Alto Tietê - Cidades querem se tornar turísticas


                                 

Suzano, Santa Isabel, Guararema e Mogi concorrem para se tornar Município de Interesse Turístico (MIT). A busca para conquistar essa meta é acirrada, já que o 1º lote de cidades que serão contempladas – ao todo, 20 municípios – será definido até o próximo mês. Por conta disso, as cidades agilizam documentos para regularizar com o Estado. 


O assunto foi debatido ontem durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) realizada em Mogi das Cruzes e que contou com a presença do secretário estadual de Turismo, Laércio Benko. 


Além do pedido de se tornar cidades turísticas, os prefeitos solicitaram a implantação de selo de inspeção regional. 


A proposta viabiliza a legalização de produtos manufaturados por pequenos produtores familiares.



Ao todo, seis pautas coletivas foram apresentadas. Pleitearam melhorias na sinalização e infraestrutura da Rota de Luz e Caminho do Sal, implantação de sinalização turística nas rodovias que cortam o Alto Tietê, volta do programa Roda São Paulo para o Circuito Turístico das Nascentes e impressão material promocional. Os prefeitos também pediram apoios às tradicionais festas que são realizadas na região.

De acordo com o presidente do Condemat e prefeito de Guararema, Adriano de Toledo Leite (PR), todas as cidades tem chance de tornar-se do MiT.

 “Acredito no potencial turístico de cada município da região. Em Guararema tivemos fator favorável, o deputado André Luis do Prado (PR) levou à Assembleia Legislativa e dentro da Secretaria de Turismo já conseguimos um parecer favorável. 

Agora é aguardar o desfecho da tramitação. Faremos o maior esforço para que não só Guararema, mas todas as cidades que pleitearam façam parte desse 1º lote do Estado”, enfatizou.

Segundo o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), a cidade também já apresentou o projeto na Assembleia e pediu apoio a Benko nas ações turísticas. 
“Pedimos apoio para a Festa do Divino, sinalização da Rota da Luz, entre outras festas da cidade. Entendo que a parceria que os municípios estão tendo é de extrema importância para fortalecer a região e ações de inúmeros setores”.

Para o prefeito de Itaquá, Mamoru Nakashima (PSDB), tudo que for de interesse comum entre as cidades da região será benéfico. “Trabalhando em conjunto as coisas andam. 

Ontem mesmo em Guararema, foram montar a estrutura de uma casa de acolhimento Á mulheres que sofrem agressão, sendo que Itaquá não comporta, mas se todas as cidades se unirem dá para realizar. Sairá muita coisa boa do Condemat. 

Na minha cidade mesmo, o secretário estará disponibilizando e começará a partir de sexta-feira dois ônibus que vai fazer o roteiro turístico”, explicou.

André e o deputado Marcos Damásio (PR) apoiaram e estreitaram o relacionamento entre a região com a Secretaria de Estado do Turismo.

Também participaram os seguintes prefeitos: Rodrigo Ashiuchi (PR), de Suzano; Fábia da Silva (PRB), de Santa Isabel e José Luiz Monteiro (PMDB), de Arujá.
http://www.diariodesuzano.com.br/

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog