Lula assina decreto que cria Rede Brasileira de Bancos de Alimentos - A intenção é promover a redução do desperdício de alimentos e a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável.

 


Lula assina decreto que cria Rede Brasileira de Bancos de Alimentos

O objetivo da proposta é a redução do desperdício de alimentos e a garantia do direito humano a uma alimentação saudável

13 de junho de 2025, 20:17 h  


Conteúdo postado por:

247 - O presidente Lula assinou o Decreto Nº 12.512, nesta sexta-feira (13), para criar a Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA)

O objetivo é integrar e fortalecer os bancos de alimentos no país, por meio da articulação com diferentes órgãos e entidades que atuam no campo da segurança alimentar e nutricional. 

A intenção é promover a redução do desperdício de alimentos e a garantia do direito humano à alimentação adequada e saudável. 

A proposta foi publicada no Diário Oficial da União.

Os bancos de alimentos são estruturas físicas ou logísticas, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que oferecem serviços gratuitos de captação, recepção e distribuição de alimentos provenientes de doações dos setores públicos ou privados. Eles têm ênfase na gestão sustentável dos alimentos e atuação prioritária no combate às perdas, ao desperdício e ao direcionamento de doações às famílias em insegurança alimentar. 

A Rede Brasileira de Bancos de Alimentos também tem como objetivo reduzir impactos ambientais de resíduos orgânicos, combater a fome e a insegurança alimentar, elevar a capacidade técnica e operacional dos bancos de alimentos que participam da RBBA por meio de ferramentas tecnológicas e fomentar ações educativas relacionadas à alimentação adequada e saudável. 

Além disso, pretende difundir o conhecimento sobre os bancos de alimentos entre a população brasileira e incentivar as doações e o trabalho voluntário.

A Rede Brasileira de Bancos de Alimentos vai atuar guiada pelos seguintes princípios: valorização e respeito à cultura alimentar das diferentes regiões brasileiras; economia circular; intersetorialidade e articulação com os entes subnacionais; e integração entre os equipamentos de segurança alimentar e nutricional e os sistemas nacionais de segurança alimentar e nutricional e de assistência social.

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, em conjunto com o Comitê Gestor, será responsável por monitorar o funcionamento e as atividades da Rede, com base nos dados apresentados pelos bancos de alimentos. 

A pasta manterá plataforma digitalizada que permita a informatização dos dados e das informações, para promover a facilitação do envio dos dados dos bancos de alimentos, a transparência e a tempestividade do processo de monitoramento da coleta e da doação de alimentos.

❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.

https://www.brasil247.com/brasil/lula-assina-decreto-que-cria-rede-brasileira-de-bancos-de-alimentos

Arquivo

Mostrar mais