Mogi das Cruzes - Compensação ambiental vai repor árvores retiradas na obra da Sacadura Cabral

Compensação ambiental vai repor árvores retiradas na obra da Sacadura Cabral

Início a colocação de tapumes na Sacadura Cabral e a retirada de 16 árvores: três serão cortadas, com compensação ambiental posterios, e 13 remanejadas


A montagem do canteiro de obras para a construção da passagem subterrânea da Praça Sacadura Cabral, que terá início nesta segunda-feira (17/09) pela manhã, também incluirá o corte de três árvores de grande porte e o manejo de outras 13, todas elas na Praça Oswaldo Cruz. As três espécies maiores – uma palmeira jussara, uma aroeira salsa e um ipê amarelo – serão retiradas e, como medida de compensação ambiental, haverá o plantio de 75 espécies no entorno da região e nos parques de Mogi das Cruzes. Já as 13 espécies menores, em sua maioria palmeiras de pequeno e médio porte, serão replantadas na própria Oswaldo Cruz.

As Secretarias Municipais do Verde e Meio Ambiente e de Serviços Urbanos farão o trabalho. Nas últimas duas semanas, técnicos do Verde catalogaram todas as espécies existentes na praça e identificaram as necessidades de corte e manejo. Já a equipe de manutenção de parques da Secretaria de Serviços Urbanos executará as ações no local a partir desta segunda-feira: “O corte de uma árvores é sempre ruim, mas trata-se de uma necessidade para a execução da obra e fizemos um planejamento para que a praça receba uma compensação significativa após o término dos trabalho, o que resultará em uma cobertura verde muito maior e variada do que a atual”, diz Saraiva.

O secretário lembra que a arborização da cidade é uma das prioridades da atual Administração Municipal. Em média, a cidade recebe o plantio de 500 mudas por mês, contando atualmente com uma cobertura de cerca de 50 mil árvores. Os dois parques municipais urbanos – o Leon Feffer e o Centenário – recebem periodicamente novas espécies de árvores e a secretaria trabalha em ações como os “corredores verdes”, que incluem o plantio contínuo de árvores ao longo das principais ruas e avenidas mogianas.

Os corredores verdes proporcionam, entre outros benefícios, o enriquecimento da paisagem urbana e a remoção do gás carbônico da atmosfera durante o período de crescimento das árvores, o que contribui para minimizar os efeitos do aquecimento. As avenidas João XXIII, Vereador DANTEJordão Stoppa e Valentina Mello Freire Borenstein são exemplos de vias que receberam mudas como parte da iniciativa.

Outra ação mantida pela secretaria é o Programa de Adoção de Praças, que está em pleno andamento e já foi responsável pela adoção de 85 espaços públicos, entre os 160 existentes na cidade. A secretaria busca novos parceiros para as praças e o acordo fechado entre a Administração e as empresas prevê que os locais recebam novas mudas, além do cuidado com as espécies já existentes. (MAS)

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA

VOLTAR AO INÍCIO DA PÁGINA
Voltar ao Início da Home - Return to Home Page

Arquivo

Mostrar mais

Postagens mais visitadas deste blog

Postagens mais visitadas deste blog

VIVA O SUS!