas plásticas? Três. Em um ou dois anos, devo fazer outra. Mas Botox eu nunca apliquei.
Se o senhor tivesse 20 anos e recebesse uma herança de 500 000 reais, em que investiria? Iria abrir qualquer negócio cujo principal foco fosse vendas, afinal sou vendedor desde os 14 anos de idade.
Quem são os seus melhores amigos?O Jassa é quem mais tem contato comigo. Vou ao salão dele um dia sim, outro não. Só isso. Mas ele não viaja comigo, não vai à minha casa. Eu gosto do Jassa, o cabelo que ele faz em mim me modifica muito e é melhor do que cirurgia plástica.
Por quem o senhor sente admiração?Eu sou admirador do Pelé e do Roberto Carlos. Já pensei em fazer uma reportagem comigo, Pelé, Roberto e também o Lula. Somos as quatro pessoas mais populares do Brasil. O povo gosta de nós, independentemente do que façamos.
É verdade que sua filha Patricia está grávida? Está grávida, sim. Estamos muito contentes, foi a melhor surpresa dessas férias. Ela deve estar com mais ou menos dois meses de gestação. Aliás, o bebê foi feito aqui na Flórida.
O senhor sente ciúmes dos seus genros? Não, eu sentia ciúme era da Iris. Mas hoje não sinto mais. Rarraiii (sentada ao lado dele, a mulher não se aguenta: “Ele tem ciúmes até dos cachorros. Ele me monopoliza até hoje. Ele me absorve. Ele só não liga muito porque telefone para ele parece batata quente”.
O que o senhor acha da polícia americana, que quase prendeu a equipe de VEJA SÃO PAULO na tentativa de fazer uma reportagem com senhor? Raraiii Eu acho que o Brasil deveria ter uma polícia igual. Quando um guarda chegou aqui na porta da minha casa, achei que fosse para reclamar que os cachorros saíram correndo atrás de um vizinho. A turma que mora por aqui é sensacional, ajuda a cuidar da casa. Foram eles que chamaram a polícia por causa de vocês. Estranharam a presença de um carro diferente aqui no bairro. Os vizinhos não podem ver nada de errado que já ligam para a polícia. Mas sorte que não prenderam vocês. Raraiii!
Quando está em férias nos Estados Unidos, costuma ir aos parques da Disney? Faz tempo que eu não vou. Mas quando os netos estão por aqui, curtimos bastante. Eu já gostei mais dos parques. Quando minhas filhas eram pequenas, vínhamos três vezes por ano. Se alguém for conhecer o parque do Harry Potter, já aviso para se preparar porque soube que a fila dos brinquedos demora duas horas.
O senhor consegue se desligar totalmente do trabalho? Funcionários do SBT dizem que o senhor, mesmo estando nos Estados Unidos, não deixa de acompanhar a audiência minuto a minuto. Hoje não acompanho mais, mas já fiz isso bastante. Tenho os profissionais certos para determinadas funções. Atualmente, fico de olho naquele programa que não dá certo para ver se vou tirar do ar. Como nas minhas empresas, eu entrego tudo aos profissionais. No SBT são mais de 2 000 funcionários. No grupo, devo ter perto de 4 000 pessoas.
Como teve a ideia de entrar no mercado de cosméticos? Eu entrei no ramo pela quantidade de propagandas do segmento que eu via na TV quando vinha aos Estados Unidos. Daí eu abri uma fábrica, a Chanson. O objetivo era fazer uma venda tipo Avon, no esquema porta a porta. Só que contratei o executivo errado para tocar o negócio e, tempos depois, acabei vendendo a empresa para O Boticário. Mas nunca saiu da minha cabeça a vontade de ter uma empresa de cosméticos, então voltei a esse mercado anos depois com a Jequiti.
Como o senhor interfere na Jequiti? Quem escolhe as coisas da empresa é o presidente da companhia, o Lásaro do Carmo Junior. Ele começou a ir atrás de pessoas famosas para fazer os perfumes das estrelas. Estamos lançando agora o perfume desse rapazinho, o Justin Bieber. Entramos em contato com quem dirige as estrelas e elas ganham com a venda de cada produto. A Adriane Galisteu, sempre que fala comigo está satisfeita. Eles ganham uma porcentagem em cima de cada venda de produto.
O senhor se acha um especialisa em classe C por vender produtos para esse segmento? Não. O meu programa é popular e atinge a classe C, mas não fico pensando em produtos apenas para esse grupo. Meu programa é feito para ser facilmente digerido por todo mundo.
O senhor ainda dirige o próprio carro? Sim, mas aqui nos Estados Unidos a Iris prefere dirigir. Ela diz que erro os caminhos. Digo que vou usar o GPS, mesmo assim ela não deixa.
Em uma entrevista antiga, o senhor dizia que gravava fitas com os cultos do pastor Edir Macedo para escutar no carro, enquanto dirigia no trânsito. Ainda faz isso? Não, no carro só escuto a Jovem Pan. O Edir Macedo me chama a atenção pela forma como fala. Esse novo empreendimento dele é uma grande ideia (o Templo de Salomão, em construção na Zona Leste). Vai ser um ponto turístico de São Paulo.
O senhor é amigo do Edir Macedo? Não. Mas eu li os três livros sobre ele, a biografia e os dois últimos. Acho que o Edir fez uma bela obra. Ele ajudou mesmo, tirou muita gente do álcool e das drogas. Pode ter defeitos, mas as qualidades dele são mais importantes.

