Bolsonaro diz que vai reeditar decreto sobre parceria privada em unidades do SUS
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
da CNN*
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (29), durante transmissão ao vivo nas redes sociais, que deve reapresentar o decreto sobre parcerias privadas em unidades do SUS (Sistema Único de Saúde) na próxima semana.
"Tivemos um probleminha ontem de um decreto sobre o SUS, que não tinha nada a ver com privatizações", disse. "Revoguei o decreto, fiz uma nota explicando o que era esse decreto, dizendo que, nos próximos dias, poderia reeditar o decreto, o que deve acontecer na semana que vem".
O texto em questão foi publicado em Diário Oficial na última terça-feira (27), sem mais informações por parte do governo. Ele autorizava estudos para parcerias público-privadas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde), os populares postinhos.
Ao longo de quarta (28) proposta gerou reações no Congresso, entre secretários de Saúde, especialistas e nas redes sociais. No fim da tarde, o presidente revogou o texto.
"A simples leitura do Decreto em momento algum sinalizava para a privatização do SUS. Em havendo entendimento futuro dos benefícios propostos pelo Decreto o mesmo poderá ser reeditado", escreveu Bolsonaro no Facebook.
(Com informações de Gabriel Hirabahasi e Anna Satie, da CNN em Brasília e em São Paulo, e da Reuters)
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/2020/10/29/bolsonaro-diz-que-vai-reeditar-decreto-sobre-parceria-privada-em-unidades-do-sus
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos