O grito entalado dos petistas
– O Bastidor
A pesquisa Datafolha reforçou um sentimento no PT já explicitado para dentro do partido mas negado para fora: a ideia de de que Lula vence no primeiro turno.
Ouvidos por Bastidor em condição de anonimato, petistas ligados à campanha do ex-presidente estão certos de que não haverá o segundo turno entre os dois líderes nas pesquisas de intenção de voto.
O Datafolha divulgado nesta quinta-feira, 23, mostrou Lula com 53% dos votos válidos contra 32% do presidente Jair Bolsonaro.
Para vencer no primeiro turno, são necessários 50% mais um voto.
A avaliação, mantida em segredo e entalada na garganta dos petistas, é de que o cenário está cristalizado e nem as medidas que podem ser adotadas pelo governo - vale de mil reais para os caminhoneiros e aumento do Auxílio Brasil de 400 para 600 reais - podem alterar de forma substancial o rumo das eleições.
A leitura é de que caminhoneiros, de modo geral, já apoiam Bolsonaro.
Ter os mil reais em suas contas significa, para o presidente, não perder o apoio da categoria.
Já o aumento do Auxílio Brasil também não deve surtir grandes efeitos, para aliados de Lula, porque as pesquisas indicam que o benefício é visto como o Bolsa Família, criado pelo ex-presidente.
Petistas dizem que há quase três milhões de famílias na fila para receber o Auxílio Brasil e que, em vez de serem incluídos, vão ver quem já recebe o dinheiro ganhar mais, enquanto eles continuam a passar necessidade.
O risco para os petistas é o salto alto e os imprevistos que podem acontecer nos quatro longos meses até a eleição .
Nonato Viegas
nonato.viegas@obastidor.com.br
Publicada em 23/06/2022
https://obastidor.com.br/politica/o-grito-entalado-dos-petistas-3604