Ex-Jovem Pan, Paulo Figueiredo atuou em campanha de “desinformação golpista”, diz PF

 Ex-Jovem Pan, Paulo Figueiredo atuou em campanha de “desinformação golpista”, diz PF 


 Atualizado em 8 de fevereiro de 2024 às 16:22 

A Polícia Federal descobriu que Paulo Renato de Oliveira Figueiredo, ex-Jovem Pan, atuou em uma campanha de “propagação de desinformação golpista e antidemocrática”. Segundo as investigações da corporação, diálogos encontrados no celular de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, têm indícios de que ele recebia informações de um núcleo de militares do governo.

Segundo a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que autorizou as operações contra Bolsonaro e seus aliados nesta quinta (8), membros do governo queriam pressionar o comandante do Exército, general Freire Gomes, e comandantes regionais da Força que não aderiram ao movimento golpista. 

Mauro Cid recebeu um manifesto intitulado “Carta ao comandante do Exército de oficiais superiores da ativa do Exército brasileiro”, carta que trazia informações de uma reunião que discutiu o uso de “técnicas militares para consumação do golpe de Estado”.

“Logo após a reunião, o blogueiro Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Olho divulgou no programa PINGO NOS IS, às 21h30, os nomes dos comandantes regionais do Exército que ainda estariam indecisos em aderir ao plano golpista”, diz trecho do documento do STF. 

Segundo as investigações, militares sabiam “o nome exato dos comandantes que seriam expostos pelo blogueiro, o que demonstra uma ação coordenada dos investigados em expor e pressionar os militares que não topassem aderir aos planos golpistas”.

Paulo Figueiredo mantinha conversas com Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

Em outro trecho da decisão, o ministro apontou que o manifesto recebido por Cid continha uma “clara ameaça de atuação armada” e foi disponibilizada a Paulo Figueiredo “na dinâmica de coordenação de atividades que norteava a atuação do grupo, o qual o publicizou em post 

no Twitter de 29/11/2022 e no programa Pânico da emissora Jovem Pan”.

A Polícia Federal ainda apontou que o então membro da Jovem Pan mantinha conversas com Cid e chegou a pedir o contato de Fernando Cerimedo, apontado pela investigação como responsável pelo “Núcleo de Desinformação e Ataques ao Sistema Eleitoral”.

Paulo Figueiredo é ex-comentarista e ex-apresentador da Jovem Pan, além de neto de João Baptista Figueiredo, último presidente da ditadura militar. Ele foi alvo de busca e apreensão e de medidas cautelares pela Polícia Federal nesta quinta. 

https://www.diariodocentrodomundo.com.br/ex-jovem-pan-paulo-figueiredo-atuou-em-campanha-de-desinformacao-golpista-diz-pf/

Postagens mais visitadas deste blog