Bolsonaro se preparou para interrogatório do STF na casa de Temer

 Juliana Dal Piva

Juliana Dal Piva

Formada pela UFSC com mestrado no CPDOC da FGV-Rio. Foi repórter especial do jornal O Globo e colunista do portal UOL. É apresentadora do podcast "A vida secreta do Jair" e autora do livro "O negócio do Jair: a história proibida do clã Bolsonaro", da editora Zahar, finalista do prêmio Jabuti de 2023.

Colunistas ICL

Bolsonaro se preparou para interrogatório do STF na casa de Temer

Na avaliação de aliados, Bolsonaro enfraqueceu seu discurso de perseguição ao acatar conselhos de Temer
 12/06/2025 | 08h38

O ex-presidente Jair Bolsonaro passou a última sexta-feira (6) e o sábado (7) se preparando para o interrogatório que enfrentou no Supremo Tribunal Federal (STF) nesta semana. A coluna apurou que parte dessa preparação se deu na casa do ex-presidente Michel Temer na sexta-feira.

O jornalista Igor Gadelha, do Portal Metrópoles, revelou que o emedebista tinha aconselhado Bolsonaro a pedir desculpas ao ministro Alexandre de Moraes, relator do caso, e a adotar uma postura mais “serena” diante da Corte. A coluna confirmou a informação e apurou outros detalhes.

Segundo pessoas próximas a Bolsonaro, a decisão de ir conversar com Temer foi do ex-presidente. Bolsonaro foi sozinho até a casa de Temer e não comunicou ninguém de seu grupo mais próximo. O restante da preparação se deu com o grupo de advogados que atua em sua defesa. São eles Celso Villardi, Paulo Bueno e Daniel Tesser.

Bolsonaro

Bolsonaro frente a frente com Alexandre de Moraes no STF (Foto: Antonio Augusto/STF)

A ida a casa de Temer irritou bolsonaristas. Na avaliação de parte do grupo próximo ao ex-presidente, ao adotar a postura indicada por Temer, Bolsonaro enfraqueceu seu discurso de perseguição. Na visão deles, Bolsonaro não enfrentou Moraes e sequer mencionou de maneira clara que se vê perseguido e, com isso, ficou sem discurso político, diferente do embate de Lula e Moro, em 2017, por exemplo. No grupo próximo a Bolsonaro, Temer não trouxe resultados concretos para a defesa de Bolsonaro em nenhum momento.

Não é a primeira vez que Temer aconselha Bolsonaro. Em 2021, Bolsonaro escreveu uma carta para se desculpar com Moraes após os ataques numa manifestação de 7 de setembro. Em fevereiro de 2024, por exemplo, ele tinha procurou emedebista para alinhar o discurso que fez em um ato na Avenida Paulista. 

https://iclnoticias.com.br/bolsonaro-se-preparou-para-interrogatorio-do-stf-na-casa-de-temer/ 



Arquivo

Mostrar mais