Itaquá sorteia moradias para 600 inscritos no 'Minha Casa' Famílias irão morar no Conjunto Residencial Lebani, que está 85% pronto e deve ser entregue em quatro meses

Fernanda Fernandes
http://www.portalnews.com.br
A Prefeitura de Itaquaquecetuba sorteou, na manhã de ontem, 600 beneficiários do programa "Minha Casa, Minha Vida", que serão contemplados com os apartamentos do Conjunto Residencial Lebani, localizado na estrada Campo Limpo, na região do Caiuby. 
O empreendimento está com 85% das obras concluídas e a estimativa é que fique pronto em março de 2017, juntamente com uma creche que também está sendo construída dentro do condomínio para atender aos novos moradores.
O evento ocorreu no Ginásio Municipal de Esportes Sumiyoshi Nakaharada, na Vila Japão, e contou com a presença do prefeito Mamoru Nakashima (PSDB), reunindo mais de 2 mil inscritos no programa de habitação. 
O empreendimento conta com 840 apartamentos, dos quais 240 serão destinados à famílias que vivem em áreas de risco, sem a necessidade de sorteio.
Segundo o prefeito, a estimativa é que os apartamentos sejam entregues em 2017. 
"O sorteio das chaves está previsto para o início do ano que vem", adiantou, lembrando que a Secretaria de Habitação recebeu 13 mil inscritos para o programa. O tucano ainda destacou a construção de uma creche dentro do Residencial Lebani. 
"A escolinha deve atender aos moradores da unidade e também do bairro com, aproximadamente, 200 vagas".
Os beneficiários sorteados ontem terão a documentação encaminhada para a Caixa Econômica Federal (CEF). 
A instituição financeira vai analisar os papéis e, se estiver tudo dentro dos critérios exigidos pelo programa federal, essas pessoas serão convocadas para o sorteio das chaves de uma das 840 unidades. A previsão é que os contemplados possam entrar nas novas moradias no primeiro semestre do ano que vem.
Fazenda Albor
Mamoru lembrou ainda que a cidade será contemplada com cerca de 4 mil unidades habitacionais na região da Fazenda Albor. "Duas mil unidades serão destinadas à moradias populares em 2018. Vamos entregar, regularizar e tirar as pessoas das áreas de risco", disse.

Clima era de emoção e comemoração


O clima de alegria e emoção tomou conta do Ginásio Municipal de Esportes Sumiyoshi Nakaharada, em Itaquaquecetuba, na manhã de ontem. Haviam mais de 2 mil pessoas acompanhando o sorteio de 600 apartamentos do Conjunto Residencial Lebani, que pertence ao programa federal "Minha Casa, Minha Vida".
 A cada nome anunciado, os gritos de comemoração ecoavam.
A expectativa de serem contempladas com uma moradia era explícita do rosto das pessoas. Mas quando tinham os nomes anunciados, muitos não acreditavam. 
Foi o caso da autônoma Micaela Jenifer, de 19 anos. Ela mora com a mãe e a filha de 3 meses em uma área de risco, na Vila Maria Augusta, onde ocorrem muitos alagamentos.
 "Ainda não consigo acreditar que fui sorteada", contou. Ela estava tão emocionada que mal conseguiu falar com a reportagem.
A família de Micaela já sofreu vários prejuízos por causa das fortes chuvas. As águas invadiram a casa dela e já levaram eletrodomésticos, móveis e até documentos. 
"Na hora da chuva é aquele desespero.
 A gente tenta salvar o que pode", lembrou, comemorando a sorte que teve ao ser contemplada.
A técnica em edificações Ana Cristina Santos, 39, também foi sorteada e já faz planos para o futuro.
 "Vou realizar o sonho de montar um quarto para a minha filha de 7 meses", revelou. Ela mora em uma casa pequena com os sogros e cunhados. "É um espaço muito apertado para muita gente. 
 Agora posso morar na minha casa", comemorou, lembrando que esse foi o presente de aniversário que ela esperava, já que completará idade nova na próxima segunda-feira.
Muito emocionada, a dona de casa Marisa Disperate dos Anjos, 26, contou que mora de favor na casa de amigos. "Como eu vivia na casa dos outros, meu sonho sempre foi dar um teto para os meus filhos de 2 e 10 anos", disse.
A também dona de casa Maria do Carmo Belo Ferro, 60, não escondeu a alegria após ser sorteada. "Estou na luta pela casa própria há mais de 20 anos", afirmou. "Já estou cheia de expectativas para o novo lar, pois terei qualidade de vida", disse. (F.F.)

Postagens mais visitadas deste blog