Prefeito de Mogi das Cruzes na Bélgica

Bertaiolli reúne-se com o prefeito de Tournai, na Bélgica

Bertaiolli encontrou-se com o prefeito de Tournai, Rudy Demotte, para discutir intercâmbios culturais, econômicos e educacionais entre Mogi das Cruzes e a cidade belga


O prefeito Marco Bertaiolli reuniu-se nesta segunda-feira (03/1) com o prefeito de Tournai, Rudy Demotte, que também é ministro da comunidade francesa na Bélgica. Durante o encontro, foram discutidas questões relativas a intercâmbios culturais, econômicos e educacionais entre Mogi das Cruzes e a cidade belga. O contato faz parte da programação da visita oficial que o prefeito mogiano está fazendo ao país europeu.


“Durante o período da Copa do Mundo, em que a seleção belga ficou hospedada em Mogi das Cruzes, iniciamos um contato muito produtivo com o Consulado Geral da Bélgica. Esta viagem oficial faz parte deste trabalho, que trará benefícios para a população de Mogi das Cruzes”, afirmou Bertaiolli.





Tournai é uma cidade localizada na província belga de Hainaut, a cerca de 85 quilômetros de Bruxelas, próximo à fronteira com a França. O município é o mais populoso da região oeste da província, com cerca de 70 mil habitantes. A cidade é ainda uma das maiores do país, com 213,75 quilômetros quadrados. 


O prefeito mogiano viajou à Bélgica a convite do cônsul geral Didier Vanderhasselt, e do prefeito de Bruxelas, Yvan Mayeur, que esteve em Mogi das Cruzes no mês de junho, durante a Copa do Mundo. Ele permanecerá no país europeu até este domingo (09/11) e, nos próximos dias, terá encontros com outras autoridades belgas.


“É importante que a boa relação entre Mogi das Cruzes e a Bélgica não termine com a Copa do Mundo, mas que seja um início de uma parceria duradoura, que traga benefícios para tanto para os mogianos, quanto para os belgas”, destaca Bertaiolli.


Durante o período do Mundial de futebol, Mogi das Cruzes realizou diversas iniciativas para aproveitar a presença da seleção belga na cidade. Os alunos da rede municipal de ensino desenvolveram trabalhos com uma revista interativa as semelhanças e diferenças entre a cidade e o país europeu, especialmente criada pela equipe da Secretaria Municipal de Educação. Além disso, no dia 29 de maio, 28.819 alunos das turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental em 95 escolas provaram o stoemp, prato típico belga a base de batata e linguiça. Além disso, no dia 13 de junho, um grupo de 300 estudantes acompanharam um treinamento da seleção belga, que se preparava para sua estreia na Copa do Mundo.


Ainda durante o Mundial, o representante no Brasil da escola belga Altissia ofereceu à Secretaria Municipal de Educação 200 bolsas de estudo para aulas de idiomas online, que foram disponibilizadas a alunos da Rede Municipal de Ensino da cidade. As bolsas de estudo têm duração de um ano e os alunos podem desenvolver cursos de inglês e espanhol. Todo o conteúdo está disponível e o interessado estuda de acordo com o indicado pela plataforma do programa.


Já com relação às relações comerciais, Mogi das Cruzes foi sede do Mês da Cerveja Belga, em que 18 bares e restaurantes da cidade ofereceram o produto com preços especiais. A ação foi organizada pelo Consulado Geral da Bélgica em São Paulo com apoio da Prefeitura de Mogi das Cruzes e parceria Circuito Turístico das Nascentes e Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Quinzena de ofertas! *Clique abaixo para ver todas as ofertas*

Quinzena de ofertas!  *Clique abaixo para ver todas as ofertas*
Shopping da Utilidade Suzano - Oferta válida enquanto durarem os estoques de 24/04/24 a 08/05/24

Postagens mais visitadas deste blog