Arquidiocese diz que não permite uso político do Círio e que Bolsonaro não foi convidado para evento

Atual presidente e candidato à reeleição chegou ao Pará no fim da tarde e deve participar da romaria fluvial no navio da Marinha neste sábado, 8.

Por Taymã Carneiro, g1 Pará — Belém

Bolsonaro chega à Belém para participar do Círio de Nazaré. Imagens: Marcelo Barbosa

Bolsonaro chega à Belém para participar do Círio de Nazaré. Imagens: Marcelo Barbosa

Após repercussão da chegada de Jair Bolsonaro (PL), atual presidente e candidato à reeleição, para o Círio de Nazaré no Pará, a Arquidiocese de Belém emitiu uma nota, na noite desta sexta-feira (7), afirmando que "não houve nenhum convite a qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal" e não permite uso político do eventoveja a íntegra abaixo.

O Círio de Nazaré deve reunir aproximadamente 2,5 milhão de pessoas neste fim de semana em Belém, em 13 procissões em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré. 

A festividade é considerada a maior festa católica do mundo, além de ser reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil.

Bolsonaro (PL) pousou por volta das 17h40 na Base Aérea de Belém, de onde seguiu para um evento supermercadista no Hangar Centro de Convenções e Feiras.

No sábado (8), ele deve participar da procissão fluvial, que dura em média três horas, no navio da Marinha.

Ao final da procissão fluvial, ele deve entregar a imagem peregrina ao prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues (PSOL), na Estação das Docas.

Sobre a presença de Bolsonaro, o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), disse nesta sexta que o "Círio é intocável e nenhum político pode se apropriar".

LEIA TAMBÉM:

A nota da Arquidiocese é assinada pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, e informa que a entidade católica tomou conhecimento do anúncio da presença do presidente Bolsonaro na Corveta da Marinha Ganier Sampaio, durante a romaria fluvial, prevista para a manhã deste sábado (8).

O arcebispo diz ainda que é de "responsabilidade da Marinha do Brasil o acesso à referida embarcação".

Confira a nota na íntegra:

"O Círio de Nazaré é um evento da Igreja Católica, sob a responsabilidade da Arquidiocese de Belém, com todas as atividades que lhe são características.

Tomamos conhecimento da presença do senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, na Corveta da Marinha Garnier Sampaio durante a Romaria Fluvial. Comunicamos não ter havido nenhum convite da parte da Arquidiocese de Belém, nem da Diretoria da Festa de Nazaré, a qualquer autoridade seja em nível municipal, estadual ou federal. Entretanto reconhecemos ser responsabilidade da Marinha do Brasil o acesso à referida embarcação.

Comunicamos ainda que cabe ao Arcebispo de Belém a condução da Imagem Peregrina em todas as etapas de embarque e desembarque do Garnier Sampaio.

Temos o dever de observar a plena liberdade de qualquer cidadão ou cidadã de participar dos eventos do Círio de Nazaré. Todavia, não desejamos e nem permitimos qualquer utilização de caráter político ou partidário das atividades do Círio.

Desejamos a todos os participantes um Feliz Círio a ser celebrado em clima de paz e serenidade."

https://g1.globo.com/pa/para/cirio-de-nazare/2022/noticia/2022/10/07/arquidiocese-de-belem-diz-que-nao-fez-convite-a-bolsonaro-para-o-cirio-de-nazare-em-belem.ghtml

Postagens mais visitadas deste blog