Os Azuis Turma da Mônica Os Azuis - Desenhos

Turma da Mônica Cebolinha O Mônico - desenhos


Poá - Passarela da CPTM - Demolição não tem prazo para terminar


Demolição não tem prazo para terminar
Fábio Miranda
Da Redação
Mayara de Paula

Apesar da data limite estar indefinida, obras na passagem de pedestres estão em ritmo acelerado
Dat

A demolição da passarela que dá acesso a estação Poá, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) não tem prazo estimado para ser concluída. A informação é do engenheiro da obra, Rafael Pugliese. No último dia 1º, o próprio profissional havia estimado que os serviços do lado sul da passagem de pedestres levaria 45 dias para serem finalizados, conforme o Dat publicou na edição de 4 de fevereiro.
Segundo Pugliese não tem como definir os prazos para uma intervenção como essa e um dos motivos é a própria operação comercial da CPTM, que interfere nos trabalhos. "Na verdade não existe um prazo estimado para a demolição da passarela e escadaria. Se fosse um local onde não tivesse movimento seria mais rápido, mas com os trens passando a todo o momento os trabalhos ficam mais lentos", argumentou.

O engenheiro também comentou que esta é somente a primeira fase do projeto, onde já é possível notar a parte da plataforma no sentido Guaianazes interditada. Uma estrutura de madeira foi construída para quem utiliza o trem com destino a estação Estudantes. Na segunda fase das obras as intervenções serão alternadas. "Quando começar a outra parte, aquela plataforma provisória irá para o outro lado (sentido Guaianazes) e parte utilizada pelos usuários hoje (sentido Estudantes) será interditada".

Concluídas as intervenções a estação de Poá contará com duas escadas rolantes internas com acesso às plataformas e quatro elevadores, sendo dois deles no interior da estação. O investimento para a reforma do local é de R$ 16,1 milhões. A previsão de entrega da reforma é até novembro deste ano.

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Corredor custará R$ 336 mi e obra começará em 2015 - Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz

Transporte
Dat
Além de interligar quatro municípios, estão previstos terminais e estações de transferência
Cibelli Marthos
De Ferraz 
Daniel Carvalho
Alckmin assinou contrato ontem em Ferraz com o Consórcio Projeto BRT Arujá
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve ontem em Ferraz de Vasconcelos para anunciar a execução dos projetos básico, executivo e ambiental do Corredor BRT Metropolitano Alto Tietê, que irá interligar os municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos e contará com uma alça de acesso à rodovia Ayrton Senna (SP-70). A previsão é de que os projetos, orçados em R$ 10,4 milhões, sejam concluídos em dezembro deste ano e a obra comece em 2015, para ser finalizada no primeiro semestre de 2016. O investimento total por parte do governo estadual é de R$ 336 milhões. Para que o corredor seja instalado, a expectativa é que poucas desapropriações sejam feitas, já que serão aproveitadas estradas existentes e também canteiros centrais das vias.

"Estamos assinando contrato com o Consórcio Projeto BRT Arujá, formado pela Vetec e pela Walm, para que seja construído o maior corredor de ônibus da Região Metropolitana de São Paulo. Será um investimento para melhorar a vida da população. Não será uma obra para beneficiar quem tem carro próprio, não teremos viadutos novos. O que vamos ter é um transporte coletivo de qualidade", destacou.
No evento, foi apresentado um vídeo de dois minutos com detalhes do projeto. O corredor atenderá 47 mil passageiros por dia, que serão transportados em uma frota de 67 novos ônibus, sendo 55 articulados. Todos os veículos terão ar-condicionado, portas mais largas para embarque e desembarque, GPS, monitoramento por câmera e sistema WiFi. Está prevista ainda a construção de terminais de embarque e desembarque e de transferência de passageiro com plataformas no nível do coletivo.

Esses pontos terão painéis eletrônicos informativos, cobertura termoacústica, sistemas de iluminação que propiciam economia de energia elétrica, sistema de captação de águas pluviais, além de estruturas para captação de energia solar. Todos esses detalhes fazem parte do sistema Bus Rapid Transit (BRT), que está sendo empregado no projeto do Corredor Metropolitano.


Terminais
Com 20,9 quilômetros de extensão, o corredor foi divido em três trechos, sendo o primeiro em Arujá (avenidas Renova dos Santos e João Manuel) com a previsão de instalação de quatro estações de embarque, uma estação de transferência e um terminal de integração. Já em Itaquá, o projeto prevê 14 estações de embarque e uma de transferência na região do Monte Belo. O último trecho envolve também Ferraz e Poá e conta com oito estações de embarque, um terminal de integração (em Ferraz) e obras de adequação no terminal já existente na Cidade Kemel, em Poá.

