Bispo Pedro Luiz Stringhini recebe Título de Cidadão Mogiano Cerimônia foi no plenário do Legislativo em sessão solene. Bispo foi transferido para Mogi das Cruzes em 2012.

 

Jamile Santana Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano

Câmara de Mogi das Cruzes homenagiou na noite desta terça-feira (15) o bispo diocesano Dom Pedro Luiz Stringhini. 

O representante da comunidade católica recebe o Título de Cidadão Mogiano, concedido à personalidades que prestam relevantes servidos à cidade em diversos setores da sociedade.

 A cerimônia foi no plenário do Legislativo em sessão solene que contou com a presença de autoridades e convidados.

De acordo com o vereador e presidente da Casa de Leis, Antonio Lino da Silva (PSD), o projeto de decreto legislativo homenageando o bispo é uma forma de reconhecer seu envolvimento com os assuntos de relevância na comunidade local.

 "O Dom Pedro não é um bispo que fica restrito à igreja. 

Ele por diversas vezes percorre a cidade para discutir assuntos pertinentes ao nosso cotidiano, em especial aqueles ligados ao meio ambiente. Essa é a nossa forma de dizer obrigado" destacou.

O bispo ficou emocionado com o título. "Fico honrado com a homenagem, porque nosso objetivo é trabalhar pelas pessoas, evangelizar. Já estou há três anos em Mogi, fiz muito amigos aqui, e aprendi muitas coisas com a comunidade também. 

Sobretudo a valorização da família, as tradições, como a Festa do Divino, por exemplo, que é muito bonita e muito forte", disse.

Biografia
Dom Pedro Luiz Stringhini nasceu em 1953, na cidade de Laranjal Paulista, no interior do Estado de São Paulo. Ingressou no Seminário Menor Carlos Borromeo, de Sorocaba e de 1977 a 1980 seguiu os estudos filosóficos e teológicos na Pontifícia Faculdade Nossa Senhora de Assunção, em São Paulo. Foi ordenado sacerdote em 9 de agosto de 1980 por Dom Paulo Evaristo Arns.


Bispo foi homenageado nesta terça em Mogi  (Foto: Jamile Santana / G1) Em 1990 obteve licença nos escritos sagrados, no Instituto Bíblico-Pintifício de Roma e, em 3 de janeiro de 2011, foi nomeado pelo Papa João Paulo II Bispo Titular de Ita e Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo. A ordenação aconteceu em 10 de março do mesmo ano. Na arquidiocese ele atuou como vigário episcopal da Região Belém.

De 2007 a maio de 2011 foi membro do CONSEP da CNBB, sendo presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Serviço da Caridade, da Justiça e Paz. No mesmo período foi bispo responsável da Pastoral Carcerária em âmbito nacional.

 No dia 30 de dezembro de 2009 foi nomeado bispo da Diocese de Franca, onde permaneceu até 19 de setembro de 2012, quando foi transferido pelo papa Bento XVI para a Diocese de Mogi das Cruzes.

Postagens mais visitadas deste blog