Quaest: Haddad, Lira e Lula atropelam Bolsonaro sobre a reforma nas redes

Colunista do UOL 07/07/2023 18h13... - 

Leonardo Sakamoto 


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e o presidente Lula tiveram mais menções positivas do que negativas relacionadas à reforma tributária no Twitter, Facebook e Instagram. Por outro lado, o ex-presidente Jair Bolsonaro recebeu uma enxurrada de menções negativas.

Os dados são de levamento da Quaest, realizado entre às 19h desta quinta (7) e às 15h desta sexta, que analisou 5,3 milhões de menções nas redes sociais.


Haddad teve 78% de menções positivas e 22% de negativas ao seu nome, Lira teve 63% positivas e 37% negativas e Lula recebeu 58% positivas e 42% negativas. Os três atuaram pela aprovação da reforma, sendo que Lula, nos bastidores.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que foi criticado pelo bolsonarismo por apoiar a proposta na reta final e aparecer ao lado de Haddad em coletiva de imprensa sobre o tema, teve 49% de menções positivas e 51%, negativas, dividindo emoções.

Já o seu padrinho, Bolsonaro, que atacou a Reforma Tributária e fez campanha contra a sua aprovação, recebeu apenas 29% de menções positivas, amargando 71% de negativas.

Percentual de Menções Positivas/Negativas sobre a Reforma Tributária - Reprodução - Reprodução
Percentual de Menções Positivas/Negativas Imagem: Reprodução

A Proposta de Emenda à Constituição foi aprovada com larga maioria na madrugada desta sexta, recebendo 375 votos a favor e 113 contra na votação de segundo turno. O PL, partido do ex-presidente, entregou 20 votos no primeiro turno e 18, no segundo, à reforma. Há 30 anos, a ideia rondava o Congresso Nacional.

"A Reforma Tributaria marca um novo momento político para a oposição. Bolsonaro e Tarcísio começam a gerar desgaste um para o outro. Divididos eles enfraquecem a oposição", afirmou à coluna Felipe Nunes, diretor da Quaest.

"Unidos, podem construir uma oposição forte ao governo. Vão precisar um do outro para terem sucesso no curto, médio e longo prazo", avalia. 

https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2023/07/07/quaest-haddad-lira-e-lula-atropelam-bolsonaro-em-mencoes-sobre-a-reforma.htm

Postagens mais visitadas deste blog