Itaquaquecetuba - Secretaria realiza obras para acabar com buracos


Osvaldo Birke/pmi

Previsão é de que o serviço seja concluído em, no máximo mais uma semana na avenida Ítalo Adami
Dat

A Secretaria de Serviços Urbanos de Itaquaquecetuba realiza uma obra para acabar com os buracos na avenida Ítalo Adami, na altura do número 150, no bairro Rancho Grande.

A medida é uma antiga reivindicação dos moradores e pretende solucionar o problema que aparece frequentemente devido ao acúmulo de água no local.

Segundo o secretário de Serviços Urbanos, Laerte Vanderley, a obra consiste na colocação de cinco tubos subterrâneos para a drenagem de águas pluviais, uma boca de lobo e um sarjetão feito de concreto para o escoamento das águas até a galeria.
Este é um serviço muito aguardado pelos moradores daquela localidade e também pelos motoristas que cruzam diariamente a via, principalmente as linhas de ônibus que circulam pelo local.

Para Vanderley, o trabalho da prefeitura resolverá o problema da avenida. "Demoramos um pouco para realizar esta obra porque estávamos fazendo estudos de como eliminar este problema na avenida. Também tinha a dificuldade financeira. Acreditamos que em no máximo uma semana a obra estará pronta", declarou o secretário de Serviços Urbanos

Maior navio de cruzeiro no país tem escadas de cristal e piscina infinita Com pedras da marca Swarovski, cada degrau custou R$ 16,5 mil. MSC Preziosa tem também maior toboágua de cruzeiro do mundo.

Flávia MantovaniDo G1, em Santos - a repórter viajou a convite do Projeto Emoções

Escadas de Swarovski na recepção viraram cenário para fotos de passageiros (Foto: Flávia Mantovani/G1)Escadas de Swarovski na recepção viraram cenário para fotos de passageiros (Foto: Flávia Mantovani/G1)
As escadas da recepção do navio MSC Preziosa são concorridas, e não só por causa das pessoas que querem subir ou descer de um andar para o outro. Cheias de cristais da marca Swarovski, elas se transformaram em um dos cenários de fotos preferidos para os passageiros, que posam constantemente para as câmeras de amigos e familiares em cima dos degraus cintilantes.
Escada dourada na primeira classe do navio é feita de cristais Swarovski (Foto: Flávia Mantovani/G1)Escada dourada na primeira classe do navio
é feita de cristais (Foto: Flávia Mantovani/G1)
No hall principal, são quatro escadas com 50 cristais em cada degrau. Na primeira classe do navio, há outra também cheia de cristais Swarovski, mas na coloração dourada. Cada degrau custou em torno de 5 mil euros (cerca de R$ 16,5 mil) e o preço total de cada uma das escadas é de 80 mil euros (mais de R$ 265 mil).
Lançado em março de 2013 na Itália pela atriz Sophia Loren e em novembro no Brasil pela apresentadora Xuxa, o Preziosa é o maior navio de cruzeiro que já navegou pela América do Sul.
A exemplo das escadas de pedras nobres, tudo nele é feito para impressionar: são 18 deques (como são chamados os andares dos transatlânticos), 1.751 cabines e capacidade para 4.345 hospedes. A embarcação pesa 140 mil toneladas e tem 330 m de extensão -- quase cinco vezes mais do que o maior avião comercial do mundo, o A380.
Toboágua gigante, cinema 4D e piscina infinita
Passageiros relaxam em uma das piscinas do navio  (Foto: Flávia Mantovani/G1)Passageiros na piscina com borda infinita (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Entre as opções para entreter os passageiros estão cinema 4D, simulador de Fórmula 1, discoteca, boliche, 12 hidromassagens e cinco piscinas, uma delas com teto retrátil e outra com borda infinita (que dá a sensação de emendar com o mar). Para as crianças, há uma área com piscinas infantis e escorregadores.
Toboágua do navio MSC Preziosa (Foto: Flávia Mantovani/G1)Um trecho do toboágua de 120 m de extensão;
parte transparente se projeta para fora do
navio e passa por cima do mar
(Foto: Flávia Mantovani/G1)
Também fica no Preziosa um toboágua de 120 metros de extensão que é, segundo a companhia, o maior toboágua de navio do mundo. Chamado de Vertigo, ele tem um trecho transparente que passa por cima do mar.
Para comer e beber, há 20 bares e cinco restaurantes – um deles é um buffet gigantesco no 14º deque, sempre lotado. O teatro tem capacidade para 1,6 mil pessoas, o spa em tratamentos de beleza com propriedades de pedras preciosas e para os homens há uma “barbearia vintage”.
A primeira classe é chamada de Yacht Club e pretende ser uma espécie de iate dentro do navio. Os passageiros que ficam nessa área têm direito a mordomo particular e carta de vinhos e drinques 24 horas por dia. Também têm acesso, com seus cartões magnéticos especiais, a lounges e piscinas exclusivas, que não ficam repletas como podem ficar as demais áreas comuns do transatlântico.
O navio fica no país até o dia 19 de março. Ele parte do porto de Santos para minicruzeiros pelo Sudeste ou cruzeiros rumo ao Nordeste.
O navio MSC Preziosa visto de cima (Foto: Divulgação/MSC)O navio MSC Preziosa visto de cima (Foto: Divulgação/MSC)
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Uma das salas do spa do navio MSC Preziosa (Foto: Flávia Mantovani/G1)Uma das salas do spa do navio MSC Preziosa (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Espreguiçadeiras de uma das áreas para tomar sol do navio (Foto: Flávia Mantovani/G1)Espreguiçadeiras de uma das áreas para tomar sol do navio (Foto: Flávia Mantovani/G1)
Criança em uma das piscinas do transatlântico (Foto: Flávia Mantovani/G1)Criança em uma das piscinas do transatlântico (Foto: Flávia Mantovani/G1
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quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Governador Geraldo Alckimin esteve em Ferraz para assinatura do projeto de grande via

