Universo e Futuro: Nasa descobre outro sistema solar - Por Ethevaldo Siqueira

Nasa descobre outro sistema solar (Crédito: Divulgação / Nasa)
Nasa descobre outro sistema solar
Crédito: Divulgação / Nasa
 
 Neste gráfico, a Nasa compara os planetas internos de nosso Sistema Solar com o Kepler-186, um sistema formado por uma estrela e cinco planetas, localizados a cerca de 500 anos-luz da Terra, na constelação do Cisne (Cygnus).
 
 Os cinco planetas de Kepler-186 giram em torno de uma estrela-anã M, que tem a metade do volume e da massa de nosso Sol. A missão Kepler e K2 da Nasa já identificou mais de mil exoplanetas na Via Láctea. 
 No sistema Kepler-186, agora confirmado pela Nasa, está o planeta Kepler-186F, o primeiro exoplaneta sózia da Terra, que gira na chamada zona habitável em torno de uma estrela, ou seja, a uma distância em que a água líquida pode acumular-se na superfície do planeta.

 A descoberta de Kepler-186F confirma que existem planetas do tamanho da Terra nas zonas habitáveis de outras estrelas e pode ser um passo significativo na busca de mundos semelhantes à Terra.

O tamanho do Kepler-186F é menos de 10% maior do que a terra, mas sua massa e composição ainda não são conhecidas com precisão.

 A duração do ano desse exoplaneta – isto é, o tempo que o planeta levar para dar uma volta em torno de sua estrela – é de 130 dias.

 O Kepler-186F recebe um terço a energia de calor que a Terra recebe do Sol, distância que o coloca no final da faixa de possibilidades de existência de vida.

Postagens mais visitadas deste blog