Sistema de 'mandala' mantém produção mesmo em tempos de seca Sistema foi projetado para funcionar de forma integrada. Num único espaço é possível criar peixes, aves e plantar frutas e hortaliças.

Tereza TavaresDo Globo Rural
Uma fonte de água que tem ajudado a mudar a cor do sertão concentra em volta frutas e verduras em plena produção.
No distrito de Guanacés, a 40 quilômetros de Cascavel, município da região metropolitana de Fortaleza, o sistema conhecido como mandala funciona através de um buraco em forma de cone com 7 metros de diâmetro e 1,85 metro de profundidade. O consumo necessário, em média, é de 5 mil litros de água por dia.
O sistema foi projetado para funcionar de forma integrada para tirar o máximo de proveito. A primeira indicação é que no tanque se tenha a criação de peixes, que além de servir para alimento, também recolhe pequenos insetos. Ao redor, o indicado é a criação de animais, como gansos e patos. A função deles é fertilizar a água e o ganso pode servir ainda como alerta em caso de furto da plantação. A água fertilizada sai com os nutrientes necessários para o crescimento das plantas.
Hoje esse sistema está presente em 138 municípios e para ter uma mandala, o produtor recebe um incentivo. “Eles são beneficiados através de um convênio, que repassa o investimento de R$ 5,3 mil”, explica José Ximenes, coordenador do Programa Mandalas.
O resultado, Josivam Crispim colhe depois que trocou o trabalho em uma marcenaria pela mandala. A dele já tem 2 anos e mais de 20 produtos em plena produção. “Pretendo ampliar o trabalho e melhorar sempre”, diz.

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog