Cônsul japonês visita Pindorama - A Base Comunitária de Segurança Distrital, Chuzaisho, do Pindorama, recebeu ontem a visita do cônsul japonês Yoshihiro Kikuta

A Base Comunitária de Segurança Distrital, Chuzaisho, do Pindorama, recebeu ontem a visita do cônsul japonês Yoshihiro Kikuta

Foto: Fotos: Felipe Claro

Luana Nogueira
A estrutura, que foi inaugurada em abril de 2010, segue o modelo utilizado no Japão, onde o policial militar mora no imóvel e passa a integrar a comunidade local. 

De acordo com moradores do bairro, desde que a Chuzaisho foi implantada, os índices criminais tiveram uma quebra brusca.

Kikuta é policial no Japão e antes de visitar a base do Pindorama já havia conhecido bases comunitárias em São Paulo, conhecidas como Koban

"Vi que os policiais trabalham muito e realizam ações sociais. A grande diferença estrutural daqui para o Japão é que temos uma polícia única, diferentemente do Brasil, que tem a Federal, Militar, Civil e Técnico-Científica. O trabalho policial também é distinto entre os dois países. Isso porque a insegurança aqui é maior", avaliou. 

No Japão, os crimes mais comuns são furtos de objetos em lojas.

O comandante do 17° Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel Ary Kamiyama, afirmou que o objetivo da Chuzaisho é a integração com a população. 

"Esta foi uma iniciativa da Polícia Militar de São Paulo em desenvolver um acordo de cooperação técnica com o governo japonês por meio da Agência Nacional de Polícia Japonesa. Isso ocorreu na década de 1990. Coincidentemente ou não, desde então, os indicadores criminais apresentaram redução", destacou.

Kamiyama ressaltou que a Polícia Militar fortaleceu a segurança na zona agrícola do município, com Patrulha Rural, parceria com a Polícia Ambiental e com a Prefeitura de Mogi, por meio de reuniões nesses bairros mais afastados do centro. 

Ele defendeu que a Chuzaisho reflete na segurança de toda a área.

O vice-prefeito Juliano Abe (MDB) lembrou que a instalação do Chuzaisho foi viabilizada com a ajuda do deputado federal Junji Abe (MDB). 

"Mogi sempre buscou ser referência em suas administrações. Durante a administração do Junji, a cidade de Mogi escolheu ter ações referenciais na área de segurança pública, tanto preventivas quanto ostensivas. A Chuzaisho foi uma iniciativa muito boa na época. Até hoje pedimos para que o governo do Estado estenda essas ações para outros bairros rurais", disse.(L.N.)


'Ação diminuiu crimes', afirma moradores

O aposentado Guiichi Arai, de 68 anos, informou que na época da instalação da Chuzaisho, estrutura na qual o policial militar mora coma família e integra a comunidade local, em 2010, os moradores do Pindorama contribuíram para a construção do imóvel.

"Com essa base, a população se sente segura sabendo que há um policial militar sempre por perto", disse. "Quando o Chuzaisho começou a funcionar, nós derrubamos o índice de ocorrências na proporção de 70%. Existia assalto a mão armada e furtos", ressaltou.

O presidente da Associação Rural de Pindorama, Jorge Iwaoyamada, destacou que a Chuzaisho desempenha um papel fundamental na comunidade.

"Se a pessoa tiver alguma ocorrência é só chamar o policial do Chuzaisho. Ele também coíbe os crimes", avaliou. (L.N.)
http://www.portalnews.com.br