Gilvan da Federal: sob pressão de bolsonaristas, relator recua em punição no Conselho de Ética
Gilvan da Federal: sob pressão de bolsonaristas, relator recua em punição no Conselho de Ética
"Pro Gilvan da federal do PL, que é reincidente em casos de violência política de gênero, o relator já diminuiu a suspensão de 6 para 3 meses. Agora, no meu caso é cassação de mandato?", indagou Glauber Braga, que acompanha a sessão
Ao analisar a representação da Mesa Diretora da Câmara, Maia pediu punição de seis meses no relatório apresentado nesta segunda-feira (5).
"Diante do exposto, esta Relatoria manifesta-se favoravelmente ao acatamento do pedido de suspensão cautelar do mandato parlamentar do Deputado GILVAN DA FEDERAL, pelo prazo de seis meses", afirma no documento.
Segundo o relator, "as expressões ofensivas, difamatórias e pessoalmente direcionadas à Deputada licenciada GLEISI HOFFMANN, bem como o episódio de confronto verbal com o Deputado LINDBERGH FARIAS, são materialmente documentados, sem margem para controvérsia quanto à autoria e ao conteúdo das declarações. Nesse contexto, encontra-se demonstrado o fumus boni iuris, na medida em que há indícios consistentes de prática de conduta incompatível com o decoro parlamentar, conforme previsto no art. 4º do Código de Ética".
No entanto, ao recuar da punição, Maia afirmou que não se trata de censura ou de restrição indevida à liberdade de opinião, mas da aplicação de medida cautelar proporcional e necessária para conter abusos que também desmoralizam o Parlamento e ameaçam a integridade do processo legislativo.
https://revistaforum.com.br/politica/2025/5/6/gilvan-da-federal-sob-presso-de-bolsonaristas-relator-recua-em-punio-no-conselho-de-etica-178708.html
