Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes começa nesta quinta-feira


Arredores da Catedral de Sant"Anna, em Mogi das Cruzes, tem bandeirinhas da Festa do Divino — Foto: Reprodução/ TV Diário
 Festa do Divino — Foto: Reprodução/ TV Diário

Nesta quinta-feira (26), começa a Festa do Divino Espírito Santo de Mogi das Cruzes

O evento tradicional em todo o Alto Tietê retoma algumas atividades em 2022, depois do período intenso de isolamento social por conta da pandemia de Covid-19.

O casal Ricardo Lima da Costa e Denise Rezende da Silva são os festeiros desse ano. 

Os capitães-de-mastro são Eduardo Ferreira Rego e Milena da Costa Freire Rego. O tema do evento esse ano é “Divino Espírito Santo, fazei de mim um instrumento de vossa paz”.

Os festeiros do Divino do ano de 2021 farão a passagem da bandeira, de maneira simbólica, na casa do atual casal de festeiros de 2022, sem a presença do público e grupos folclóricos.

A apresentação oficial das bandeiras será na sede da Prefeitura, às 17h, com a participação dos devotos e dos grupos folclóricos que, em seguida, irão em procissão até a Catedral de Sant´Anna. Na Praça Coronel Benedito de Almeida será feito o levantamento do mastro da festa e a abertura do Império.

Programação 2022

Parte da programação cultural, porém, como a Entrada dos Palmitos e a quermesse da festa ficarão de fora do calendário da festa. Segundo a organização, os cuidados para disseminação do novo coronavírus e questões financeiras pesaram na decisão de manter de fora as atividades.

Império do Divino



O Império do Divino está montado na Praça Coronel Benedito de Almeida, em frente a Catedral. O espaço de orações ficará aberto todos os dias da festa, das 5h até o horário de encerramento da novena, no período da noite.

As rezadeiras irão se revezar para rezar a Coroa do Divino e o público poderá visitar o império, sem a necessidade de agendamento ou controle da lotação.

Alvoradas



Depois de dois anos suspensas, os fiéis voltam às ruas do centro da cidade nos cortejos que serão realizados às 5h, a partir de sábado (28) até 5 de junho. Em 2021, a presença dos fiéis foi reduzida e aconteceu dentro da Catedral de Sant´Anna.

No terceiro dia, a alvorada visitará o Cemitério São Salvador para homenagear os devotos já falecidos. Em outro dia da alvorada, os devotos também irão visitar a Santa Casa de Mogi, para rezar pelos enfermos.

O tradicional café da alvorada voltará a ser servido aos devotos, porém, de uma maneira diferente. Antes todos que acompanhavam o cortejo tomavam o café no salão paroquial da Catedral.

Dessa vez, os participantes entrarão no salão paroquial pela Rua José Bonifácio e irão receber os itens do café em formato de kit e deverão sair pela Rua Paulo Frontin, não sendo permitida a permanência dos devotos do espaço.

Novena




As novenas, que acontecem no período da noite na Catedral de Sant´Anna, também terão a presença do público, sem o controle de lotação da igreja.

A novena começa no sábado e segue até o último dia da festa, 5 de junho, às 19h.

Procissão de Pentecostes 




No dia 5 de junho, Dia de Pentecostes e encerramento da festa, a procissão vai percorrer as ruas do Centro, com a presença do público geral e dos grupos folclóricos. Ela está marcada para 16h.

Em seguida, logo após o final do cortejo, haverá a celebração da missa de Pentecostes na Catedral, a queima dos pedidos e o fechamento do Império.

Quermesse 




Em março, a organização do evento já havia informado que este ano não aconteceria a quermesse e alegou que os aspectos financeiros interferiram pra que essa decisão fosse tomada. O evento reúne cerca de 2 mil pessoas.

Apesar da não realização da quermesse, a organização afirma que a Associação Pró-Festa, localizada no bairro do Mogilar, pretende comercializar alguns quitutes da festa, como o tradicional afogado, salgados e doces. No entanto, essa possibilidade ainda está sendo definida.

Também não está confirmado ainda se será permitido o consumo dos alimentos no local, já que o espaço é muito menor do que o local onde acontecia a quermesse. A princípio, os visitantes terão as opções de retirar os pedidos e levar para comer em casa.

As demais instituições que também participavam da quermesse estudam uma maneira de comercializar seus produtos, em suas sedes, a fim de arrecadar verbas para ajudar na manutenção das suas atividades.

Entrada dos Palmitos


O cortejo que acontecia tradicionalmente e levava mais de 45 mil pessoas às ruas para acompanhar o desfile dos carros de bois e grupos folclóricos, ainda não voltará ao formato original. Desta vez, uma pequena procissão irá percorrer o Centro, com a presença apenas dos festeiros, capitães de mastro, grupos folclóricos e um carro da fartura.

Não haverá o desfile de charretes, carros de bois, cavaleiros, devotos e outros grupos, como estudantes e escoteiros, por exemplo.

O tradicional “afogado do povo”, que era servido após o término do cortejo para os cavaleiros, assim como nos anos anteriores, será distribuído para instituições sociais.

Arrecadação de Alimentos

A organização da festa também percorria os bairros da cidade arrecadando alimentos para instituições. Dessa vez, a carretada dará lugar para pontos fixos de doação de alimentos que estarão instalados na Catedral de Sant´Anna e no Império.  

https://g1.globo.com/sp/mogi-das-cruzes-suzano/noticia/2022/05/26/festa-do-divino-espirito-santo-de-mogi-das-cruzes-comeca-nesta-quinta-feira.ghtml

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒

🛒 Conheça o Supermercado Higa"s 😃🛒
Com mais de 35 anos de história, o Supermercado Higa"s é sinônimo de confiança, Variedade e atendimento excepcional.

Postagens mais visitadas deste blog