Carros recém-aposentados têm descontos de até R$ 4 mil

Gol, Golf e Ka antigos, Mille e Kombi não são mais produzidos.

Mas lojas ainda têm esses modelos à venda; algumas até cobram mais.

Do G1, em São Paulo
André Paixão 


Modelos como Fiat Mille, Ford Ka, Volkswagen Gol G4 (geração antiga), Golf (geração antiga) e Kombi tiveram a produção encerrada em dezembro passado, mas ainda podem ser encontrados nas concessionárias. O G1 consultou, entre o fim de janeiro e o início de fevereiro, 76 concessionárias que respondem pelo estoque de 125 distribuidores, em sete capitais (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Manaus) e encontrou descontos que podem chegar a R$ 4 mil. Veja abaixo.

grazie mille (Foto: Divulgação)

Grazie Mille é encontrado por até R$ 29.800 em
algumas concessionárias (Foto: Divulgação)
Fiat Mille
Preços iniciais sugeridos:
Economy 2 portas: R$ 22.540
Economy 4 portas: R$ 24.320


As últimas unidades do Mille saíram da fábrica da Fiat em Betim (MG) em dezembro. Como não atendia à obrigatoriedade de airbags e freios ABS, válida a partir deste ano, o Mille deixou o mercado após quase 30 anos.
Mesmo com o encerramento da produção, ainda há estoque em 22 das 28 concessionárias da marcas pesquisadas. Em todas elas, é possível encontrar a série especial de despedida Grazie Mille, mais cara. A maioria das lojas informou cobrar o preço de tabela, R$ 31.200. Mas havia descontos em concessionárias de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba e Manaus, chegando a R$ 29.800. Uma loja paulista, no entanto, vendia a série por R$ 32 mil, com sobrepreço de R$ 800.
A versão básica, Economy 2 portas, que no site da marca aparece com preço de R$ 22.540, foi encontrada apenas em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. O menor valor pedido foi de R$ 20 mil, na capital paulista. A mesma versão, mas com 4 portas, só estava disponível em Manaus, Belo Horizonte e Curitiba. E, na maioria das vezes, com sobrepreço.

Ford Ka (Foto: Divulgação)

Ford Ka deixou de ser produzido para dar lugar a
uma nova geração (Foto: Divulgação)
Ford Ka
Preços sugeridos:
Básica: R$ 24.200
Intermediária: R$ 26.700
Completa: R$ 28.600

Com a proximidade do lançamento do Novo Ka, que deve chegar ainda no primeiro semestre deste ano, e a ausência de airbag e freios ABS, a atual geração do compacto deixou de ser produzida em dezembro passado. Nas 24 revendas da Ford pesquisadas, o Ka foi encontrado apenas em metade delas.
Cinco concessionárias tinham a versão mais simples, sendo que três delas ofereciam descontos de, no máximo, R$ 1.300. Por outro lado, uma distribuidora do Rio de Janeiro informou um sobrepreço de R$ 1.800.
Os maiores descontos estão nas unidades mais completas. Em São Paulo, o Ka com todos os opcionais pode ser encontrado por R$ 27.400, já com pintura metálica. O valor está R$ 1.900 abaixo da tabela.

Gol G4 Ecomotion (Foto: Divulgação)

Gol G4 não possui freios ABS nem airbags, e será
substituído pelo Up! (Foto: Divulgação)
Volkswagen Gol G4
Preços sugeridos:
2 portas: R$ 26.050
4 portas: R$ 28.130

O Gol G4, além de não atender às novas normas de segurança, também dá adeus ao mercado porque foi substituto pelo Up!, que chega no final do mês.
De acordo com as lojas consultadas, há poucas unidades ainda à venda, sendo que os estoques já se esgotaram em concessionárias de Fortaleza e Belo Horizonte.
O hatch foi encontrado em apenas oito das 24 autorizadas Volkswagen pesquisadas, sempre com desconto. Na maioria dos casos, a única opção disponível para o cliente era a de duas portas. O menor desconto informado foi de R$ 2.550, e o maior, de R$ 3.060. Na tabela da Volks, o Gol G4 custa a partir de R$ 26.050, com duas portas, e R$ 28.130, com quatro portas.

