Pesquisa indica que houve cerca de 150 contratações no Alto Tietê, o melhor resultado desde o início de 2015

Nível de emprego sobe nas indústrias no mês de outubro

Depois de 20 meses de resultados negativos, o nível de emprego industrial no Alto Tietê subiu e fechou o mês de outubro com uma variação positiva de 0,22%, segundo pesquisa do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). 
 
Isso corresponde a geração de aproximadamente 150 postos de trabalho na região. 
Apesar do novo fôlego, o saldo acumulado no ano é de -8,12%, representando uma queda de aproximadamente 5.150 postos de trabalho.
 
 Levando em conta o desempenho dos últimos 12 meses, o resultado é ainda pior: -11,31%, o que significa o fechamento de aproximadamente 7.450 postos de trabalho. 
 
"Estamos longe, muito longe mesmo de recuperar as cerca de 12 mil vagas de emprego que foram fechadas desde o ano passado.
 
 Mas, sem dúvida, o resultado de outubro é animador porque estancou uma sequência negativa", ressalta José Francisco Caseiro, diretor do Ciesp Alto Tietê. A última vez que a indústria da região teve uma variação positiva no nível de emprego foi em janeiro de 2015 (0,44%). 
 
O resultado de outubro colocou o Alto Tietê no oitavo lugar no ranking das 35 regiões industriais paulistas e foi um desempenho melhor do que o registrado no Estado, que teve uma variação de -0,28%.
 
"Um mês só, no entanto, é insuficiente para avaliar se entramos mesmo num processo de recuperação. Essa melhora pode estar atrelada a um aumento de produção em algumas empresas em função de uma demanda maior neste final de ano, por isso, será necessário aguardar os próximos meses", pondera o diretor Caseiro.
 
O bom resultado foi influenciado pelas variações positivas de produtos têxteis (2,29%); produtos de minerais não-metálicos (0,7%); celulose, papel e produtos de papel (0,25%) e produtos de borracha e de material plástico (0,49%). 
 
http://www.portalnews.com.br

 

Postagens mais visitadas deste blog