Corredor custará R$ 336 mi e obra começará em 2015 - Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz

Transporte
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Além de interligar quatro municípios, estão previstos terminais e estações de transferência
Cibelli Marthos
De Ferraz 
Daniel Carvalho
Alckmin assinou contrato ontem em Ferraz com o Consórcio Projeto BRT Arujá
O governador Geraldo Alckmin (PSDB) esteve ontem em Ferraz de Vasconcelos para anunciar a execução dos projetos básico, executivo e ambiental do Corredor BRT Metropolitano Alto Tietê, que irá interligar os municípios de Arujá, Itaquaquecetuba, Poá e Ferraz de Vasconcelos e contará com uma alça de acesso à rodovia Ayrton Senna (SP-70). A previsão é de que os projetos, orçados em R$ 10,4 milhões, sejam concluídos em dezembro deste ano e a obra comece em 2015, para ser finalizada no primeiro semestre de 2016. O investimento total por parte do governo estadual é de R$ 336 milhões. Para que o corredor seja instalado, a expectativa é que poucas desapropriações sejam feitas, já que serão aproveitadas estradas existentes e também canteiros centrais das vias.

"Estamos assinando contrato com o Consórcio Projeto BRT Arujá, formado pela Vetec e pela Walm, para que seja construído o maior corredor de ônibus da Região Metropolitana de São Paulo. Será um investimento para melhorar a vida da população. Não será uma obra para beneficiar quem tem carro próprio, não teremos viadutos novos. O que vamos ter é um transporte coletivo de qualidade", destacou.
No evento, foi apresentado um vídeo de dois minutos com detalhes do projeto. O corredor atenderá 47 mil passageiros por dia, que serão transportados em uma frota de 67 novos ônibus, sendo 55 articulados. Todos os veículos terão ar-condicionado, portas mais largas para embarque e desembarque, GPS, monitoramento por câmera e sistema WiFi. Está prevista ainda a construção de terminais de embarque e desembarque e de transferência de passageiro com plataformas no nível do coletivo.

Esses pontos terão painéis eletrônicos informativos, cobertura termoacústica, sistemas de iluminação que propiciam economia de energia elétrica, sistema de captação de águas pluviais, além de estruturas para captação de energia solar. Todos esses detalhes fazem parte do sistema Bus Rapid Transit (BRT), que está sendo empregado no projeto do Corredor Metropolitano.


Terminais
Com 20,9 quilômetros de extensão, o corredor foi divido em três trechos, sendo o primeiro em Arujá (avenidas Renova dos Santos e João Manuel) com a previsão de instalação de quatro estações de embarque, uma estação de transferência e um terminal de integração. Já em Itaquá, o projeto prevê 14 estações de embarque e uma de transferência na região do Monte Belo. O último trecho envolve também Ferraz e Poá e conta com oito estações de embarque, um terminal de integração (em Ferraz) e obras de adequação no terminal já existente na Cidade Kemel, em Poá.

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