VW Golf Limited Edition (Foto: Divulgação)

VW Golf é encontrado apenas na versão Sportline,
quase sempre com motor 1.6 (Foto: Divulgação)
Volkswagen Golf
Preços sugeridos:
Sportline 1.6: R$ 58.900
Sportline 1.6 Limited Edition 1: R$ 61.715
Sportline 1.6 Limited Edition 2: R$ 62.661
Sportline 2.0 Tiptronic: R$ 64.370
Sportline 2.0 Tiptronic Limited Edition 2: R$ 68.131

O Golf vendido no Brasil antes da chegada da sétima geração estava em linha desde 2007, praticamente sem mudanças desde então. Agora, com um hatch mais moderno, a marca confirmou que encerrou a produção do antigo Golf em dezembro. Mas ele ainda consta no site da marca, em quatro versões.
Na prática, há descontos, quase sempre generosos. A versão mais fácil de ser encontrada é equipada com algum dos pacotes Limited Edition, que inclui teto solar, bancos esportivos de couro e, no caso da mais completa, rodas de liga leve aro 17.
O preço mais baixo verificado foi de uma concessionária em Curitiba, onde uma unidade com o pacote Limited Edition 1 era oferecida com R$ 3.661 de desconto, por R$ 59 mil, valor praticamente idêntico ao da versão Sportline básica.
O Golf equipado com câmbio automático só foi encontrado em duas concessionárias, sempre na versão Sportline. Em Curitiba, o desconto foi de R$ 3.170, enquanto, em São Paulo, o abatimento era de apenas R$ 131.

Kombi (Foto: Flavio Moraes / G1)

Kombi Last Edition pode ser encontrada com até
R$ 4.000 de desconto (Foto: Flavio Moraes / G1)
Volkswagen Kombi
Preços sugeridos:
Furgão: R$ 48.120
Standard: R$ 52.070
Last Edition: R$ 85.000


A Kombi deixou o mercado como o veículo que mais tempo ficou em produção no país. A veterana era fabricada desde 1953.
Para celebrar o fim da Kombi, a Volkswagen criou a série especial Last Edition, limitada a 1.200 unidades. Ela vem com pintura em dois tons, bancos em vinil, cortinas em tear azul, pneus com faixa branca e placas de identificação numeradas. O preço? Salgados R$ 85 mil.
Das 24 lojas pesquisadas, a Last Edition era vendida pelo preço de tabela em oito, com desconto em três e sobrepreço em outras três. O maior desconto foi de R$ 4 mil, e o maior acréscimo, de R$ 4.900, chegando a R$ 89.900.
Versões “comuns” da veterana também foram encontradas. Na Furgão, todas as revendas informaram que dão descontos, que chegaram a R$ 3.120. Uma loja de Brasília se aproveitou do fato de ser a única do Distrito Federal onde havia o modelo Standard, para passageiros, e o vendia com sobretaxa de R$ 3.430.

AVIONICOS - SENAI-SP INAUGURA ESCOLA MÓVEL Pioneiro no Brasil a Escola Móvel inova e traz mais mobilidade e qualidade à formação de profissionais no setor


SENAI-SP inaugura a primeira escola móvel de aviônicos do Brasil. A unidade móvel oferecerá cursos para os segmentos de manutenção e fabricação de aeronaves. Foto: Julia Moraes/Fiesp

Felipe Agne,
Agência Indusnet Fiesp, de São Carlos


Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (SENAI-SP) inaugurou, na  sexta-feira, no Museu da TAM, em São Carlos, no interior de São Paulo, a primeira escola móvel de aviônicos do Brasil. A solenidade de abertura contou com a participação do presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do SENAI-SP, Paulo Skaf.

A unidade móvel de capacitação profissional oferecerá cursos para os segmentos de manutenção e fabricação de aeronaves, contemplando toda a eletrônica embarcada presente nesses aparelhos, como sistema de navegação, comunicação e controle de voo. Os programas terão como foco a formação inicial e a formação continuada e terão carga horária variável de 40 a 200 horas.

“Estamos fazendo cinco unidades móveis de aviônicos e vamos dar o nome de Fernando (Botelho) à esta primeira unidade móvel de aviônicos, que vai rodar o estado, que vai levar conhecimento, o espírito e o nome de nosso companheiro e amigo Fernando de Arruda Botelho”, disse Skaf, numa referência ao empresário de mesmo nome falecido no ano passado e que agora é patrono de uma escola do Serviço Social da Indústria de São Paulo (SESI-SP) em São Carlos.

Dentre os cursos que serão oferecidos estão: fios e cabos condutores; confecção de cablagens; sistema de radiocomunicação; instrumentos e sistemas aviônicos; painéis de instrumentos; sensores analógicos; sensores digitais; e mecanismos de pressão diferencial.

O objetivo do SENAI-SP é disponibilizar a escola móvel para todo o estado de São Paulo e atender a demanda por mão de obra especializada de aeroclubes, aeródromos e empresas aéreas. O SENAI-SP construirá outras três unidades móveis de aviônicos, o que representará investimento de cerca de R$ 7 milhões para essa modalidade de atendimento.

