Junji Abe - Junji e bancada recebem presidenciável e ministro Senador Alvaro Dias

Frente da Agropecuária

Junji e bancada recebem presidenciável e ministro
Senador Alvaro Dias destaca sustentabilidade ambiental e social do agronegócio, enquanto Blairo Maggi detalha luta para destravar exportações brasileiras, bloqueadas por acusações improcedentes da concorrência internacional

O senador Alvaro Dias (Pode-PR) foi o pré-candidato à Presidência da República sabatinado na reunião-almoço desta terça-feira (17/04/2018), promovida pela FPA – Frente Parlamentar da Agropecuária, que tem o deputado federal Junji Abe (MDB-SP) entre os integrantes. 

O encontro também teve a participação de Blairo Maggi, titular do Mapa – Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que detalhou a luta para destravar exportações de produtos agropecuários brasileiros, bloqueadas por acusações sem procedência, lançadas por países concorrentes do Brasil.

Profundo conhecedor do agronegócio, Dias vem de uma família de produtores rurais e classifica a agropecuária como “patrimônio nacional”, que alavanca o crescimento econômico do Brasil. 

“Tem um currículo dos mais brilhantes. Enquanto governador do Estado do Paraná, revolucionou o setor, modernizando as míni, pequenas e médias propriedades rurais, após o ciclo da cafeicultura que marcou época, nos anos de 1950”, definiu Junji.

Aplaudido em diversas ocasiões, o presidenciável do Podemos evidenciou o potencial do agronegócio brasileiro que precisa receber o devido suporte do poder público para se manter na trajetória ascendente. 

Dias destacou a sustentabilidade ambiental e social do setor, capaz de multiplicar empregos e riquezas, sem afetar a indispensável preservação ambiental. 

“Como governador, ele inovou em programas direcionados ao incremento da produção, com alta produtividade e em sintonia com a defesa do meio ambiente”, observou Junji, ao qualificar o convidado como “muito bem articulado”.

Presidida pela deputada Tereza Cristina (DEM-MS), a FPA segue a programação de receber os postulantes à Presidência da República, no pleito eleitoral deste ano. 

“A frente representa o setor que é o sustentáculo da economia brasileira. Por isto, estamos ouvindo, democraticamente, os concorrentes ao cargo máximo em disputa nas próximas eleições”, completou Junji.

Exportações

O ministro Blairo Maggi apresentou aos ruralistas um detalhamento das ações desenvolvidas para lidar com a sucessão de denúncias que travam as exportações de produtos agropecuários. 

“Nações concorrentes do Brasil vêm, constantemente, bloqueando as importações de itens fundamentais para o equilíbrio da nossa balança comercial, como a proteína animal – carnes bovina, suína e aves”, resumiu Junji.

Segundo o ministro, na maioria dos casos, as justificativas para o bloqueio aos produtos brasileiros não se sustentam. 
O problema reflete a briga feroz decorrente da competitividade internacional. 
Apesar das dificuldades enfrentadas diante da Organização Mundial do Comércio, explicou Maggi, o Mapa tem levado provas consistentes de que se tratam de denúncias levianas
“Temos conseguido restabelecer as relações bilaterais e multilaterais”.

Lançamento

"Tons de verde - A Sustentabilidade da Agricultura no Brasil" 




É o título do livro do engenheiro agrônomo e doutor em Ecologia, Evaristo de Miranda, lançado durante a reunião da FPA, por sugestão da presidente Tereza Cristina. 


“O autor é um dos maiores ícones do setor agrícola brasileiro. Tem consistente trabalho na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), onde atua como chefe geral da Embrapa Territorial”, comentou Junji.

A obra reúne elementos concretos e inéditos sobre a sustentabilidade do setor agropecuário brasileiro, apresentando ações sustentáveis desenvolvidas em propriedades rurais, a produção da agroenergia renovável e as integrações agropecuárias e florestais, entre outros temas. 

“É um trabalho que oferece contribuição grandiosa ao agronegócio nacional”, afirmou Junji, ao destacar também a presença do presidente da CNA – Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins da Silva Júnior, na reunião da FPA.


Mais informações:





Mel Tominaga

Jornalista - MTb 21.286

Fone: (11) 99266-7924

Postagens mais visitadas deste blog