Alto Tietê, Seminário do CONDEMAT reúne especialistas para discutir sustentabilidade, desastres urbanos e risco climático |

 

 Condemat 

  • 24 de maio de 2022

Evento será realizado nos dias 1 e 2 de junho no Teatro Manoel Bezerra de Melo, em Mogi das Cruzes

Especialistas e palestrantes de renome internacional estão confirmados para o Seminário “Sustentabilidade, Desastres Urbanos e Risco Climático”, promovido pelo CONDEMAT – Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê nos dias 1 e 2 de junho, das 9 às 17 horas, no Teatro Manoel Bezerra de Melo, na Universidade de Mogi das Cruzes, com inscrições gratuitas.

O evento marca as celebrações ao Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho) e reunirá palestrantes das Secretarias de Estado de Habitação e de Infraestrutura e Meio Ambiente, Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do ABC e Fundação Getúlio Vargas, entre outras instituições.

No dia 1, a abertura do Seminário terá a presença de prefeitos, gestores públicos das áreas de agricultura, gestão ambiental e habitação, e do secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Fernando Chucre. As discussões técnicas iniciam às 10 horas com o painel “Risco Climático e Desastres Urbanos”, com a participação de Celso Santos Carvalho, doutor em Engenharia Civil e ex-diretor do Ministério das Cidades, e Rodolfo Baesso Moura, engenheiro ambiental e urbano e pesquisador da UFABC – Universidade Federal do ABC.

Às 14 horas, o público poderá conferir a palestra “Os desafios da gestão do território e a política pública de sustentabilidade”, com o professor titular na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e relator do Plano Diretor de São Paulo, Nabil Bonduki.

Encerrando o primeiro dia do evento, o coordenador do Programa Cidade Legal, da Secretaria de Estado da Habitação, Eric Vieira, e a assistente social especialista em Urbanismo Social e Direito Imobiliário, Notarial e Registral, Marcia Terlizzi, compõem o painel: “Regularização fundiária: alternativa em áreas frágeis”.

No dia 2, após a abertura às 9h00, será promovido o painel “Os impactos do risco climático na agricultura e pecuária”, com a participação da engenheira agrônoma e chefe geral da Embrapa Meio Ambiente, Ana Paula Contador Packer, e do engenheiro florestal e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Samuel de Mello Pinto.

No período da tarde, às 14 horas, tem início o painel “Biodiversidade e mudança climática”, com as especialistas ambientais da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho e Cláudia Beltrame Porto, além do especialista em Direito Constitucional, membro do Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), Alexandre Tortorella Mandl.

Promovido pelas Câmaras Técnicas de Agricultura, de Gestão Ambiental e Sustentabilidade e de Habitação, o evento do CONDEMAT é voltado para gestores públicos, pesquisadores e acadêmicos. “Estamos reunindo vários especialistas que atuam nas áreas que estão ligadas ao tema do seminário para extrairmos destes debates um conjunto de propostas para a nossa região”, pontuou Solange Wuo, coordenadora da Câmara Técnica de Gestão Ambiental e Sustentabilidade

A programação completa do Seminário “Sustentabilidade, Desastres Urbanos e Risco Climático”, bem como o formulário de inscrições estão disponíveis no link: https://condemat.sp.gov.br/seminario-de-sustentabilidade-desastres-urbanos-e-risco-climatico/

Haverá emissão de certificado de participação. Mais informações: 4652-3413

BIOGRAFIAS

PALESTRA: “Os desafios da gestão do território e a política pública de sustentabilidade”

Nabil Bonduki

Nabil Bonduki tem uma trajetória interlaçada entre as atividades profissionais e acadêmicas e a militância política.

É Arquiteto e Urbanista, formado pela Universidade de São Paulo (1978), mestre (1987) e Doutor (1995) em Estruturas Ambientais Urbanas pela Universidade de São Paulo e Livre-Docente em 2011, sendo atualmente professor titular de Planejamento Urbano da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo.

As atividades de pesquisa acadêmica e política se complementam na carreira de Nabil, que já por duas vezes ocupou o cargo de vereador em São Paulo (nas legislaturas 2001-2004 e 2013-2016), nesta última tendo papel decisivo como relator na elaboração do atual Plano Diretor Estratégico do Município de São Paulo. Em 2020 sai em uma inovadora proposta de representação política, sendo o porta-voz e representante nas urnas da candidatura coletiva Coletivo Mais Direito À Cidade.

Também possui experiência no executivo, onde já foi Superintendente de Habitação de São Paulo (1989-1992), Secretário Municipal de Cultura (2014-2016) e, no governo federal, foi Secretário de Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente (2011-2012) onde coordenou a implantação da Lei Nacional de Resíduos Sólidos.

*PAINEL 1: “Risco Climático e Desastres Urbanos”*

*Celso Santos Carvalho*

  


Celso Santos Carvalho. Engenheiro Civil, Mestre e Doutor em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP. Ex-pesquisador do IPT (1986 – 2002). Ex-diretor do Ministério das Cidades (2003 – 2014) responsável pelo Programa de Prevenção de Desastres. Servidor público federal aposentado. Perito judicial junto ao TJSP. Membro da coordenação nacional da Rede BrCidades.