Setor em expansão

O Brasil é responsável pela segunda frota de aeronaves do mundo, com quase 20 mil aviões, incluindo equipamentos de grande porte, helicópteros, aviões agrícolas e experimentais. Atualmente, operam no país 50 empresas aéreas estrangeiras e 173 de táxi aéreo.

Também estão entre as metas do SENAI-SP para o setor de aviação a construção do Centro SENAI de Tecnologias Aeronáuticas, no Parque Tecnológico de São José dos Campos, e a criação do Instituto de Inovação em Defesa, totalizando aporte superior a R$ 90 milhões. Os empreendimentos somarão mais de 21 mil metros quadrados de área construída. A escola de alta tecnologia que será construída no Vale do Paraíba oferecerá 5,8 mil matrículas por ano para cursos de formação inicial e continuada.

O SENAI-SP oferece programas regulares de capacitação profissional para a área de aviação nas escolas da rede instaladas nos municípios de São Carlos, São José dos Campos e Botucatu, totalizando 452 matrículas.

SENAI-SP - PROFESSORES RECEBEM TREINAMENTO DA PRICE INDUCTION Professores de Manutenção Aeronáutica do SENAI-SP recebem treinamento da Price Induction


Professores do SENAI-SP receberam em outubro em São Carlos – SP o treinamento para a operação da recém-adquirida estação avançada de montagem e desmontagem de um turborreator aeronáutico WESTT-SE-HP da Price Induction.

“O mercado aeronáutico está precisando hoje de profissionais proativos e prontos para atuar em aeronaves e sistemas de última geração, já no momento do ingresso na vida profissional. A formação de técnicos em motores antigos ou acidentados, muitas vezes da década de 70, está chegando ao seu limite”, diz Clecios Vinícius Batista, coordenador do Projeto de Aviação do Senai.

A estação WESTT-SE-HP é composta pelo conjunto de alta pressão de um turbofan DGEN 380, motor ideal para um treinamento versátil, pois possui o tamanho de uma turbina de helicóptero, a arquitetura de um turbofan da aviação comercial e o desempenho de um turborreator da aviação geral. Ela é fornecida com todas as ferramentas específicas e padrões necessárias para a montagem e desmontagem completa do conjunto, armazenadas numa bancada volante de padrão aeronáutico. A sequencia de operações pode ser visualizada através de animações em 3D nas quais o aluno pode efetuar cortes ou medidas, familiarizando-se também com conceitos de desenho técnico.

“Como o mercado está em permanente evolução, a utilização de equipamentos didáticos modernos e o aperfeiçoamento contínuo dos professores permite ao SENAI-SP capacitar os futuros mecânicos aeronáuticos em tecnologias mais avançadas, habilitando-os a lidar com os novos desafios do setor aéreo“ diz Stéphane Brand, diretor da Price Induction Brasil.

Sobre o SENAI e o SENAI SP

Ao longo de 70 anos de história, o SENAI projetou-se como a maior instituição de educação profissional e tecnológica da América Latina. Presente em todas as unidades da Federação, apoia empresas de uma extensa gama de setores industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de Serviços técnicos e tecnológicos. As ações formativas realizadas em suas escolas, nas empresas ou a distância alcançam os três níveis da educação profissional — básico, técnico e tecnológico —, formando jovens para o primeiro emprego e provendo educação continuada para os profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Os serviços técnicos e tecnológicos oferecidos pelo SENAI incluem assessoria, consultoria, pesquisa aplicada, design, serviço laboratorial e informação tecnológica.

O SENAI-SP tem contribuído com parcela muito expressiva da produção do SENAI nacional por meio de cursos de aprendizagem, técnico, superior e de pós-graduação, bem como de programas de formação inicial e continuada e de educação a distância.

Em diversos casos, as ações educativas são promovidas em parceria com entidades dos setores público e privado, ampliando o poder de penetração da instituição.

Refletindo a diversidade e a pujança da indústria paulista, o SENAI marca presença em um grande número de localidades do Estado de São Paulo, atendendo setores industriais representados no território paulista. São hoje 164 unidades de ensino próprias, entre escolas fixas e móveis.

Sobre a Price Induction

Price Induction é uma empresa francesa, que desenvolve e fabrica turbofans leves, de arquitetura corpo duplo e fluxo duplo, configuração hoje em dia a mais usada na aviação comercial. Com escritórios no Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a Price Induction foi diretamente apoiada pelo grupo Safran, uma das empresas líderes mundiais na fabricação de turborreatores.

As turbinas produzidas pela Price Induction deverão revolucionar o mercado da aviação geral e executiva leve nos próximos anos, podendo motorizar aeronaves, tripuladas ou não (VANTs), de última geração. Não existe no mundo outra turbina com consumo tão baixo nas suas condições de vôo.

Após mais de dez anos de experiência em concepção e fabricação de turbinas aeronáuticas, a Price Induction desenvolveu uma linha de produtos chamada WESTT (Whole Engine Simulator Turbine Technology), dedicados ao ensino em universidades e escolas técnicas especializadas.

As bancadas didáticas (Linha WESTT) já são utilizadas nas grandes instituições de ensino da França - Arts et Métiers Paris Tech, Centre de Bordeaux – Talence, IPB/Einserb – Matmeca, Université de Bordeaux 1/CR-IMA e ESTIA, nos EUA – Georgia Tech e NASA, no Oriente Médio – Universidade de Balamand no Líbano e já iniciaram sua trajetória no Brasil através de instituições como SENAI SP e a tradicional escola de aviação EWM - Aviation Ground School em São Paulo/SP.

A Price Induction Brasil está estrategicamente localizada em São José dos Campos, SP

Banco do Povo de Mogi das Cruzes concede mais de R$ 7,5 milhões em empréstimos

Banco do Povo de Mogi concede mais de R$ 7,5 milhões em empréstimos

O Banco do Povo de Mogi das Cruzes vai completar 13 anos de atividades no próximo dia 15 de março e exibe resultados expressivos na concessão de empréstimos


Prestes a completar 13 anos de atividades em Mogi das Cruzes, o Banco do Povo Paulista, programa de concessão de crédito para pequenos e micro empreendedores, ultrapassou a cifra dos R$ 7,5 milhões concedidos sob a forma de empréstimos em sua linha histórica. Até janeiro de 2014, foram exatamente 2.357 contratos assinados, que correspondem ao valor de R$ 7.543.841,75

Os bons resultados no número de atendimentos e de contratos assinados é reflexo direto de uma ampla estratégia de divulgação adotada pela equipe da Prefeitura de Mogi das Cruzes, que firmou parcerias com entidades de orientação e atendimento a microempreendedores e passou a marcar presença em ambientes e eventos frequentados por aqueles que estão entrando no mundo dos negócios.

Uma dessas parcerias de sucesso, que será mantida em 2014, é com o Sebrae, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, que auxilia os empreendedores no planejamento do novo negócio. As equipes do Banco do Povo da Prefeitura se fazem presentes todas as segundas e terças-feiras em palestras que são concedidas e passam informações e benefícios do Banco do Povo Paulista. 

Outra ação estratégica é a divulgação do programa em parceria com os Centros de Iniciação Profissional (CIP) da Vila Natal e de Braz Cubas, que oferecem cursos profissionalizantes para os mais diversos segmentos profissionais. “Estaremos presentes novamente nos dois CIPS em 2014 e faremos a divulgação de sala em sala. Pudemos perceber que foi realmente a estratégia de divulgação que fez alavancar a procura pelo Banco do Povo, porque o produto é bom. O que falta é que todos os interessados saibam da sua existência e de toda a facilidade que ele oferece”, destaca Sueli Ikuta, coordenadora do programa em Mogi. 

Só em janeiro de 2014, o Banco do Povo de Mogi das Cruzes teve 20 contratos assinados, num valor total de R$ 101.407,58 concedidos como empréstimos. Isso representa um crescimento da ordem de 49,2% ante janeiro de 2013, mês em que 13 contratos foram assinados, gerando um montante de R$ 67.940,00. Com isso, já se projeta um grande para o primeiro semestre de 2014. Do segundo semestre de 2012 para o mesmo período de 2013, o acréscimo foi de 42,29%.

Do total dos contratos liberados, 50% são de profissionais da área do comércio e de prestadores de serviço. Isso segue a tendência observada no acumulado de 2009 até 2012. Ao longo desse período, a maioria dos empréstimos foi contraída por profissionais da área comercial. Outros setores recorrentes que buscam o Banco do Povo para investir e melhorar o próprio negócio são o alimentício, feirantes ou ambulantes. Artesãos, profissionais liberais, costureiros, cabeleireiros e manicures, agricultores e empreendedores do setor de transportes também aparecem na listagem, embora com menor recorrência. 

Ainda assim, o Banco do Povo continua tendo a disposição R$ 2.313.888,54 para a concessão de empréstimos. O valor tem de necessariamente ser aplicado no negócio, mas as condições são muito facilitadas, em especial no que se refere à taxa de juros, que é a mais baixa do mercado. Os interessados devem procurar o Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC), no saguão da Prefeitura. 

O aniversário de 13 anos do Banco do Povo Paulista em Mogi das Cruzes é no dia 15 de março. 

Sobre o programa

O Banco do Povo Paulista é o programa de microcrédito produtivo do Governo de São Paulo, executado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho, em parceria com prefeituras municipais. O programa é voltado à concessão de empréstimos para empreendedores formais ou informais, cooperativas e associações de produção formalmente constituídas, visando promover geração de emprego e renda. 

Os juros oferecidos são os menores do mercado: apenas 0,5% ao mês e nada mais. Não são cobrados IOF ou taxa de abertura de crédito. Pessoas físicas (que trabalham por conta própria, informalmente) podem obter até R$ 3 mil no primeiro empréstimo, se o período de atividade for menor que 6 meses. Se trabalham há mais de 6 meses no ramo, o primeiro empréstimo é de até R$ 5 mil, podendo chegar ao máximo de até R$ 10 mil no terceiro crédito, com prazo de pagamento variando de 2 a 24 meses. 

