70 anos de fundação da ACCEMC - Associação Centro Cultural Esportiva de Mogi das Cruzes
Era 1947. Como eu e meus irmãos, dezenas de outros descendentes de japoneses ficávamos no shogakusha, um pensionato educacional localizado no final da Rua Presidente Campos Salles, na Vila Industrial.
Era o único jeito de estudarmos. Morávamos no antigo Bairro de Biritiba Ussu, hoje Distrito, que fica a 15 quilômetros do Centro.
Não havia transporte regular para a região urbana.
Num período, frequentávamos o então Grupo Escolar Coronel Almeida.
No outro, estudávamos japonês e recebíamos valiosas lições de cidadania, além de cuidar da limpeza do prédio, incluindo a faxina dos banheiros.
A educação de qualidade em tempo integral, com responsabilidade e cuidados com tudo que era de uso comum, ajudou a moldar nossa personalidade com a riqueza do espírito solidário, civismo e respeito às pessoas e às coisas.
Eterna gratidão à ACCEMC – Associação Centro Cultural Esportiva de Mogi das Cruzes, que nasceu do shogakusha e completou 70 anos de fundação!
A gente é o que aprende e vive.
Os ensinamentos acrescentaram à minha bagagem de vida a convicção de que o ensino de qualidade em tempo integral é o alicerce para o horizonte de oportunidades às crianças e jovens.
Por isso, enquanto prefeito de Mogi, sedimentei as bases do período integral que hoje atende mais da metade dos alunos mogianos.
Também da cultura nipônica dos undokais (gincanas poliesportivas) veio a inspiração para um dos mais longevos projetos da Prefeitura:
A Rua Feliz, atualmente chamado de Bairro Feliz. Devo muito do que sou à vivência no shogakusha, que também lapidou em mim o desejo de servir, como cidadão participativo, líder rural, cooperativista e homem público.
Na festa de aniversário da entidade, demonstrei um pouco da minha profunda gratidão.
Foi uma bela cerimônia, marcada pela homenagem aos veteranos – com mais de 80 anos de idade – que construíram a história da associação e, como eu, sentem um enorme orgulho do tanto que ela representa para a sociedade! #gratidãoextrema #ACCEMC70Anos #boasmemórias #grandeaprendizado”