Amoa - Aprendizes buscam formação para ingressar no mercado

Entidade seleciona jovens para programas de capacitação; estimativa é de mil senhas entregues durante o dia


A Associação Mogiana Oficina dos Aprendizes (Amoa), que auxilia jovens que desejam entrar no mercado de trabalho, distribuiu ontem senhas para candidatos, nascidos em 2003, aos cursos de capacitação. Os portões da sede do Lions Clube Mogi, no Alto do Ipiranga, foram abertos às 8 horas e, segundo o presidente da entidade, Gedão Alves, antes das 10 horas, já haviam passado mais de 400 pessoas pelo local. A estimativa é de que até mil senhas tenham sido entregues até o final do dia. O processo seletivo deve ser concluído até o dia 24, e é dividido em três fases. 
Para Alves, a oportunidade que esses adolescentes têm é única. "Eles não só enriquecem o currículo, como ampliam os horizontes. Participar dos cursos de capacitação proporciona uma nova visão de mundo. Eles se descobrem, se encontram", disse. O início do curso está previsto para a terceira semana de fevereiro.
A estudante Andrelly Vitória de Siqueira tem 15 anos e está animada com a possibilidade de iniciar o curso. "A minha irmã já havia feito e até conseguiu uma vaga de emprego pelo Amoa, isso há uns 12 anos. Eu acho legal ter essa possibilidade desde tão nova", contou.
A filha mais velha do operador de máquinas Wilson Chagas, 40, também conseguiu uma vaga de emprego pela associação. Ele foi retirar uma senha para a inscrição da filha mais nova, de 15 anos. "A oportunidade é muito boa. É difícil achar opções assim hoje em dia. E a fila foi bem rapidinha", falou.
Para a costureira Maria José Sobrinho, 54, a expectativa é que o filho, João Gabriel Cavalcante, de 16 anos, conquiste o primeiro emprego. "Viemos por indicação. Ele já faz curso de Mecânica Automotiva e espero que consiga uma vaga". Ele está animado para essa nova experiência. "Acho que vai ser bom. Eu quero seguir carreira como mecânico", contou o adolescente.
Após a distribuição das senhas, que contêm data e horário que os participantes devem comparecer à sede, levando documentos como RG do candidato, dos responsáveis e declaração escolar, é realizada uma seleção. Segundo Alves, é levada em consideração a necessidade do menor, dando preferência para jovens carentes. Após essa segunda fase, os adolescentes escolhidos iniciam o curso que tem duração de três meses e, depois, podem concorrer às vagas de emprego em empresas parceiras.

Sobre a Amoa

A Amoa existe desde o dia 19 de outubro de 2001 e foi fundada por um grupo de associados do Lions Clube Mogi das Cruzes – Estância.
EndereçoR. Aleixo Costa, 348 - Centro, Mogi das Cruzes - SP, 08717-080
Horário
Aberto ⋅ Fecha às 17:30
* Texto supervisionado pelo editor. Ingrid Mariano* - http://www.portalnews.com.br/