Mogi das Cruzes - Projeto de musicalização nas escolas municipais atende mais de 5 mil alunos

Projeto de musicalização nas escolas municipais atende mais de 5 mil alunosA implantação da lei federal nº 11.769, de 18 de agosto de 2008, fez com que o aprendizado musical para jovens e crianças passasse a ser prioridade nas redes educacionais de todos os municípios brasileiros. 

Em Mogi das Cruzes, este processo já havia sido iniciado há muito tempo, começando pela adoção, em 1996, do projeto “Pra Ver a Banda Passar” no antigo Centro de Atenção Integral à Criança – CAIC, hoje CEMPRE Benedito Ferreira Lopes. 

De lá para cá, o salto foi enorme. E duas importantes passagens, no ano de 2002, contribuíram para esse avanço.


 Uma delas aconteceu na Escola Municipal Mário Portes, em Jundiapeba. A unidade de ensino, que já integrava o “Pra Ver a Banda Passar”, criou no referido ano o projeto “Música: Formação, Expressão e Emoção”, com a proposta de uma banda sinfônica, para amadurecer a estrutura anterior, por meio de um trabalho diferenciado. Com o projeto, os alunos começaram a tocar instrumentos sinfônicos, ler partituras, e a iniciativa foi se ampliando em larga escala. 

Também em 2002, a rede municipal de ensino passou a receber o projeto “Tocando e Cantando...”, com o objetivo de proporcionar o aprendizado em música aos professores da educação básica, e, ao mesmo tempo, oferecer uma formação pedagógica aos profissionais da música que desejavam atuar na educação. O interesse despertado foi grande e a iniciativa se expandiu rapidamente, chegando a atender, no ano de 2010, 33 escolas da rede municipal de ensino.

As bases, portanto, já estavam lançadas. E o processo ganhou a envergadura que tem hoje em dia com o lançamento, em setembro de 2011, do atual projeto “Pequenos Músicos...Primeiros Acordes na Escola”. A iniciativa absorveu as boas experiências de projetos passados e deu um passo adiante, com a criação de núcleos de ensino musical em mais escolas municipais. 

“Reconhecendo o sucesso alcançado pela EM Mário Portes, a Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Educação, passou a levar o ensino musical nos mesmos moldes para outras escolas da rede. Além do que já tínhamos, muitos dos alunos do projeto passaram a ingressar como monitores, o que representou uma oportunidade profissional aos jovens mais destacados”, enfatiza o diretor musical projeto “Pequenos Músicos...Primeiros Acordes na Escola”, que também é diretor artístico e regente titular da Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes, maestro Daniel Bordignon.

O “Pequenos Músicos...Primeiros Acordes na Escola” atende, atualmente, 5.871 alunos da rede, distribuídos por oito escolas que funcionam como núcleos de ensino musical. Esta marca foi atingida graças a um importante acréscimo no projeto, no segundo semestre de 2013. Além do ensino sinfônico, a musicalização infantil passou a ser introduzida na grade disciplinar das escolas municipais. Assim, as equipes escolares passaram a utilizar práticas lúdicas de apreciação e produção musical como ferramenta pedagógica. Isto é, dentro da sala de aula.

“O ensino da musicalização é o processo de construção do conhecimento musical, cujo principal objetivo é despertar e desenvolver o gosto pela música, estimulando e contribuindo para a formação global do ser humano. A musicalização é composta de um conjunto de atividades lúdicas de produção e apreciação musical, que visa o desenvolvimento e aperfeiçoamento da percepção auditiva, da imaginação, coordenação motora, memorização, da socialização, expressividade, percepção e criatividade”, explica o maestro. 

Desta forma, o projeto passou a se sustentar nesses três pilares – o ensino da musicalização, a iniciação musical em prática de grupo sinfônico e a formação musical de educadores da rede municipal. E o primeiro resultado desse trabalho foi a criação da Banda Sinfoniquinha de Mogi das Cruzes, que é a versão infantil da Banda Sinfônica da cidade. O grupo é formado por alunos dos oito núcleos de ensino sinfônico e, nela, os alunos têm a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e técnicas musicais, além de interagir com crianças de outras escolas, o que promove a interação e a socialização.

