Mogi das Cruzes - Centro Municipal do Paradesporto será entregue neste sábado, às 10 horas

Centro Municipal do Paradesporto será entregue neste sábado, às 10 horas

A Prefeitura de Mogi das Cruzes entregará neste sábado (19/07), às 10 horas, as obras do Centro Municipal do Paradesporto “Professor Cid Torquato”, no Rodeio. O espaço foi construído em uma parceria com o Governo do Estado e abrigará o treinamento dos atletas paralímpicos da cidade, além de complementar o atendimento a pessoas com deficiência, com a inserção social por meio do esporte.

O Centro Municipal do Paradesporto tem investimento de R$ 2,1 milhões, entre recursos estaduais e municipais. O espaço conta com 1.573 metros quadrados de área construída totalmente adaptados à NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) sobre Acessibilidade e Meios, Edificações, Mobiliário, Espaços e Equipamentos Urbanos. 

A estrutura possui com três linhas de arquibancadas, vestiários e sanitários com acessibilidade, refeitório, vestiário para arbitragem, estacionamento, praça interna, arborização e piso podotátil e direcional. Algumas modalidades contempladas serão basquete para cadeirantes, futebol adaptado, vôlei adaptado, bocha e golbol.

“Mogi das Cruzes é uma referência em ações voltadas a pessoas com deficiência e o Centro Municipal do Paradesporto vem ampliar o trabalho na área esportiva. A estrutura foi construída ao lado do prédio da AACD e também complementará o atendimento aos pacientes”, destacou o prefeito Marco Bertaiolli.

No início dos trabalhos, o espaço terá atividades das modalidades bocha paralímpica, golbol, futebol de 7 e vôlei adaptado. Além disso, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) também planeja atuação no basquete para cadeirantes e no tênis de mesa, entre outras. A grade de programação também prevê horários para atividades de Modalidades Paralímpicas Escolares e para utilização da comunidade.

“A Prefeitura desenvolve uma série de atividades voltadas a diferentes modalidades do paradesporto, que são abertas à participação da população e têm os treinamentos realizados em diversos núcleos. Com a entrega do Centro Municipal do Paradesporto este trabalho voltado terá um local específico para ser executado, com todas as condições necessárias para isso. Com isso, além de unificado, o trabalho poderá ser melhorado e ampliado, com a participação de novas pessoas”, explicou o secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães.

Ele lembrou ainda que as equipes que representam a cidade e possuem parceria com a Smel utilizarão o espaço para treinamento. A coordenação do espaço será feita pelo bicampeão paralímpico de bocha adaptada, Dirceu José Pinto, que também é coordenador do Paradesporto na cidade.

“O trabalho do paradesporto é de inclusão da pessoa com deficiência, fazendo com que estas pessoas deixem suas casas, pratiquem atividades físicas e se socializem, o que colabora com o tratamento de reabilitação. Para fomentar este trabalho, a Prefeitura criou, dentro da estrutura da Smel, um setor específico para o Paradesporto”, disse Nilo.

Sinalização

Para facilitar o acesso ao Centro Municipal do Paradesporto, a Secretaria Municipal de Transportes desenvolveu uma sinalização especial para o local. Os motoristas terão opções para chegar à estrutura tanto pela avenida Francisco Rodrigues Filho, como pela via Perimetral.

O endereço do Centro Municipal do Paradesporto é avenida Expedicionário José Barca, antiga rua Dois, no Rodeio. A via é paralela à avenida Pedro Romero, o trecho da Perimetral que liga o Rodeio a Cezar de Souza. Mais informações sobre as atividades do local podem ser obtidas pelo telefone 4798-5167. (LM)

Postagens mais visitadas deste blog