Enem 2023: segunda etapa da prova neste domingo deve reunir mais de 21 mil estudantes do Alto Tietê
Por g1 Mogi das Cruzes e Suzano
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/b/p/AlAKPuSOaGaN5T7VGf9w/enem-2019-domingo-10-mogi-das-cruzes-sp-portoes-de-universidade-abriram-as-12h-para-prova.jpeg)
Em ciências da natureza e suas tecnologias são 45 questões e outras 45 questões de matemática e suas tecnologias. O exame inicia às 13h30 e vai até as 18h30. Nos dois dias, os portões dos locais de prova são fechados às 13h
O resultado está previsto para 16 de janeiro de 2024. A divulgação do gabarito oficial deve sair em 24 de novembro.
Vale destacar que os candidatos não conseguem, a partir do gabarito, calcular suas notas, pois o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) utiliza um método diferente para o cálculo da nota, que é a Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Número de candidatos no Alto Tietê
Neste ano, um total de 21.413 candidatos da região estão inscritos para prestar o Enem, de acordo com o Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Em pelo menos cinco cidades da região, os estudantes vão ter gratuidade no transporte público.
O número de inscritos para fazer a prova aponta um crescimento de 29,41% na comparação com o total de candidatos do ano passado. Em 2022, o Alto Tietê teve 16.546 inscritos no Enem.
De acordo com a determinação do Inep, os portões dos locais de prova abrem às 12h, e fecham às 13h. O exame começa às 13h30.
O Inep destaca que é proibida a entrada do participante no local de provas após o fechamento dos portões e sem a máscara de proteção à covid-19, nos estados ou municípios onde o uso da máscara em local fechado seja obrigatório por decreto ou ato administrativo de igual poder regulamentar.
De acordo com os dados do Inep, a cidade da região com o maior número de inscritos é Mogi das Cruzes. O município tem 6.712 inscritos. Já o menor número está em Santa Isabel com 772 inscritos.
Cuidados
Antes de entrar na sala onde vai fazer a prova, o estudante recebe um envelope porta-objetos para guardar todos os itens proibidos. Guarde o envelope abaixo da carteira, com eletrônicos desligados.
Caso não siga as orientações e seja flagrado com qualquer um dos itens que deveria estar no envelope, o candidato pode ser eliminado. (confira abaixo o que deve ser colocado no envelope)
O que levar no dia da prova
Obrigatório
- Caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.
- Documento de identificação válido, físico ou digital.
Aconselhável
- Cartão de Confirmação de Inscrição;
- Declaração de Comparecimento impressa (caso precise justificar sua presença no exame).
Itens que devem estar no envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas
- Declaração de Comparecimento impressa.
- Óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares.
- Caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos.
- Livros, manuais, impressos, anotações.
- Protetor auricular.
- Relógio de qualquer tipo.
- Quaisquer dispositivos eletrônicos, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similar.
- Alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico.
- Fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens.
- Quaisquer outros materiais estranhos à realização da prova. https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2023/11/11/enem-2023-segunda-etapa-da-prova-neste-domingo-deve-reunir-mais-de-21-mil-estudantes-do-alto-tiete.ghtml