Pessoas jurídicas podem obter até R$ 5 mil no primeiro empréstimo, se o período de inscrição no CNPJ for menor que 6 meses. Se trabalham há mais de 6 meses no ramo, o primeiro empréstimo é de até R$ 7,5 mil, podendo chegar ao máximo de até R$ 15 mil no terceiro crédito, com prazo de pagamento variando de 2 a 36 meses. (LMS)

Mogi das Cruzes - Secretaria de Serviços Urbanos faz manutenção e reforço de iluminação ornamental

Secretaria de Serviços Urbanos faz manutenção e reforço de iluminação ornamental

As pistas de caminhada e ciclismo às margens do córrego dos Canudos tiveram a reposição de duas luminárias que foram abalroadas, para reforço na segurança de quem as utiliza


As equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão realizando um trabalho de manutenção da iluminação ornamental em pontos distintos da cidade. Em alguns locais, o serviço se dá para reposição de luminárias que, em sua maioria, foram abalroadas por caminhões ou deixaram de funcionar. Em outros pontos, entretanto, os trabalhos têm como intuito reforçar a iluminação já existente, melhorando as condições de trafegabilidade e de segurança para motoristas e pedestres.

Um dos locais que recebe o trabalho é a Via Perimetral, especificamente no ponto em que se aproxima a entrada para o bairro da Volta Fria. Ali, como explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Nilmar de Cássia Ferreira, dois postes de iluminação ornamental foram acidentalmente arrancados por veículos de médio e grande porte, que são muito comuns na via, portanto a reposição dos mesmos era necessária.

Outro local que recebe luminárias para efeito de reposição, também em virtude de acidentes com veículos, é a margem do córrego dos Canudos. “Ali estamos fazendo a reconstrução de bases para recolocação de dois postes que foram alvo de abalroamentos. Como os pontos ficam com pouca iluminação, colocamos na programação e executamos o trabalho o mais rápido possível”, afirma Ferreira.

A Praça da Bandeira, na área central, é outro alvo dos trabalhos de manutenção da Secretaria de Serviços Urbanos, porém ali o serviço visa reforçar a iluminação ornamental já existente, garantindo ainda mais segurança a quem passa pelo local no período noturno. Além das luminárias já implantadas, duas extras foram colocadas. Adicionalmente, estão sendo feitos reparos no piso e trabalhos de pintura do espaço público.

Limpeza 

Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos estão dando sequencia nesta semana aos trabalhos de limpeza da região do Conjunto São Sebastião. Os serviços incluem capinagem e raspagem de vias públicas, corte de mato e remoção de lixo e entulho de terrenos municipais, além da limpeza de praças. 

Nesta terça-feira as equipes cuidaram da limpeza no Conjunto Primavera, e nos próximos dias, elas seguem para os bairros Caminho do Mar, Parque Morumbi e Vila da Prata. Outra equipe dá continuidade ao trabalho específico de limpeza de praças, cuidando da Norival Tavares, no Parque Monte Líbano (trecho não adotado) e de uma das rotatórias da Via Perimetral, na altura do Jardim Rodeio. (LMS)

Itaquaquecetuba - Praça de Exercícios do Idoso

Mamoru inaugura Praça de Exercícios do Idoso
Oswaldo Birke/AIPMI
Alguns presentes no Parque Ecológico Municipal já aproveitaram a entrega e começaram as aulas
A Prefeitura de Itaquaquecetuba por meio do Fundo Social de Solidariedade inaugurou na manhã de ontem a Praça de Exercício do Idoso, localizada ao lado da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, dentro do Parque Ecológico Municipal. A praça é uma parceria do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo em conjunto ao Fundo Municipal.

O evento contou com a presença do prefeito Mamoru Nakashima (PTN), da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Joerly Nakashima, da vice-prefeita Ondina da Cruz (PTN), além de vereadores e secretários municipais.

No discurso, a primeira-dama falou sobre o empenho em trazer mais praças deste tipo para a cidade. "Estamos procurando junto à dona Lú Alckmin que é a presidente do Fundo Social do Estado, pelo menos mais três praças como esta, sabemos que precisamos cuidar da terceira idade, e nós temos feito isso", declarou Joerly.

Mamoru disse que o trabalho do governo já começa a aparecer. "Nossa equipe tem buscado melhorias para a cidade tanto do governo federal como do estadual. Hoje temos uma grande dificuldade financeira, mas com apoio estamos melhorando a qualidade de vida da população", complementou o prefeito.

A Praça de Exercícios do Idoso foi implantada a partir de um projeto doado ao Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, com o principal objetivo de prevenir quedas, e é composta por barras paralelas, estação senta-levanta, rampa-escada, estação ergométrica, placa giratória e escadas para dedos.

A empresa anunciou investimento de R$ 2 bilhões na 99Food, delivery de comida, até junho de 2026.

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