O mais maduro e expressivo resultado desse projeto, contudo, veio em 2011, com a criação da Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes. O grupo é formado por alunos-músicos em estágio avançado e vem sendo sucesso absoluto de público e crítica por onde passa. Muitos dos músicos que integram a banda, inclusive, já receberam a oportunidade de ensinar e dar continuidade em seus estudos e conservatórios e universidades de música. 
 Projeto de musicalização nas escolas municipais atende mais de 5 mil alunos

“A Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes conta com alunos, monitores e coordenadores do projeto e é resultado de todo esse projeto de formação musical em nossa cidade. O grupo trabalha essencialmente o repertório sinfônico original para sopros sinfônicos de compositores da geração contemporânea, sem se esquecer dos grandes nomes da história da música mundial da geração clássica. Também exerce um trabalho muito forte no estilo popular, respeitando nossos compositores”, completa o maestro. 

Entre os dias 24 de novembro e 12 de dezembro deste ano, toda a população poderá conferir de perto os frutos do programa “Pequenos Músicos...Primeiros Acordes na Escola”, com o ciclo de apresentações das Sinfoniquinhas e também dois concertos especiais, sendo um da Banda Sinfônica de Mogi das Cruzes. Para 2015, como revela o maestro, o plano é expandir ainda mais. O projeto deve ganhar outros cinco núcleos, oferecendo, assim, mais 3.319 vagas para o ensino de musicalização e 922 vagas para o ensino sinfônico. 

Veja a programação de apresentações das sinfoniquinhas

Escola nas Varinhas é modelo de iniciação musical

Os reflexos do ensino da musicalização em sala de aula podem ser vistos e sentidos de perto na Escola Municipal Wanda de Almeida Trandafilov, que é um dos núcleos do projeto “Pequenos Músicos...Primeiros Acordes na Escola”. Na unidade, que está situada no Parque das Varinhas, 140 alunos têm, todas as quintas-feiras, a oportunidade de assimilar conteúdos básicos de uma forma descontraída e interativa, com as aulas de musicalização.

O professor também se envolve na atividade, que tem como base o uso de várias técnicas e aparatos, tais como brincadeiras de roda, trabalhos com parlendas, cantigas tradicionais e canções populares, danças, experimentações de improvisação e composição, criação de arranjos com instrumentos não sinfônicos, além de iniciação à flauta doce.

A primeira etapa, trabalhada de janeiro a julho deste ano, foi o reconhecimento de sons. Já no segundo semestre, esta noção de sonorização passou a ser aplicada de forma interdisciplinar. Nesta escola, por exemplo, as turmas escolheram, por votação, a história que desejam contar. Professores e alunos trabalharam juntos para resumi-las e o próximo passo foi adaptar utensílios que a escola já possuía para que se tornassem instrumentos sonoros e pudessem ser utilizados na contação da história.

O educador da unidade, Aguinaldo Henrique Pires, explica que esta segunda etapa vem gerando resultados impressionantes. “Não é só a musicalização. Este trabalho envolve concentração, percepção, conceitos de democracia. E muitos, quando manifestam o interesse de partir para o estudo sinfônico, que é outro estágio do projeto, já chegam lá com uma bagagem”, destaca.

Entusiasmada com os resultados, a equipe da escola municipal gravou, editou e publicou recentemente no site Youtube um vídeo, em que alunos e professores se apropriam de todos os espaços da escola para demonstrar publicamente como é o ensino da musicalização. 

A diretora da unidade, Sandra Helena dos Santos, corrobora o fato de que a musicalização auxilia os alunos a obterem um melhor desempenho escolar. “Ajuda na questão da diminuição da evasão escolar, porque as crianças adoram e fazem questão de participar. Percebemos que a aula de música contribui também para melhorar a concentração e a capacidade de assimilação de conteúdos, além de gerar uma maior integração entre as turmas”, destaca. (LMS)

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