Ex-assessor de Trump, Steve Bannon é condenado a 4 meses de prisão por desacato ao Congresso

 Tierney SneedMatt MeyerAditi SangalHolmes Lybrandda CNN

Juiz Carl Nichols disse que o ex-assessor de Trump não terá que cumprir sua sentença até que o recurso de sua condenação termine

Steve Bannon em Nova York
Steve Bannon em Nova York Steven Hirsch/Pool via Reuters

O ex-assessor de Trump, Steve Bannon, foi condenado a quatro meses de prisão por cada acusação – executada simultaneamente – por desacato ao caso do Congresso decorrente de sua recusa em cumprir uma intimação do comitê da Câmara em 6 de janeiro.

O juiz também aplicou uma multa de US$ 6.500. O Departamento de Justiça almejava uma sentença de seis meses e multa de US$ 200.000.


Bannon tentava liberdade condicional e pedindo que a sentença fosse adiada enquanto aguardava seu recurso.

O juiz federal dos Estados Unidos, Carl Nichols, disse que o ex-assessor de Trump não terá que cumprir sua sentença até que o recurso de sua condenação termine.

Fatores que influenciaram a decisão

Antes de anunciar a sentença, o juiz expôs os fatores que a favor e contra a sentença substancial para o ex-assessor de Trump. Nichols chamou os eventos de 6 de janeiro de “sérios” e apoiou o interesse do comitê em investigá-los.

Ele disse que havia “problemas” com a posição de Bannon de que as afirmações de privilégio de Trump o impediam de testemunhar ou entregar qualquer documento.

Nichols disse que era possível que alguns dos documentos que Bannon tinha ou tópicos sobre os quais ele teria sido questionado pudessem ter sido cobertos por privilegiados, mas como um cidadão privado que estava fora do governo há anos, era menos provável que Bannon tivesse documentos privilegiados do que outros.

O juiz também apontou a falha de Bannon em apresentar quaisquer documentos ao comitê, ou montar um registro de privilégios. Esses fatores levaram a uma sentença mais dura, disse o juiz.

A favor de Bannon, disse o juiz, foi que a intimação levantou potenciais questões legais, porque se tratava de alguém que falou diretamente com o presidente. Nichols observou que Bannon não ignorou completamente a intimação e estava usando um advogado para se envolver com o comitê. Ele também disse que a decisão do comitê de rapidamente prender Bannon por desacato, em vez de usar uma ação civil para forçar o cumprimento, contou a favor de Bannon. O juiz também destacou alguns aspectos do currículo de Bannon.

Nichols reiterou que Bannon não demonstrou remorso, mas disse que Bannon cumpriu as condições de sua libertação pré-julgamento e em todos os processos em seu tribunal.

“Concluo que o Sr. Bannon parece ter um risco muito pequeno de reincidência”, disse o juiz, pelo menos quando se trata de intimações. Também pesando na sentença, disse o juiz, foi que outros devem ser dissuadidos de crimes semelhantes.

O que acontece agora que Bannon foi condenado

Nichols apresentou os próximos passos após decidir que o ex-assessor de Trump, Steve Bannon, não terá que cumprir a pena de prisão até que seu recurso seja julgado.

Veja como as coisas vão se desenrolar:

  • Bannon tem 14 dias para apresentar seu recurso
  • Se ele não apresentar esse recurso, Bannon terá que tomar providências para se render voluntariamente até 15 de novembro, disse o juiz

Os advogados de Bannon já deixaram claro que planejam apelar de sua condenação ao Tribunal de Apelações dos EUA para o Circuito de DC

O que diz a defesa de Bannon

O advogado de Bannon anunciou que a equipe apresentará um recurso de apelação. “Nós certamente respeitamos totalmente a decisão do juiz. Mas vamos apresentar um recurso de apelação conforme indicado pelo juiz”, disse o advogado de Bannon, David Schoen, a repórteres após a sentença nesta sexta-feira (21).

“Eu já disse isso antes e confirmo, acredito que o recurso neste caso é à prova de balas”, acrescentou Schoen. “As questões constitucionais envolvidas neste caso são muito importantes, mas o Sr. Bannon nunca chegou a contar o motivo de suas ações em relação à intimação, nunca chegou a contar sua história porque o governo insistiu desde o primeiro dia em proibir qualquer menção e qualquer provas ou discussão para ir perante o júri sobre por que o Sr. Bannon reagiu como ele fez à intimação a conselho do advogado”.

“Seu silêncio estava na minha direção”, acrescentou Schoen sobre por que Bannon não testemunhou durante seu julgamento. Schoen também expressou gratidão ao juiz Nichols.

“Como de costume, o juiz ouviu atentamente e tomou uma decisão que julgou apropriada”, acrescentou. “Muito grato ao juiz por pensar sobre as questões com franqueza e é um movimento extraordinário permitir uma suspensão pendente de recurso. Foi um movimento apropriado”.

Bannon não teria que cumprir a sentença de quatro meses até que o recurso de sua condenação se encerrasse, disse o juiz na sexta-feira.

Bannon fala à imprensa sobre recurso

Bannon falou brevemente com a imprensa depois de receber sua sentença de quatro meses, dizendo que os eleitores dariam seu próprio veredicto sobre os democratas e o Departamento de Justiça nas eleições de meio de mandato em novembro.

“Respeito o juiz, a sentença que ele deu, fui totalmente respeitoso durante todo esse processo no lado legal”, disse Bannon.

“Hoje foi o dia do meu julgamento pelo juiz. E ele se manifestou pelo recurso, e teremos um processo de apelação vigoroso. Tenho uma ótima equipe jurídica e haverá várias áreas de recurso”, continuou Bannon.

“No dia 8 de novembro, em 8 de novembro, haverá um julgamento sobre o regime ilegítimo de Biden… e, francamente, Nancy Pelosi e todo o comitê (da Câmara de 6 de janeiro)”, acrescentou.

Bannon disse que os eleitores estão “pesando e medindo” as ações do Departamento de Justiça e dos membros do comitê, “e votarão em 8 de novembro”.

Enquanto Bannon falava, pessoas em megafones começaram a gritar “traidor” e “prendam-no”, acompanhados por um coro de outros manifestantes que carregavam cartazes com o mesmo efeito. Alguns se juntaram aos protestos.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

inglês https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/ex-assessor-de-trump-steve-bannon-e-condenado-a-4-meses-de-prisao-por-desacato-ao-congresso/

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog