Grupo CCR e Marcelo Tas alertam sobre os perigos da combinação celular x direção

 

Por: CCR - 

Por: CCR – Grupo CCR e Marcelo Tas alertam sobre os perigos da combinação celular x direção

Com apoio do Grupo CCR, a websérie “Epidemia da Distração: quanto vale a vida?”, protagonizada pelo comunicador e educador Marcel Tas, já impactou mais de 12 milhões de pessoas. 

Utilizando o humor como principal ferramenta para tratar de assuntos seríssimos, esta campanha de conscientização alerta a população sobre os perigos de utilizar o celular enquanto dirige e a falta do uso do cinto de segurança.

10/07/2023 às 11:00 | Atualizado 10/07/2023 às 14:27

Muita gente acha que é totalmente possível e capaz de conciliar o uso do celular com a direção. Afinal de contas, ler uma mensagem de texto, mandar um áudio, checar uma rede social ou um e-mail levam apenas alguns segundos. Pois é… esses poucos segundos de distração são responsáveis por 57% dos acidentes envolvendo pessoas entre 20 e 39 anos no Brasil.

Dentro desta faixa etária, essas ações realizadas no “modo automático”, feitas sem pensar e para atender o senso de urgência instaurado na correria do dia a dia, são mais letais do que dirigir alcoolizado ou desrespeitar a sinalização de trânsito. 

E quando expandimos para todas as faixas etárias, o uso do celular ao volante é a terceira maior causa de mortes no trânsito, gerando cerca de 150 mortes por dia, 54 mil por ano.

Esse dado alarmante, divulgado pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet), despertou no Grupo CCR a urgência em conscientizar a população para reverter essa situação. Para atingir milhões de pessoas e tentar convencê-las a mudar os hábitos, a CCR decidiu apoiar a websérie Epidemia da Distração: quanto vale a vida?

Protagonizada pelo comunicador e curador Marcelo Tas, esta websérie traz a medida certa entre humor e choque de realidade, o que tem gerado uma enorme identificação e, consequentemente, um engajamento muito rápido. Tanto é que já foi vista por mais de 12 milhões de pessoas, somados o canal do Youtube da CCR e as redes sociais da CCR e do apresentador.

Para mim, o humor é a forma mais eficiente de comunicação que existe. Quando você consegue acrescentar uma história de verdade ao humor, quando você fala de fatos humanos, verdadeiros, aí a coisa fica ainda mais poderosa”, diz Marcelo Tas.

Através de dicas, relatos e situações cotidianas, os episódios abordam hábitos mais seguros no trânsito, que podem salvar vidas.

Como no 6º episódio intitulado “O que pode mudar em 5 segundos?”, que mostra um teste realizado em ambiente controlado, em que o motorista comprova que em apenas 3 segundos (tempo de olhar uma mensagem no celular), dirigindo a uma velocidade de 60 km/h, o carro percorre 50 metros, o comprimento de uma piscina olímpica inteira.

Segundo Marcelo Tas, “Quando você está na direção de um automóvel, você está no comando de 1 tonelada de aço, ou seja, você está no comando de um míssil, né? Se botar 1 tonelada a 80 km por hora sem seguir os protocolos de segurança, o estrago pode ser gigante.”

O episódio “Qual é a importância da sua vida?” já teve mais de 2 milhões de visualizações apenas no canal do Youtube da CCR. De forma lúdica, uma animação com duas melancias mostra que o impacto de bater o carro a 90 km/h é o mesmo de cair de um prédio do 10º andar.

Chama muito a atenção porque primeiro você ri e logo na sequência você pensa: eu tenho que colocar o cinto de segurança”, ressalta Marcelo Tas.

Tem um episódio que simula o prejuízo material gerado por um acidente de trânsito, que pode chegar a uma média de 400 mil reais, sem contar as perdas imateriais. Segundo Tas, “O prejuízo que gera não é só financeiro, é um prejuízo emocional, de talentos, de vidas, de amores que não foram vividos… É uma epidemia causada pela distração. Depende de cada um de nós olhar para isso com coragem, de pensar nas consequências caso algo dê errado”.

E ainda, há um episódio em que Marcelo Tas utiliza um exemplo real, de um drama pessoal, para traduzir o que acontece com muita gente, “Eu decidi compartilhar uma história minha, que foi um momento de bobeira, de distração, onde eu fraturei os dois calcanhares e levei um ano de recuperação para voltar a andar”.

Para conferir todos os episódios e quem sabe, se convencer a mudar alguns hábitos, é só acessar esse link. A mudança de certos comportamentos, muitos deles arriscados, é um processo a médio prazo, pois é uma mudança de padrão, de mentalidade e depende da sociedade desenhar um novo pacto. Como disse o Marcelo Tas, “A força do hábito não pode ser subestimada, nunca. É uma coisa que está entranhada na cultura. Mas a partir do momento que você enxerga o que é, fica mais difícil desobedecer. Você passa a perceber o risco que está correndo, e, com isso, vai mudando o hábito.” 

https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/por-ccr-grupo-ccr-e-marcelo-tas-alertam-sobre-os-perigos-da-combinacao-celular-x-direcao/
Tópicos


Postagens mais visitadas deste blog