*Rodolfo Baesso Moura*

Doutorando e Mestre em Planejamento e Gestão do Território, Engenheiro Ambiental e Urbano pela Universidade Federal do ABC. Pesquisador no Laboratório de Gestão de Riscos – LabGRis-UFABC. Trabalhando atualmente como consultor ambiental, com experiência em temas como: gestão de riscos socioambientais, desastres socioambientais, mudanças climáticas, planejamento urbano, habitação, conflitos urbanos e mobilização social.

*PAINEL 2: “Regularização fundiária: alternativa em áreas frágeis”*

*Márcia Terlizzi*

Assistente Social com formação em Arquitetura e Urbanismo e Especialização em Urbanismo Social e em Direito Imobiliário, Notarial e Registral. Trabalhou por 34 anos na Secretaria de Habitação de São Paulo, e de forma específica em 2015/2016 na Coordenadoria de Regularização Fundiária. Tem larga experiência em políticas públicas, voltadas para intervenções de planejamento urbano, regularização fundiária, planos de reassentamento involuntário, planos de desenvolvimento social, mediação de conflitos fundiários, trabalho social, habitação popular e à implementação de programas e empreendimentos habitacionais.

*Eric Rodrigues Vieira*

Eric Rodrigues Vieira, advogado formado pela Faculdade de Direito de Sorocaba (2000), Pós Graduado em Processo Civil pela PUC/SP. Ex-Secretário Municipal de Negócios Jurídicos e Patrimoniais de Sorocaba.  Ex-Secretário Municipal de Governo de Sorocaba. Ex-Gerente Regional da CDHU Sorocaba. Secretário Executivo do Programa de Regularização Fundiária Cidade Legal.

PAINEL 3: “Os impactos do risco climático na agricultura e pecuária”

Ana Paula Contador Packer

Engenheira Agrônoma, formada em 1992 pela Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ-USP), com Mestrado e o Doutorado em Química Analítica, pelo Instituto de Química de São Carlos (IQSC-USP). Na sequência, a experiência foi ampliada, com a participação em cinco programas de pós-doutorado em instituições que atuam na vanguarda do conhecimento e o intercâmbio como pesquisador visitante, no Health Canada, agregando a visão diferenciada de que a pesquisa e a inovação são a base para a sustentabilidade.

Pesquisadora da Embrapa Meio Ambiente desde 2010, atua em temas na interface entre a Agricultura e Meio Ambiente, com foco nas pesquisas em Mudanças Climáticas e Avaliação de Sustentabilidade dos Sistemas Agropecuários. Envolvida diretamente em diversas ações de inovação para o Agro, faz parte do conselho gestor do AgNest, um laboratório vivo e será um ambiente único para viabilizar a conexão entre startups, grandes empresas do Agro e a Embrapa. Com parceiros externos, é responsável pelas vertentes do Agro e ESG no conselho consultivo do Polo de Inovação do Interior Paulista, e tem colaboração com os HUBs AgTech Garage (Piracicaba-SP) e a Catapult (Inglaterra), e participa do Hub Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (HIDS).

Samuel de Mello Pinto


Engenheiro Florestal e licenciado em Ciências Agrárias pela Universidade de São Paulo (ESALQ-USP). Pesquisador do programa de Sustentabilidade nas Cadeias de Valor do Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces). Tem trabalhado em projetos de formação e pesquisa na interface entre agricultura familiar, clima e políticas públicas, com destaque ao projeto Cinturão+Verde, cujo objetivo é promover a adaptação às mudanças climáticas por agricultores familiares do cinturão verde de São Paulo.

PAINEL 4: “Biodiversidade e mudança climática”

Jussara de Lima Carvalho

Graduada em engenharia Química pela UFScar, Mestre em Saneamento e Hidráulica, doutora em governança da água em São Paulo. Foi Secretária Executiva do CBH-Sorocaba e Medio Tietê, Secretária de meio Ambiente em Sorocaba de 2009 a 2014, CEO do ICLEI para a América do Sul, Gerente de Mudanças Climáticas na CETESB, e atualmente ocupa a posição de Chefe da Assessoria Internacional da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado.

Claudia Beltrame Porto

Bióloga licenciada pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria), Mestre em Ecologia pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Especialista Ambiental da SIMA desde 2009, tendo atuado nas áreas de Educação Ambiental, Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável. Atualmente está lotada na Unidade de Gestão de Projetos, atuando no Programa Nascentes e Programa Refloresta-SP.

Alexandre Tortorella Mandl

Alexandre Tortorella Mandl, graduado e especialista em Direito Constitucional pela PUC-Campinas, mestre pela Unicamp, é advogado de diferentes ocupações de moradia na região metropolitana de Campinas, incluindo Vila Operária, Vila Soma e Nelson Mandela. É membro da RENAP (Rede Nacional de Advogad@s Populares) e do IPDMS (Instituto de Pesquisa Direito e Movimentos Sociais)

Postagens mais visitadas deste blog