Represas do Alto Tietê têm nova alta após chuvas do sábado

Foto: Divulgação / Prefeitura de Salesópolis

Represa de Ponte Nova, na divisa de Salesópolis com Biritiba Mirim, uma das cinco do Sistema Produtor do Alto Tietê (Spat) 

Ainda em crise severa, o Sistema Alto Tietê (Spat) registrou na manhã deste domingo nova alta, segundo medição diária que é feita pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).
 Hoje, às 9h, a medição marcou 19,3% da capacidade dos reservatórios, contra 18,7% da manhã de sábado - um aumento de 0,6 ponto percentual.
Ainda segundo a Sabesp, apenas ontem choveu 41,2 milímetros e a pluviometria acumulada em dezembro é de 117,1 mm. 
A média história de chuvas sobre as cinco represas da região de Mogi das Cruzes é de 192,8 mm.
No dia 1º de dezembro o nível de água acumulada no Alto Tietê era de 15,9%. 
Segundo dados dos modelos numéricos de precipitação da Climatempo, www.climatempo.com.br deve continuar chovendo no restante deste mês de dezembro e não há previsão de longos períodos secos neste verão, como nas últimas duas temporadas. 
Os resultados do modelo indicam que pode chover esta segunda quinzena cerca de 150 milímetros. Se isso se confirmar sobre as represas da região de Mogi das Cruzes, o acumulado deverá ser 70 milímetros a mais que a média histórica. 
Outros reservatórios
O Cantareira subiu 0,3 ponto percentual. Ontem acumulava 22,5% e na medição da manhã deste domingo subiu para 23,8%, considerando o volume morto. 
No Guarapiranga houve queda de 0,1 ponto percentual entre sábado e domingo, passando dos 87% de água acumulada no sistema para 86,9%.
O Alto Cotia ficou estável entre ontem e hoje, com 78% da capacidade do sistema. 
No Sistema Rio Grande houve um ganho de 0,7 ponto percentual. Ontem as represas estavam com 97,6% da sua capacidade e neste domingo subiu para 98,3%.
No Sistema Rio Claro, o nível subiu de 66,9% no sábado para  67,5% na manhã deste domingo - um ganho de 0,6 ponto percentual. 

Postagens mais visitadas deste blog