Saúde amplia faixa etária de crianças que receberão vacina contra a gripe

O Ministério da Saúde anunciou nesta semana que vai ampliar o público-alvo da vacinação contra a gripe este ano, incluindo crianças menores de cinco anos. Até 2013, a vacina era aplicada gratuitamente apenas em crianças de seis meses a menores de dois anos. 

Neste ano, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe será realizada entre os dias 22 de abril e 9 de maio, com Dia D marcado para 26 de abril, sábado. Além das crianças, outros grupos fazem parte da imunização: gestantes, idosos a partir de 60 anos, indígenas e mulheres até 45 dias após o parto.

De acordo com o Ministério da Saúde, a faixa etária até menores de cinco anos representou 26% das internações de 2013, o que levou à ampliação. “Essa ampliação é muito positiva porque representa uma proteção maior para as nossas crianças, um dos grupos que mais sofrem com a gripe”, afirma a médica da Vigilância Epidemiológica, Tereza Nihei. 

Acamados 

Familiares de idosos acamados e sem condições de locomoção podem realizar o cadastramento dos pacientes para receber a visita domiciliar das equipes da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O cadastro é necessário para a organização do atendimento e deve ser feito no Setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde pelo telefone 4798-6768. 

O cadastramento deve ser feito até o dia 15 de abril. 
Os pacientes assistidos pelo Programa Melhor em Casa não precisam realizar o cadastramento prévio porque o atendimento desses pacientes já está programado. A vacinação domiciliar é válida exclusivamente para idosos sem qualquer condição de locomoção. 

Os idosos que possuem dificuldade de locomoção, mas têm condições de chegar ao posto de saúde, terão atendimento especial, inclusive podendo ser vacinado no próprio veículo da família, se houver necessidade.

Postagens mais visitadas deste blog