Hinode Cosméticos - SOL NASCENTE - HINODE - MERCADO DE COSMÉTICOS NO BRASIL - CRISE? ONDE?


Não é segredo para ninguém que o mercado de cosméticos no Brasil, e de beleza em geral, desconhece esse negócio chamado crise! Cuidar do corpo tem sido prioridade não só para as mulheres, mas para muitos homens atualmente. 

Em outros tempos, bastava que a mulher levasse seu batom, blush e rímel que estava tudo certo, mas hoje a lista de itens básicos está muito maior.

Mas o mercado de cosméticos no Brasil não é somente responsável pela beleza das mulheres, ele movimenta uma economia de milhões de reais, gerando renda, empregos e até mesmo incentivando a sustentabilidade.
  
113% DE CRESCIMENTO AO ANO
Esse é o crescimento médio da Indústria de cosméticos no Brasil nos últimos 5 anos. Isso é fabuloso, é literalmente nadar contra a correnteza em um mercado tão conturbado. 

De 2010 a 2015 o mercado de cosméticos no Brasil cresceu 567%, passando de 72 mil para 482 mil profissionais em Janeiro de 2015.



Nós somos o 3º país em consumo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos no mundo, ficando atrás apenas dos EUA e da China.

Agora nem tudo é um mar de rosas. Com o crescente aumento deste nicho de mercado, aumenta também a concorrência, tornando a disputa muito acirrada. Os clientes estão dispostos a gastar, mas em contrapartida estão cada vez mais exigentes.

Já diziam os Nonatos: “É fundamental saber além do fundamental”.

O crescimento da indústria de cosméticos se deve principalmente a inovação. Se você tem interesse em entrar nesse mercado, seja criativo, surpreenda, inove. Se você quer trabalhar apenas com o básico, com certeza perderá terreno para a concorrência.

Há hoje em dia uma tendência cada vez maior na personalização dos produtos, que atendam as especificidades de cada tipo de cabelo, pele, idade e sexo e existem até lojas específicas para melhor atender as necessidades dos diferentes públicos.

E como havíamos falado no início do artigo, o mercado de cosméticos no Brasil, assim como o de higiene e beleza, não atrai só mulheres. Estima-se que uma parcela entre 25% a 30% desse nicho, seja formado por homens e que esta parcela pode ser até maior, pois muitos deles por puro preconceito não assumem que usam cosméticos.

ÍNDICE BATOM

Você já ouviu falar do “Índice Batom”? O termo foi cunhado pelo presidente da Estée Lauder, tradicional marca de cosméticos norte-americana, Leonard Lauder.
É um indicador que se baseia em estatísticas de que as vendas de cosméticos sobem proporcionalmente com a queda do poder de compra dos consumidores.

Com a queda das torres gêmeas o Estados Unidos enfrentou grandes problemas de ordem econômica, mas em contrapartida, a indústria de cosméticos cresceu de forma surpreendente.

E porque aqui no Brasil seria diferente? Pois é, segundo a ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal e Perfumaria), no ano de 2010 o setor faturou R$ 29,9 bilhões, quando a economia do Brasil cresceu 7,5%. Já em 2014 o setor atingiu a marca de R$ 42,6 bilhões enquanto a economia cresceu apenas 0,15% ou seja: o crescimento da indústria de cosméticos é inversamente proporcional ao crescimento da economia no país.

Em 2016 espera-se um crescimento ainda menor ou até mesmo déficit na economia, o oposto do que se espera da indústria de cosméticos, que conforme foi dito acima, deve alcançar um bom crescimento!

Agora você deve estar se perguntando, por que isso acontece? Bem a explicação é a seguinte: são em momentos de crise financeira que os produtos mais baratos chamam a atenção e atraem a preferência tanto dos homens quanto das mulheres, que dão preferência a aquisição de produtos como batons e outros cosméticos no lugar de bolsas, vestidos e sapatos.

Não só por serem mais baratos, mas também por levantarem a auto estima, que é essencial para buscar novos postos de trabalho. 

Sem esquecer também que muitas delas começam até mesmo a comercializar estes produtos como uma alternativa ao desemprego.

O mercado de cosméticos deixou a muito tempo de ser considerado um nicho de luxo dentro da economia e passou a ser para muitas pessoas algo extremamente necessário.

Muitas empresas dão preferência a contratar pessoas que se preocupem com a boa aparência e todo mundo sabe que a auto estima é fundamental para enfrentar os desafios da vida.

Além disso por movimentar milhões e ser um mercado que cresce a passos largos em comparação a outros ramos de atividade, muitas portas são literalmente “escancaradas” para as oportunidades.

Muitas pessoas estão, através do mercado de cosméticos no Brasil, descobrindo-se verdadeiras empreendedoras, mudando radicalmente seu estilo de vida e por sua vez ajudando a aquecer a economia do país como um todo.

RESUMINDO:

  • Não existe crise para o mercado de Cosméticos no Brasil

  • O setor cresceu em média 113% nos últimos 5 anos

  • Os Homens estão cada vez mais adeptos aos cosméticos e cuidadosos com a beleza

  • Ótima oportunidade de iniciar seu negócio próprio com baixo investimento 


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